Review: Sanctuary - Inception (2017)


O Sanctuary é uma das bandas mais cultuadas do metal oitentista norte-americano. Formada em Seattle em 1985, permaneceu apenas sete anos em atividade e foi o berço para o nascimento de outro gigante do metal dos Estados Unidos: o Nevermore. Warrel Dane, vocalista de ambas as bandas, é o ponto de ligação entre estes dois universos.

Na primeira fase da carreira do grupo foram lançados apenas dois álbuns: Refuge Denied (1988) e Into the Mirror Black (1990) - este último, um verdadeiro clássico. Após anos de pausa, onde Dane se dedicou ao Nevermore, o Sanctuary retornou totalmente reformulado em 2010, contando com o trio original Warrel Dane, Lenny Rutledge (guitarra) e Dave Budbill (bateria) ao lado de Jeff Loomis (guitarra) e Jim Sheppard (baixo), estes dois últimos parceiros de Warrel no Nevermore. Na sequência, Nick Cordle e George Hernandez substituíram Loomis e Sheppard e o grupo lançou um disco inédito: The Year the Sun Died (2014).

Inception, disponibilizado este ano lá fora e que saiu aqui no Brasil pela Hellion Records, é um apanhado de faixas demo dadas como perdidas e encontradas no celeiro do guitarrista Lenny Rutledge. Praticamente todas estão presentes no disco de estreia do grupo, Refuge Denied (1988), mas em versões diferentes. As exceções são “Dreams of Incubus” e “I Am Insane”. 

Apesar de originalmente demos, essas composições passaram por um processo violento de remasterização a cargo do produtor Zeuss, resultando em uma sonoridade cheia e bastante atual, e que nada lembra os estágios iniciais de canções clássicas. Ainda que um certo ar de ingenuidade e até de exagero permeiem as faixas, principalmente em relação aos vocais de Warrel Dane, que soam exageradamente agudos e distantes do que nos habituamos a ouvir no Nevermore, Inception trata-se de um item de inegável valor por demonstrar, de maneira clara, o quanto o Sanctuary já era diferenciado desde o início de sua carreira.

Se você é fã de metal dos anos 1980, eis aqui um item imperdível.

Comentários