Review: Axes Connection - A Glimpse of Illumination (2017)


Eu entendo o sonho. Sério: compreendo totalmente o objetivo de toda banda em eternizar a sua música em um álbum, recortando um momento de sua trajetória e guardando-o para posteridade. E entendo também as dificuldades que vem junto com isso: a procura por um bom estúdio, uma boa produção, a prensagem dos CDs/LPs, os custos que todas essas coisas geram. Mas tem uma coisa que eu não entendo: é preciso ter senso crítico antes de colocar o seu trabalho na rua. E, infelizmente, esse fator faltou para a banda gaúcha Axes Connection.

Apesar de estar na estrada há bastante tempo, o quarteto formado por Márcio Machado (vocal), Marcos Machado (guitarra, ex-Distraught), Magoo Wise (baixo, ex-The Wise, Distraught e Apocalypse) e Cristiano Hulk (bateria, ex-Vômitos e Náuseas e Grosseria) escorrega feio em A Glimpse of Illumination, seu disco de estreia.

Ok, admito que eu tenho um problema sério com vocalistas de timbre agudo, mas se o cara souber cantar isso não afeta o meu julgamento. O problema é que Márcio Machado só grita durante todo o disco, parecendo uma versão ruim do patético Detonator. Instrumentalmente, a banda não apresenta nada de novo e se limita a reciclar décadas de história e evolução do heavy metal, com o agravante de uma gravação que compromete consideravelmente o resultado final do material.

Mais uma vez, reitero: entendo o desejo de realizar o sonho de gravar um álbum e também sei os custos que uma boa produção geram. Mas em uma época em que dezenas e dezenas de bandas surgem e não apenas apostam, mas conseguem entregar discos de um nível criativo mais elevado e com produções infinitamente superiores, o debut do Axes Connection soa como uma grande perda de tempo. É difícil não usar palavras duras para definir as onze faixas de A Glimpse of Illumination, no entanto considero muito pior ser hipócrita e não apontar os problemas que a banda demonstra de maneira clara, como li em alguns reviews. 

Falta muito para o Axes Connection produzir um disco de qualidade, apesar da experiência dos músicos. Tanto em termos criativos quanto nos aspectos técnicos, a banda gaúcha precisa evoluir enormemente caso realmente almeje alguma coisa na sua carreira. 

Eu entendo o sonho. Espero que a banda entenda as críticas.

Você pode ouvir A Glimpse of Illumination no player abaixo e tirar as suas próprias conclusões:

Comentários