Conheça o Días de Blues, o Cream uruguaio


Para quem quer se aventurar pelos caminhos mais obscuros do rock sul-americano setentista, o Días de Blues é uma ótima pedida. Essa banda uruguaia foi formada em Montevidéu em 1972, e surgiu após a separação do Opus Alfa, de onde vieram o baterista Jorge Graf e o vocalista e baixista Jorge Barral. A eles juntou-se o guitarrista e também vocalista Daniel Bertolone, e juntos gravaram esse único e raríssimo disco, que chegou ao mercado naquele mesmo ano.

O som do Días de Blues é um blues pesado e repleto de riffs típicos do hard rock, com influências de nomes como Cream e Led Zeppelin. A mixagem, que deixou o som bem cru, deu ainda mais charme ao álbum, deixando tudo bem na cara e com ar de "ao vivo" no estúdio.

Entre as faixas, destaque para a abertura com "Amasijando los Blues", a deliciosa e acústica "Dame Tu Sonrisa Loco", o hard rock de "No Podram Conmigo", "Estan Desubicados", "Esto Es Nuestro" e a longa "Toda Tu Vida", que encerra o play.



Este único disco do Días de Blues foi lançado com duas capas diferentes, sendo uma para a versão original uruguaia e outra para a edição argentina. Ambas são muito raras e desejadas, principalmente a uruguaia, alcançando valores consideráveis entre os colecionadores. Existe também uma versão em CD, lançada pela ótima gravadora italiana Akarma em 2000, e que é consideravelmente mais fácil de ser encontrada nas lojas especializadas.

Se você curte um hard puxado para o blues, este disco é uma ótima dica. 

Ouça o único álbum do trio uruguaio no player abaixo e diga nos comentários o que achou da banda:

Comentários