O power trio carioca Astro Venga pertence às ruas. É entre multidões, o caos urbano e a selva de pedra que a banda transborda energia por meio do seu rock instrumental. A sinergia entre os músicos e a cidade é a tônica do videoclipe de "Lêmure", gravado em pleno horário comercial no movimentado calçadão da avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro.
"Lêmure" é uma das músicas do disco de estreia do Astro Venga, Transeunte, lançado em novembro do ano passado pela Abraxas Records. O clipe é visceral e captura – em imagem e som - um dia comum na avenida Rio Branco. Como revela o guitarrista Christian Dias, esta é uma das últimas composições da banda e representa pontualmente a diversidade sonora proposta.
Os diferentes andamentos da música contrastam com a reação da própria banda e da plateia. Das partes introspectivas às mais diretas e pesadas, o vídeo captura desde a irritação de um homem que tenta impedir - em vão e sem razão - a apresentação do Astro Venga na rua, a um senhor engravatado que aplaude a banda ao fim da música.
O Astro Venga é precursor da música de rua no Rio de Janeiro contemporâneo. O lançamento do clipe, explica o guitarrista, faz parte de um novo momento da banda, focada na profissionalização ainda maior do trabalho. “O clipe é bem direto, né? E ali é o centrão comercial do Rio, cheio de camelôs, de transeuntes. Por isso tocamos sempre naquela região”, conta Chris.
A direção é de Diego de La Veja, que também o produziu junto à própria banda e de Luiza Machado. A equipe de filmagem contou com sete pessoas e foram usadas onze câmeras ao todo.
A produção foi exibida pela primeira vez na quinta-feira da semana passada, após um show da banda no Rio de Janeiro. “O clipe passou num telão, logo após a nossa apresentação. Deu pra ver a galera curtindo e reagindo às cenas”, fala Chris.
Comentários
Postar um comentário
Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.