Discoteca Básica Bizz #116: The Shadows - The Shadows (1961)


Em julho de 1979 o jornalista inglês Peter Frame escreveu que o selo EMI deveria erigir uma estátua para Hank Marvin, "o mais influente de todos os guitarristas". E o mote dele ainda continua valendo.

Marvin, tal como Jet Harris (baixo), Bruce Welch (segunda guitarra) e Tony Meeham (bateria), tocaram separados em grupos que foram parte da história do rock mais seminal feito na Inglaterra (Five Chesternuts, The Vipers) antes de se juntarem como The Shadows, a banda de apoio do cantor Cliff Richard.

Ao iniciar sua carreira independente de Richard com números instrumentais, o quarteto acertou em cheio, criando um estilo inteiramente original. A formação musical deles, bem como o lado visual, seguia um padrão próprio. E logo no segundo single - "Apache", editado em julho de 1960 -, chegaram ao topo e nunca mais ficaram fora das paradas. Somados seus hits àqueles em que acompanharam Richard, os Shadows detém um recorde impressionante de assiduidade nos charts ingleses, deixando para trás campeões como Elvis Presley e os Beatles.

The Shadows, seu primeiro álbum, foi lançado em setembro de 1961, quando o grupo ainda comemorava um segundo compacto a chegar no topo das paradas. “Kon-Tiki" também foi o quinto top #5 deles no intervalo de apenas um ano! Já o álbum tinha canções ("Shadoogie", "Blue Star", "Gonzales") que vieram a se tornar obrigatórias no repertório daqueles inúmeros grupos que os imitavam.


E isso virou uma febre mundial. Em todos os cantos, os Shadows geraram uma quantidade incrível de imitadores. Os guitarristas não só copiavam o toque sutil de Marvin na Fender Stratocaster como - não raro - também botavam aqueles óculos de aros grossos para se assemelhar ainda mais ao seu ídolo.

Este álbum de estreia, com liner notes de Cliff Richard, destaca o produtor e maestro/arranjador Norrie Paramor, que sempre gostava de acrescentar cordas aos temas dos Shadows.

Na época do lançamento do disco, Tony Meeham e Jet Harris deixaram o grupo. Harris, o bad boy do rock inglês, seguiu em uma carreira solo acidentada, traumática, com uma série de comebacks abortados e um romance de folhetim com Billie Davis.

Mas o legado de Hank Marvin e seus asseclas ainda permanece intocável. O universo musical britânico continua a ter uma dívida impagável para com o grupo The Shadows, os insuperáveis reis do rock and roll instrumental.

Texto escrito por René Ferri e publicado na Bizz #116, de março de 1995

Comentários