Minhas HQs: conheça a coleção de quadrinhos de Rino Félix, do Nerd All Stars


De colecionador pra colecionador, faça uma breve apresentação para os nossos leitores.

Meu nome é Rino Félix, sou chileno, tenho 29 anos, moro no Brasil desde os 6 anos de idade, mas nerd desde antes disso. Sou criador, roteirista, editor, apresentador e tudo mais que seja possível do canal Nerd All Stars no Youtube, onde falo praticamente 95% de quadrinhos, e às vezes um pouco de jogos, animes, e filmes.

Quantas HQs você tem em sua coleção?

Eu tento manter tudo catalogado, mas às vezes fica coisa de fora que eu acabo esquecendo mesmo de colocar. No dia de hoje, pela minha lista, são 1.048 edições (contando 1 encadernado como 1 só, se fosse pra quebrar em edições mesmo, aí eu tava ferrado pra saber a quantidade) (risos).

Quando você começou a colecionar HQs?

Sempre comprei algo ali ou aqui, mas a coleção começou mesmo a ser mais frequente depois que comprei Batman Ano Um, há uns 7 anos atrás mais ou menos.


Você lembra qual foi a sua primeira HQ? Ainda a tem em sua coleção?

Eu sempre fui fascinado por todo esse universo nerd, desde desenhos, jogos e tudo mais. Lembro que com uns 11 anos comprei um quadrinho do Mortal Kombat 4 (acho que era a edição 3 ou 4), que me chamou a atenção pela capa: era o Liu Kang cheio de sangue meio que voltando da forma de dragão (eu gostava muito de Mortal Kombat e Street Fighter desde criança). Durante a época da escola, com uns 13 anos, eu guardava dinheiro do lanche pra comprar mangás de Pokemon, Cavaleiros dos Zodíaco e a revista Nintendo World. Tenho tudo guardado até hoje.

Quando caiu a ficha e você percebeu que não era só um leitor de quadrinhos, mas sim um colecionador de quadrinhos?

Quando eu não tinha mais onde colocar as HQs, mandei fazer nichos e comecei a procurar paredes pelo quarto pra colocar mais prateleiras, foi aí que eu percebi que era um caminho sem volta (risos).

Como você organiza a sua coleção? Por ordem alfabética, de editora, autores, personagens, ou usa algum outro critério?

As coleções da Salvat e da Eaglemoss ficam cada uma no seu nicho particular. As outras HQs eu separo por editora, e dentro de cada nicho normalmente tento deixar em ordem de leitura (cronológica). Os quadrinhos mais frágeis, como mensais, capa mole ou até mais raros, ficam em plásticos dentro de caixas ou gavetas.


Onde você guarda a sua coleção? Foi preciso construir um móvel exclusivo pra guardar tudo, ou você conseguiu resolver com estantes mesmo?

Como eu disse antes, tive que mandar fazer nichos conforme a medida das paredes. Fui enchendo o quarto pra conseguir colocar todos os quadrinhos, e já lotou tudo na verdade. Preciso mandar fazer mais.

Que dica de conservação você dá para quem também coleciona HQs?

Limpeza simples, com espanador ou pano seco, e as frágeis eu mantenho em plásticos fechados. Fora isso, não faço nada de diferente não. 

Você já leu tudo que tem? 

Nem se eu quisesse! A entrada de quadrinhos é maior que a leitura, o canal e meu trabalho ocupam muito tempo do meu dia, então não sobra muito pra ler, daí vai ficando parado e eu continuo comprando com a desculpa de que "algum dia eu vou ler".


Você tem o hábito de retornar a algum quadrinho tempos depois de lê-lo pela primeira vez, entrando em contato novamente com a história? Essas releituras já fizeram você mudar a sua opinião que tinha sobre tal HQ quando a leu pela primeira vez?

Na verdade, o canal me força a isso na maioria das vezes, porque mesmo se eu já li o quadrinho, pra fazer um vídeo de história completa eu tenho que reler pra lembrar dos detalhes, e toda vez que isso acontece eu pego algum detalhe novo ou alguma referência que eu não tinha visto antes, então toda vez é uma surpresa nova.

Qual o seu escritor preferido e o seu personagem favorito?

Muito óbvio se falar Alan Moore? Acho que é tipo perguntar qual o melhor piloto da Fórmula 1, todo mundo vai falar Ayrton Senna. Mas fora o Moore, eu diria que é o Mark Millar. Tudo que eu leio dele eu gosto muito. A construção dos personagens, da história e da narrativa simples, mas inteligente, me faz comprar qualquer coisa que tenha o nome dele na capa.

