British Steel, a obra-prima minimalista do Judas Priest


Entre todos os discos do Judas Priest, o que teve o melhor envelhecimento foi, sem dúvida, British Steel. E muito disso passa pela abordagem “menos é mais” adotada pela banda na época. Sem exageros, sem produções megalomaníacas, sem explosões de egos: o que temos é uma obra-prima minimalista e atemporal.

A banda inglesa gravou 17 discos de estúdio em quarenta anos, entre 1974 e 2014. Nesse período, lançou também 6 discos ao vivo, 6 compilações, 33 singles, 10 DVDs e 17 videoclipes. Uma obra monumental e que levou o quinteto natural de Birmingham ao topo do heavy metal, tendo no caminho transformado Rob Halford em um ícone e mudando de forma permanente a abordagem da guitarra no gênero com os duetos e a interação constante entre os instrumentos de Glenn Tipton e K.K. Downing.

British Steel é o sexto disco do Judas Priest e foi lançado no dia 14 de abril de 1980. O álbum traz nove faixas e foi produzido por Tom Allon. Experiente, Allon havia trabalho como engenheiro de som nos três primeiros LPs do Black Sabbath (o auto-intitulado debut, Paranoid e Master of Reality), bem como na estreia do Genesis, From Genesis to Revelation (1969). Como produtor, firmou seu nome com o próprio Judas, produzindo todos os discos lançados pelo grupo entre 1970 e 1988, mais especificamente de Unleashed in the East (1979) a Ram It Down (1988) - o ao vivo A Touch of Evil: Live (2009) também tem a sua assinatura. Além disso, produziria no mesmo ano de British Steel outro clássico do metal dos anos 1980: On Through the Night, estreia do Def Leppard.


Com timbres cortantes e uma mixagem atemporal, que contrasta com a sonoridade que viria a ser padrão na década de 1980 (guitarras saturadas, sintetizadores, bateria grave e outras características), British Steel soa atual até os dias de hoje. Um dos principais fatores para esse feito é o distanciamento consciente da hipérbole metálica, deixando de lado todo e qualquer exagero em prol de uma abordagem mais enxuta e direta. As canções abrem mão de longos trechos instrumentais para entregar arranjos eficientes e que não enrolam o ouvinte, como fica claro em “Rapid Fire”, “Breaking the Law” e “Grinder”. Simultaneamente, a banda teve maturidade suficiente para também agradar os fãs dos discos anteriores, equilibrando com maestria as ideias dos álbuns passados em músicas como “The Rage”, um dos destaques do trabalho. A inspiração para toda essa abordagem veio do AC/DC, com quem o Judas fez uma turnê em 1979.

Esse posicionamento adotado pela banda em British Steel foi a principal fator para tornar o disco um sucesso de vendas e mantê-lo atual até hoje. Comparado com qualquer álbum da discografia do Judas Priest, British Steel se destaca fortemente por não soar minimamente datado ou ultrapassado, o que é um feito para um disco lançado há 37 anos atrás e que explora um gênero musical tão cheio de regras e características marcantes como o heavy metal. De modo geral, é algo similar ao que o Metallica faria onze anos depois como o Black Album, onde os norte-americanos adotaram uma abordagem parecida, tiraram os excessos de sua música e gravaram um disco tão antológico quanto British Steel.



Um fato interessante sobre British Steel é que ele teve a ordem das músicas diferente nas versões inglesa e americana originais em LP. A original inglesa é a que saiu por aqui, com “Rapid Fire” abrindo os trabalhos. Já nos Estados Unidos, o disco começa com “Breaking the Law”, vai para “Rapid Fire” e depois para “Metal Gods”. E o lado B, que na Inglaterra abre com “You Don’t Have to Be Old to Be Wise”, nos EUA tem “Living After Midnight” com primeira do lado 2.

Comercialmente, British Steel alcançou a quarta posição na Inglaterra e a 34ª nos Estados Unidos. Além disso, rendeu três singles: “Breaking the Law” (12º lugar na Inglaterra), “Living After Midnight” (também 12º lugar) e “United" (26ª posição). A estimativa é que British Steel tenha vendido mais de 1 milhão de cópias só nos Estados Unidos.

British Steel é um dos melhores e mais importantes discos da história do heavy metal. Um dos pontos altos de uma das mais emblemáticas bandas do estilo, e que segue soando tão refrescante quando da época do seu lançamento. 

Não tem ideia do que ouvir hoje? Tá aí uma boa dica!



Comentários