Review: Rosália Paranóia - Instinto de Sobrevivência (2016)


Formada em Guarulhos em 2012, o Rosália Paranóia lançou no final de 2016 o seu primeiro disco, Instinto de Sobrevivência. A proposta da banda é fazer um hip-hop bastante aberto a influências de outros gêneros, notadamente o rock, o reggae e o funk (é um saco, mas é importante sempre frisar toda vez que o termo “funk" aparece em um texto que estamos nos referindo ao gênero norte-americano de James Brown e companhia e não àquele ritmo surgido no Rio de Janeiro).

O disco vem com rimas com forte discurso social, construídas com inteligência e que ganham ainda mais força acompanhadas pelo forte instrumental. Ao lado de batidas típicas do rap temos a presença constante das guitarras e de um bem encaixado naipe de metais formado por Gabriel Arrais (saxofone), Danilo Correa (trombone) e Luizinho Nascimento (trompete), em uma união que soa sempre orgânica e pulsante. 

O trabalho do Rosália Paranóia tem tudo para agradar em cheio quem gosta do que nomes como Emicida, Criolo, Rael e outros nomes da atual cena do rap nacional tem feito, além de elementos que soarão similares aos fãs de grupos como Charlie Brown Jr. e afins.

Bem produzido e bem composto, Instinto de Sobrevivência é um belo cartão de visita e um início promissor para o Rosália Paranóia. Ao terminar a audição do álbum, a sensação de que esses caras ainda vão dar muito o que falar é onipresente.


Comentários