De qual personagem, autor e editora você tem mais itens em sua coleção?

Acho que tenho mais coisas da DC, principalmente do Batman. Tudo dele eu vou comprando, nem sei se a história é boa, mas se é Batman eu já me interesso. De autor, eu sinceramente não sei. Costumo procurar bastante coisa aleatória, então sempre são autores diferentes, não tenho a menor ideia quem seria o que mais tenho na coleção.


Quais são os itens mais raros, e também aqueles que você mais gosta, na sua coleção?

Uma das coisas que mais guardo com carinho é minha edição de 300 autografada pelo Frank Miller, mas além disso tenho algumas edições de coisas bem difíceis de encontrar hoje em dia, como Crise de Identidade, Batman Ano 100 (autografado pelo Pope) e a trilogia do Infinito, por exemplo.

Você só coleciona edições brasileiras ou tem o hábito de também adquirir edições gringas para o seu acervo de quadrinhos?

A preferência é quadrinho brasileiro sim, mas não tenho problema em quadrinhos em espanhol (completei a coleção do Lanterna Verde do Geoff Johns desse jeito, e alguns Elseworld), ou em inglês, como foi o caso de Entre a Foice e o Martelo, A Queda do Morcego e Morte da Família (dos Novos 52).

Além de HQs, você possui alguma outra coleção?

Tenho muito bonecos (ou action figures, chame como quiser, eu não tenho problemas em chamar de boneco hehehe …), mas coleção mesmo eu faço de vídeo games antigos. Sou formado em Jogos Digitais, então meu amor por games veio antes dos quadrinhos. Tenho desde Atari até os consoles atuais, e sempre procurando por mais consoles e jogos que ainda não estão na coleção.


Você ainda frequenta bancas de revistas e livrarias, ou hoje compra tudo pela internet mesmo?

Toda semana! A dona da banca separa tudo que chega na semana e me liga no celular, na segunda-feira de manhã passo lá pra buscar o que chegou (ela até tem um caderno com as coleções que eu faço pra manter o controle). Quando é algo em capa dura, graphic novel, aí eu procuro na internet pelo desconto nas megastores, mas adoro ir pra banca e voltar cheio de HQ pra casa.

Que loja de HQs você indica para os nossos leitores? 

Loja física é difícil indicar, porque eu moro no interior de SP, então pra achar uma loja boa eu tenho que ir pra Campinas. Mas pela internet eu sempre compro nas três de sempre (Amazon, FNAC e Saraiva), nunca tive problema com nenhuma, então a que estiver mais barato, eu pego.

Qual foi o lugar mais estranho em que você já comprou quadrinhos?

Fui pros EUA há uns dois anos e procurei em várias lojas de HQ a edição Joker (que é um compilado de tie-in da saga Morte da Família, dos Novos 52). Não achei em lugar nenhum, tinha até desistido. Daí fui num parque da Universal, quando saí de um brinquedo por aquelas lojas de conveniência tinha alguns quadrinhos, e essa edição tava lá! Quase fui embora do parque só pra começar a ler logo de tanta emoção (risos).


Que HQs você indicaria para quem nunca leu quadrinhos e quer começar a se aventurar pela nona arte?

Recomendo histórias fechadas, graphic novels e coisas de tipo, como Batman Ano Um, Piada Mortal, Reino do Amanhã, V de Vingança, Kick Ass, ou até histórias que tem um andamento, mas que a saga tem começo, meio e fim, tipo Guerra Civil. Daí com o tempo entender melhor o vem antes e o que vem depois como Vingadores A Queda, Dinastia M, isso ajuda a conhecer mais do universo aos poucos. O que eu definitivamente não recomendo é pegar algum quadrinho mensal a partir de qualquer número, que você vai ficar completamente perdido e talvez até perder o interesse.

Quais foram as cinco melhores HQs que você já leu na vida? E as piores?

Vish, fiz um vídeo sobre isso uma vez, falando que eu não conseguia escolher o melhor quadrinho, então acabei fazendo um top 10 de cada editora. Se eu falar 5 aqui, vai ficar MUITA coisa de fora que vou me arrepender depois, então não me xinguem que eu esqueci alguma coisa (risos), mas de qualquer jeito: 
(de forma aleatória) Entre a Foice e o Martelo, Watchmen, Guerra Civil, Homem-Aranha Azul e A Piada Mortal.

E de piores coisas que li, particularmente, eu acho que foram Guerras Secretas (1984) e O Cavaleiro das Trevas 2. Acho que Eixo talvez se encaixe nessa lista também.


