A IFPI –
International Federation of the Phonographic Industry, divulgou os dados
estatísticos do mercado musical durante o ano de 2018, e eles são positivos. O
valor total gerado pela venda de música em todo o mundo foi de US$ 19,1
bilhões, o que, convertendo para a nossa moeda no dia de hoje, daria algo em
torno de 74 bilhões de reais. Para efeitos de comparação, a indústria de cinema
apresentou um lucro de US$ de 96,8 bilhões – aproximadamente 372 bilhões de
reais – e a de games alcançou um número ainda maior, com US$ 170 bilhões – mais
ou menos 653 bilhões de reais – no último ano. Ou seja, a indústria de games é maior que a soma da arrecadada pela do cinema e da música.
Este é o
melhor resultado da indústria fonográfica desde 2007, quando foram gerados US$
18,4 bilhões. Deste valor, 47% veio dos serviços de streaming de música,
representando um aumento de 34% em relação ao ano anterior. Em comparação à venda
de mídias físicas (CDs, LPs, K7), houve uma queda de 10%, enquanto as vendas digitais
registraram uma diminuição de 21%. De acordo com o relatório da IFPI, o
crescimento teve como fator determinante a popularização dos apps de streaming
na América do Norte, América Latina e Ásia.
A pesquisa também revelou que os maiores
mercados musicais do planeta são, pela ordem: Estados Unidos, Japão, Reino
Unido, Alemanha, França, Coréia do Sul, China, Austrália, Canadá e Brasil. E os
dez artistas mais ouvidos em todo o mundo durante 2018 foram: Drake, BTS, Ed
Sheeran, Post Malone, Eminem, Queen, Imagine Dragons, Ariana Grande, Lady Gaga
e Bruno Mars.
Abaixo estão algumas tabelas e rankings que apresentam a divisão do mercado musical durante 2018 e na última década, e revelam como os hábitos de consumo de quem ouve música mudaram bastante.
Comentários
Postar um comentário
Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.