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Malcolm McLaren lhe deve copyrights pela apropriação indébita de seu visual (roupas rasgadas, cabelos espetados, etc). Os Sex Pistols, aquela fúria niilista que os inspiraria em "Pretty Vacant”. Os punks, a atitude do it yourself e a autoria do anti-hino do movimento. Lógico que só podíamos estar falando de Richard Meyers, vulgo Richard Hell, misto de cantor e clown degenerado que incendiaria Nova York com seu coquetel molotov de guinchos epiléticos, sexo insano, poesia beat e rock and roll.
Dropout convicto, Hell fugiu de casa ainda garoto, amargando parte da sua adolescência em um reformatório. Em 1967, já no Village, o bairro boêmio da cidade, matava o tempo com quilos de ácido e revistas de poesia, que agitava junto aos amigos Patlt Smith e Tom Verlaine. Aliás, foi a dobradinha rock e poesia que levou-o a se unir ao último no grupo The Neon Boys, em 1971, onde pode aprender rudimentos de baixo. O grupo não deu em nada, mas seus destroços dariam forma ao seminal Television.
Enciumado pelas performances do cara nos shows, Verlaine tratou logo de expurgar Hell e suas canções da banda. Unindo-se então ao ex-guitarrista dos New York Dolls, Johnny Thunders, nos Heartbreakers, Hell teve aí o trampolim necessário para mergulhar de cabeça nas ideias que iriam nortear seu próximo conjunto, com o nome de Richard Hell & The Voidoids.
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Absurdamente originais, The Voidoids (título de um romance sobre criaturas vampirescas escrito por Hell) estrearam no CBGB em 18 de novembro de 1976 provocando histeria. Numa época em que o stage diving ou mesmo o pogo sequer eram sonhados, lá estava aquele maluco despencando do palco, enquanto um baterista magricela (Marc Beel, ex-Dust e futuro Ramones), um guitarrista careca de terno (Robert Quine) e outro de cabelos pixaim afro (Ivan Julian) vertiam uma massa sonora fluída e contundente.
Se precisavam de um álibi para fazer jus aquele caos, este se materializaria via Blank Generation. Ouvido de estalo, as comparações com o interplay de guitarras do Television são inevitáveis, mas se percebe que os riffs de Quine e Julian são ainda mais abrasivos, violentos e zoados. Porém, o grande trunfo do disco é a autodestruição "com miolos" de Hell. Entre grunhidos e berros, suas visões pós-Burroughs o levaram a assinar atrocidades como "The Plan" (balada country punk sobre um pai tarado que cria a filha só para trepar com ela depois), "Betrayal Takes Two" (drive suicida versus pulsões libidinosas em levada de valsa!), "Another World" (pedofilia e travestismo num funky noise) e "Love Comes in Spurts" (onde jatos de porra são saudados com desconcertante lirismo).
O diagnóstico é seu: pura confusão mental ou um punhado de flagrantes do cotidiano de uma geração vazia.
Texto escrito por Arthur G. Couto Duarte e publicado na Bizz #117, de abril de 1995
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