Minhas HQs: conheça a coleção de quadrinhos de Gil Santos, do canal Load Comics


De colecionador pra colecionador, faça uma breve apresentação para os nossos leitores. 

Bom, sou o Load do canal Load Comics. Moro na zona leste de São Paulo e sou apenas um leitor que montou um canal por não ter com quem falar sobre quadrinhos, e acabou dando certo e estou aí pra trocar!

Quantas HQs você tem em sua coleção?

Olha, eu sou meio chato com minha coleção, não sou um colecionador de lombada ou só pra completar estante. Gosto de ter o que me agrada e coleciono praticamente só Homem-Aranha. Tenho tudo que saiu pela Editora Abril e algumas fases da Panini que ela publicou e anda publicando. É algo em torno de uns 5 mil quadrinhos. Parei de contar quando saí da casa do meu pai. Mas tenho outras revistas de editoras fora do meio Marvel e DC, que são as que mais ando lendo e comprando atualmente.

Quando você começou a colecionar HQs?

Olha, não vou me lembrar exatamente a data mas lembro que eu comecei a ter problemas pra guardar com uns 13 anos de idade, porque eu já comprava muito em sebos e morávamos de aluguel e sempre estávamos nos mudando, então comecei a perder coisas e cuidar mais da minha coleção. Foi quando comecei a ficar mais chato e realmente me achar um colecionador de quadrinhos, com uns 13 anos de idade mais ou menos.

Você lembra qual foi a sua primeira HQ? Ainda a tem em sua coleção?

Sim mano, nunca vou esquecer porque ainda não a tenho na coleção e sempre procuro. Foi a edição Os Maiores Clássicos do Homem-Aranha por John Romita, acho que é a edição n° 1 publicada pela Panini em 2002. Foi bem por aí que comecei a ler quadrinhos e essa foi a primeira história de super-herói que li.

Quando caiu a ficha e você percebeu que não era só um leitor de quadrinhos, mas sim um colecionador de quadrinhos?

Então … creio que foi na fase que meus pais se mudavam muito, e nessas mudanças eu sempre perdia quadrinhos e ficava puto da vida, porque eu comprava em sebo e quase não tinha grana. Meu pai não era de me dar muito grana pra comprar HQs, aí lembro de um dia mostrar minha coleção pra um amigo de escola e ele dizer na sala de aula que eu era um colecionador de gibizinho (risos). A partir dai só foi aumentando a coleção.


Como você organiza a sua coleção? Por ordem alfabética, de editora, autores, personagens, ou usa algum outro critério?

Tenho três formas de separar minha coleção: a primeira é por editoras, a outra por formatinhos (como tenho bastante uma boa parte ainda está em caixas, raramente deixo em estante os formatinhos) e a terceira e última é minha coleção do Aranha que separo por títulos e publicações. Por exemplo: O Homem-Aranha, A Teia do Aranha, O Espetacular Homem-Aranha e etc.

Onde você guarda a sua coleção? Foi preciso construir um móvel exclusivo pra guardar tudo, ou você conseguiu resolver com estantes mesmo?

Bom, eu tenho um problema com isso, porque uma boa parte da minha coleção está na casa do meu pai e a outra parte está comigo em algumas caixas e estantes pros capas dura e a ''pilha de leitura atual”, mas uma hora consigo construir um quarto pra mim com minhas HQs \o/

Que dica de conservação você dá para quem também coleciona HQs?

Dica .... bom, eu gosto de manter todas nos saquinhos, tanto nos que vem mesmo de fábrica como nos que compro depois que leio. Tenho o costume de só tirar a HQ do saquinho se eu for ler e depois coloco em um novo pra evitar rasgar ou sujar a toa. É sempre bom também manter a coleção em lugares arejados e que evitem qualquer chance dela ser molhada ou ficar mofada.

Você já leu tudo que tem? 

Tudo creio que não, porque tenho edições na pilha de leitura me olhando todo dia (risos), mas uma boa parte das que estão guardadas sim. Depois que comecei o canal ficou um pouco mais complicado porque chega muito material de editoras, então acaba essa pilha sempre aumentando e o meu tempo é todo loko pra eu me organizar :/

Você tem o hábito de retornar a alguma quadrinho tempos depois de lê-lo pela primeira vez, entrando em contato novamente com a história? Essas releituras já fizeram você mudar a sua opinião que tinha sobre tal HQ quando a leu pela primeira vez?

