Review: Rincon Sapiência - Galanga Livre (2017)


Na estrada desde 2000, Rincon Sapiência lançou em maio o seu aguardado primeiro disco. E Galanga Livre, que foi produzido pelo músico ao lado de William Magalhães (da Banda Black Rio e também responsável pela direção musical do trabalho) atende a todas as expectativas.

Ainda que seja a sua estreia solo, o trabalho mostra um músico rodado e pra lá de experiente, e isso acaba se refletindo em todas as canções. As músicas fluem fácil, possuem todos os elementos bem encaixados e passam longe de transparecer o mínimo vestígio de imaturidade, característica comum a qualquer disco de estreia. Integrante de grupos como Ébanos, Plano B, Equilíbrio Insano e Porte Verbal e com participações em álbuns de nomes como Kamau e NX Zero, Danilo Ambrósio (seu nome de batismo) pedia passagem há tempos, e finalmente a sua hora chegou.

Galanga Livre vem com treze faixas, todas com letras que usam situações do cotidiano para construir um discurso eficaz de crítica social e política. A proximidade com o cotidiano do ouvinte torna os versos de Rincon, sempre curtos e diretos, ainda mais eficientes, e essa é, muito provavelmente, a principal força do disco.

Musicalmente, há elementos de rock, funk e música africana na construção de bases cativantes e cheias de ritmo, que soam orgânicas e pulsantes e nunca sem vida. Esse aspecto, somado à concisão das faixas (todas com duração entre três e quatro minutos), faz com que o álbum tenha uma força inerente e que só cresce com a audição constante e a familiarização do ouvinte com as canções.

Talvez este seja o principal disco de rap brasileiro lançado em 2017. O álbum é excelente, e mostra um artista que finalmente alcançou o destaque há tempos merecido e que tem muito, mas muito mesmo, a dizer. Com criatividade e uma ampla gama de influências, Rincon Sapiência chegou chegando!

Ouça já!

Comentários