Quadrinhos: Novos Vingadores - Um Mundo Perfeito, de Jonathan Hickman, Valerio Schiti e Kevin Walker


Jonathan Hickman foi o arquiteto de uma das melhores sagas que a Marvel publicou recentemente. Guerras Secretas trouxe os personagens da editora lutando contra a implosão do multiverso, com mundos e mundos chocando-se uns contra os outros enquanto os super-heróis enfrentavam dilemas morais imensos ao ter que decidir entre morrer ou matar um planeta inteiro para poder seguir em frente.

Toda essa fase está sendo republicada pela Panini em encadernados de capa dura, que estão chegando às bancas com os capítulos da saga, que foi bastante longa e culminou no mega evento Guerras Secretas. A obra de Hickman está sendo compilada nos encadernados de Vingadores e Novos Vingadores, e sua leitura é muito indicada para quem gosta de super-heróis e também para aqueles que pensam, de forma equivocada, que nada de interessante tem sido feito na Marvel nos anos recentes.

Até o momento a Panini publicou 6 encadernados de Vingadores - na ordem: Mundo de Vingadores, O Último Evento Branco, Prelúdio para Infinito, Infinito, Adapte-se ou Morra e Vingadores Infinitos - e 4 encadernados de Novos Vingadores - também na ordem: Tudo Morre, Infinito, Mundos Paralelos e Um Mundo Perfeito. No meio disso tudo, o run de Jonathan Hickman ainda conta com a saga Infinito, que saiu aqui em um encadernado especial com mais de 200 páginas.


Dado o contexto, quero falar sobre a leitura de um dos volumes de toda essa saga, o capítulo chamado Um Mundo Perfeito. Aqui, vemos os Illuminati, grupo secreto formado pelo Homem de Ferro, Pantera Negra, Reed Richards, Fera, Raio Negro, Bruce Banner, Doutor Estranho e Namor, tendo que lidar com mais uma incursão, que é o termo utilizado para explicar quando um mundo entra em rota de colisão com outro. A única solução, quando isso acontece, é matar todo esse outro planeta para que a sua própria terra, e consequentemente você e todos que você ama, sobrevivam e possam seguir em frente. A tarefa, por mais inglória e questionável que seja, estava sendo aceita pelos Vingadores porque os mundos que até então eles tiveram que enfrentar eram realidades bastante questionáveis, lotadas de vilões e coisas do tipo. Porém, em Um Mundo Perfeito a coisa muda de figura e eles precisam confrontar heróis tão nobres quanto eles próprios.

Esses heróis são uma releitura de Hickman para a Liga da Justiça. Sim, o super grupo da DC representado em uma saga da Marvel e rebatizado como Grande Sociedade. Temos novas versões do Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Caçador de Marte e Shazam em confronto direto com os Vingadores. E esse embate gera momentos de discussão muito bem escritos por Hickman, que consegue embutir nas conversas dos personagens os conceitos da própria Marvel e DC, expondo as diferenças e abordagens distintas com que cada uma das editoras construiu seu próprio universo. Temos os personagens da Marvel sendo mais práticos, já com um plano de contingência caso algo dê errado, enquanto a DC, representada principalmente pela versão do Superman batizada como Deus do Sol, vem carregada de esperança e acreditando no altruísmo e na nobreza dos envolvidos. Esse confronto de ideias é escrito de maneira muito inspirada por Hickman, que pinta os personagens da Marvel com diversos tons de cinza, mostrando que cada um deles possui personalidades complexas e que todos estão longe da perfeição. E é justamente esse aspecto que os torna tão próximos de nós, seres humanos comuns, proporcionando uma identificação profunda com os conflitos apresentados nas páginas.


O nível filosófico e a profundidade das discussões apresentadas em Um Mundo Perfeito impressionam por destoarem bastante do que é visto, de modo geral, em um título blockbuster como Os Vingadores. As escolhas, as decisões e os dilemas vividos pelos personagens mostram suas contradições enquanto seres humanos, e ajudam o leitor a pensar e analisar as decisões que ele próprio toma para direcionar a sua vida. A sequência final, onde é preciso agir literalmente para evitar a destruição de dois mundos, é particularmente emocionante e vem carregada de sentimentos. 

Com texto incrível e arte dividida entre Valerio Schiti e Kevin Walker, Um Mundo Estranho é uma das melhores HQs publicadas pela Marvel em muito tempo. Recomendo a leitura e também toda a saga dos Vingadores escrita por Jonathan Hickman, incluindo a sensacional conclusão presente em Guerras Secretas e que abriu caminho para a renovação de todo o universo da Casa das Ideias. 

Compre com desconto aqui.





Comentários