Sim, faço isso uma vez por ano em todo Dia dos Namorados com a edição Homem-Aranha Azul. É uma história do Aranha que eu amo muito e ela pra mim tem um significado muito grande. Mudar opinião sempre rola, ainda mais quando pego coisas dos anos 90 que eu achava muito foda e hoje vou reler e vejo que não era tudo isso ou era bem galhofa (maior exemplo pra mim é a Saga do Clone, que na época eu adorava).


Qual o seu escritor preferido e o seu personagem favorito?

Mano, escritor eu adoro Garth Ennis, Alan Moore, Tom DeFalco, Brian K. Vaughan, Brian Michael Bendis, tem muitos, mano. Mas desenhistas eu sou uma tiete ainda do Todd McFarlane, adoro a arte do Gustavo Duarte, Mike Deotado, Sal Buscema e o John Romita pai. E meu personagem preferido é o Aranha. Atualmente tá dificil ser fã dele porque tá bem ruim, mas antigamente ele falava muito comigo e parecia passar pelas mesmas tretas, tanto na vida como em questões financeiras. Hoje em dia o Peter não tem mais esse lado e sim o Miles, então gosto pra porra do Miles.

De qual personagem, autor e editora você tem mais itens em sua coleção?

Bom, acho que pelo que você leu até aqui já deve ter uma noção (risos). Sim, uma boa parte da minha coleção é só Homem-Aranha.

Quais são os itens mais raros, e também aqueles que você mais gosta, na sua coleção?

Raro?? Eu num sei. Tenho as primeiras edições do Aranha, algumas ruins de achar, mas como meu amigo Márcio diz: "Raro é sempre a edição que falta na sua coleção, porque ela vai sair bem cara se o lojista souber”. A HQ que mais gosto é a do Homem-Aranha Azul. Ganhei ela de presente de um amigo, o Márcio, e é um historia que eu adoro muito, então ela é muito especial pra mim.

Você só coleciona edições brasileiras ou tem o hábito de também adquirir edições gringas para o seu acervo de quadrinhos?

Boa pergunta. Atualmente estou na vibe de comprar mais nacional porque temos grandes roteiristas aqui no Brasil e obras fodas demais, só que não tem tanta divulgação. Tô comprando muita coisa nacional e gringo só presentes autografados que recebo de alguns amigos, não sou de comprar material gringo.

Além de HQs, você possui alguma outra coleção?

Hummm … jogos na steam acho que não conta, né? (risos) Não, mano, só coleciono quadrinhos mesmo e mangás, que também são quadrinhos. Mas estou querendo colecionar vinil. Sei lá, escuto muita música (rap pra ser mais exato), quem sabe começo uma de vinil dos grupos e MC's que gosto.


Você ainda frequenta bancas de revistas e livrarias, ou hoje compra tudo pela internet mesmo?

Tá aí uma coisa que a galera não entende muito: eu curto bancas, mano. Não compro pela internet, por isso não tenho minha edição do Aranha que tanto curto. Gosto de ir em sebos e ter a surpresa de achar algo que eu quero muito e não a facilidade de achar pela net e esperar chegar em casa. Sei lá, costume de sempre estar garimpando por aí nos sebos.

Eu também sou assim cara, tanto em relação aos quadrinhos quanto em relação aos discos. Que loja de HQs você indica para os nossos leitores? 

Tem uma loja fantástica demais chamada Empório HQ. Eu nem vejo lá como uma loja, lá pra mim é como se eu estivesse em casa. O dono de lá, o Márcio, é muito gente boa e tem tanto coisas atuais do mercado como antigas também. É pertinho da Estação Faria Lima, na Galeria Pinheiros.

Qual foi o lugar mais estranho em que você já comprou quadrinhos?

Mano, estranho ... deixa eu ver: uma vez comprei um quadrinho num bazar de roupas. Fui comprar umas camisas e achei uns quadrinhos lá. Tipo eu não esperava, já que era um bazar só de roupas, mas tinha uma caixa de canto e acabei comprando.

