Os 50 anos de Music From Big Pink, o clássico primeiro disco da The Band


Se existe um disco que arrebatou muita gente boa no finalzinho dos anos 1960, esse disco foi Music From Big Pink, trabalho de estreia do grupo The Band, disco que completa 50 anos em 2018. 

O ano inicial dessa história é 1966 e traz uma banda sem o seu líder, já que em julho desse ano Bob Dylan sofreu um grave acidente de moto após voltar de uma turnê na Europa. Com isso, exilados em West Suggarties, bem próximo aonde aconteceu o lendário Festival de Woodstock, a The Band simplesmente resolve aproveitar da melhor possível esse tempo juntos: por que não compor novas canções? E assim, passado um bom par de meses, o resultado desse inesperado hiato e com todos os integrantes convivendo  sob o mesmo teto numa casa batizada de Big Pink, em 1968 eles materializam um conjunto de músicas que viraria a cabeça de caras como Eric Clapton, George Harrison e Bernie Taupin, pra citar apenas três nomes maiúsculos que ficaram de queixo caído após audições do LP. Music From Big Pink saiu via Capitol Records e teve a produção de John Simon.  


Lembramos que a The Band (literalmente "a banda") chamados assim por serem os músicos que acompanharam Bob Dylan em sua jornada de eletrificação do folk, costurando-o ao rock nos tours que percorreram Estados Unidos e Inglaterra entre 1965 e 1966, era um quinteto formado por quatro canadenses - Robbie Robertson, Richard Manuel, Rick Danko e Garth Hudson, com a adição do norte-americano Levon Helm. E quis o destino que justamente esse inusitado grupo de artistas realinhasse a ordem musical do rock no final de uma das décadas mais turbulentas e prolíficas do gênero. E assim, a The Band deu um pontapé na bunda da psicodelia e na zoeira protagonizada por bandas como Grateful Dead e Cream para inaugurar a pedra fundamental daquilo que os críticos hoje chamam de "americana", amálgama de castas musicais de raiz. Uma espécie de retorno ao ethos do cancioneiro estadunidense, promovendo encontros promíscuos entre o folk, country, blues, rhythm & blues, e claro, o rock and roll. 

Essas escavações arqueológicas nas raízes renderam frutos inéditos como "To Kingdom Come","In a Station", "Caledonia Mission" e o grande cavalo de batalha do LP, "The Weight", música que ganha o mundo como parte da trilha sonora do filme Easy Rider. Music From Big Pink também revela um dos raros colaboradores de Bob Dylan em composições, o talentoso pianista Richard Manuel, pois juntos eles escrevem "Tears of Rage", faixa de abertura do álbum, além da grande bola de fogo do disco, "This Wheels of Fire". 


E ainda falando em Dylan, um fantasma sempre presente quando o assunto é a The Band, lembro que a capa do disco é uma criação de Bob, claramente inspirado em sua predileção/obsessão pelo artista plástico russo Marc Chagal, além de conhecermos exatamente nesse play uma das até então inéditas obras-primas do compositor - a fabulosa "I Shall Be Released", número que magistralmente fecha as cortinas do disco. 

Outra curiosidade: a foto de Elliot Landy editada na parte interna da arte da capa também acabou por inspirar a última sessão fotográfica dos Beatles, poucos meses depois do lançamento do disco. Toda essa confluência de artefatos não por acaso dá o tom mágico desse fabuloso retrato musical dos anos 1960: um retorno à simplicidade e à valorização do viés cancioneiro do rock. E o rock nunca mais seria o mesmo depois de Music From Big Pink.                    



Comentários