O que as pessoas pensam da sua coleção de quadrinhos? Estranham este hábito ou admiram a sua biblioteca?

Acho que nunca alguém estranhou isso, pelo contrário, muita gente acha legal. Às vezes alguém pode fazer uma piadinha do tipo "ahh, gibizinho?", mas não passa cinco minutos e começam a fazer perguntas sobre histórias ou personagens que viram em algum filme e não entenderam direito (risos).

Você se espelha em alguma outra coleção de quadrinhos, ou outro colecionador, para seguir com a sua? Alguém o inspira nessa jornada?

Nada, compro e leio o que tenho vontade, trabalho e mantenho minhas contas em dia, então sigo o que eu gosto por vontade própria mesmo. Não me importo muito em pensar se tenho pouca HQ ou muita comparada a fulano ou ciclano.

Qual o valor cultural, e não apenas financeiro, que você vê em uma coleção de HQs como a sua?

Não só em quadrinhos, mas em jogos, filmes, etc, TUDO tem um valor gigantesco, tudo pode te passar uma mensagem, só cabe a você saber absorver ela, e acho que isso vale muito mais que o valor da folha de papel. O conhecimento e como isso te afeta na vida te faz ser muito mais rico, de uma forma que ninguém pode te roubar isso. Eu sempre falo que pretendo passar isso tudo pra um filho quando eu resolver ter um, tanto a cultura dos quadrinhos quanto a dos jogos, e de toda essa mensagem que as histórias e os personagens tentam nos passar.


Vai chegar uma hora em que você vai dizer "pronto, tenho tudo o que queria e não preciso comprar mais quadrinhos", ou isso é uma utopia para um colecionador?

Acho que vai chegar o momento que eu vou dizer "pronto, não existe mais espaço pra colocar quadrinho nessa casa", mas sempre vai ter algo que eu vou querer. Enquanto tiver histórias boas, eu vou querer ler (risos).

O que significa ser um colecionador de HQs?

Significa sentir aquela felicidade quando uma HQ chega na sua casa, ficar parado olhando igual tonto pra sua coleção … e ser pobre, poirque olha, vai uma grana hein (risos), mas a dor é maior quando você vê uma HQ que você tanto quer e que ela ficou esgotada, então o empenho e gasto pra ser colecionador é alto. Mas a satisfação depois que você lê aquilo, percebe que valeu a pena.

Qual o papel dos quadrinhos na sua vida?

Quadrinhos, jogos e desenhos/animes foram os responsáveis principais por quem eu sou hoje, me definiram como um "personagem da vida real", me ajudaram a passar por momentos difíceis na vida, e estavam junto comigo nos momentos bons também, então devo minha vida a toda essa forma de cultura e arte, por ser quem eu sou hoje, seja nas coisas boas e até nas ruins (risos). Como eu falei em um vídeo há pouco tempo, o Seiya me ensinou que mesmo depois de apanhar muito você tem que ter força pra levantar, o Link me ensinou que por maior que for o desafio você tem que ter coragem pra enfrentar, o Goku me ensinou que sempre vai ter alguém melhor que você e só cabe a você treinar o bastante pra superar o desafio, o Batman me ensinou a sempre pensar antes de agir, e por aí vai.


Uma curiosidade: como é a sua relação com a música? Quais bandas e artistas você curte?

Minha relação com a música é enorme. Sou guitarrista, tive banda desde os 15 anos de idade, fiz vários shows em muitas cidades, estados e até outros países. Já tive várias bandas entre amigos, mas duas se destacaram mais na região, sendo que na última (Atlas) chegamos a lançar CD e videoclipe. Então, meu contato com a música sempre foi muito grande. Eu sou da época do new metal, então tudo que veio dessa época eu escuto até hoje: Slipknot, KoRn, Linkin Park, Limp Bizkit (que inclusive já tive banda cover) e por aí vai.

Pra fechar: o que você está lendo atualmente e o que recomenda para os nossos leitores?

Ultimamente comecei a reler algumas histórias do Homem-Aranha Ultimate, principalmente o surgimento do Miles Morales, quero aprender um pouco mais sobre ele. E recomendo que qualquer pessoa escolha um personagem favorito e comece a ler histórias fechadas dele. Nessas histórias você vai conhecer outros personagens que vão te chamar a atenção e vão te levar a outras histórias, um personagem vai te puxar pra outro, um roteirista leva pra outro, e você vai ver como esse universo é gigantesco e maravilhoso.

E claro, recomendo que se quer conhecer melhor tudo isso, se inscreva no Nerd All Stars.

Comentários