Que HQs você indicaria para quem nunca leu quadrinhos e quer começar a se aventurar pela nona arte?

Bom, eu gosto de indicar Happy do Grant Morrison, que tem início e fim, ou até mesmo encadernados que você não precisa saber uma cronologia toda pra ler, como DC Nova Fronteira, Homem-Aranha Azul, Maus é bom também, Valente do Vitor Cafaggi. São materiais bem maneiros pra quem tá querendo começar, eu acho.

Quais foram as cinco melhores HQs que você já leu na vida? E as piores?

Beleza, vamos lá. As 5 piores: 1° Marvel Zumbis, 2° Homem-Aranha O Outro, 3° Batman e Robin All Star, 4° Superman Condenado e 5° Spiderman One More Day. Minhas 5 melhores HQs: 1° Homem-Aranha Azul, 2° One Piece, 3° Berserk, 4° Watchmen e 5° Sandman.

O que as pessoas pensam da sua coleção de quadrinhos? Estranham este hábito ou admiram a sua biblioteca?

Bom, minha esposa e família acham que é coisa infantil e tals, mas uma galera de fora admira e curte algumas coisas que tenho, ainda mais as autografadas. Mas meio que não gosto de ficar mostrando muito menos emprestar, então raramente ouço algo sobre ela (risos).

Você se espelha em alguma outra coleção de quadrinhos, ou outro colecionador, para seguir com a sua? Alguém o inspira nessa jornada?

Não, acho que não tenho esse lance. Coleciono só pra ter o que gosto mesmo. A minha meta é ter tudo do Aranha que saiu aqui no brasil em quadrinhos.


Qual o valor cultural, e não apenas financeiro, que você vê em uma coleção de HQs como a sua?

Eu penso muito nos meus pivetes. Tenho dois meninos, um de 6 anos e outro de 1 aninho. Já incentivo eles a ler, acho que ter isso em casa já mostra um caminho pra eles começarem, seja a ler ou até mesmo a desenhar e ter um pouco de cultura a mais. Esse é o valor pra mim, sempre passar o conhecimento pra frente.

Vai chegar uma hora em que você vai dizer "pronto, tenho tudo o que queria e não preciso comprar mais quadrinhos", ou isso é uma utopia para um colecionador?

Acho que pra mim não vai chegar pelo fato de que eu sempre procuro títulos novos pra ler. Nunca pensei nisso em ter tudo e parar, e se eu tiver eu parto pra colecionar outro título que eu goste, mas parar não é uma opção.

O que significa ser um colecionador de HQs?

Cara, sobre ser um colecionador eu não sei porque não é algo que eu discuta e queira ‘’ostentar''. Eu só coleciono e penso em deixar tudo pros meus pivetes mesmo. Não sei se eu teria um significado (risos)

Qual o papel dos quadrinhos na sua vida?

Bom, hoje em dia tem muito significado, já que tenho o canal onde consigo mostrar pra galera coisas novas e incentivar uma molecadinha a ler e procurar conhecer mais sobre toda a cultura da nona arte. Mas os quadrinhos sempre estiveram na minha vida de diversas formas, até mesmo nos raps que eu ouvia quando tinha 8 anos de idade. Isso é muito louco! Acho que os quadrinhos também conseguiram me mostrar que um moleque que mora no extremo leste de São Paulo pode conhecer outras partes do mundo comentando sobre o que gosta e fazer amigos. Não me imagino sem falar de quadrinhos pelo menos três vezes por dia.

Pra fechar: o que você está lendo atualmente e o que recomenda para os nossos leitores?

Acabei de ler Lady Killer da Dark Horse, material lindo demais. Ando lendo a fase merda do Aranha, e nacional tô lendo Space Opera da Editora Draco, O Cão da Editora Mino. Aos poucos minha pilha de leitura tá acabando (risos). Pra recomendar eu falaria Hip-Hop Genealogia, um puta material da Editora Veneta sobre a história do hip-hop. E também indicaria pra ler Saga, que é muito maneiro!!

Comentários

  1. kkk' mano, sua coleção do berserk está que nem a minha, toda fkra de simetria. meu vol 15 veio menor que restante coleção

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.