Show: Kamasi Washington | 27 de março de 2019 | Audio | São Paulo


Em noites como essa somos privilegiados em presenciar a história acontecendo. Na luta por um mundo com mais música, amor e justiça, Kamasi Washington e sua banda tocaram pela segunda vez na cidade de São Paulo, porém agora consolidados no hall dos gigantes da nova geração, carregando nas costas o aclamado disco duplo Heaven and Earth, lançado em 2018. O que se viu e ouviu na Audio foi uma aula de música, em um dos possíveis melhores shows do ano.

Não é à toa que artistas do porte de Kendrick Lamar, Lauryn Hill, Snoop Dogg e Flying Lotus utilizaram o talento do americano natural de Los Angeles, que transpira musicalidade, gentileza e muito amor pelo que faz. Assim como as gravações em estúdio, o show foi longo e complexo, no bom sentido da palavra. Expoente da nova geração do jazz, Kamasi não reinventa a roda mas propõem uma nova estética que traz o estilo tão antigo para a modernidade.

Abrindo o show, "Street Fighter Mas" contém todos os elementos que descrevem o trabalho da banda. Jazz, groove com uma pitada de fim do mundo. O clima é de um belo apocalipse, onde o caos beira o sublime. A vocalista Patrice Quinn é a encarregada mestra ao interpretar, sozinha, um coro de mais de 30 vozes. No gogó e na raça ela condensou todo o clima épico que as múltiplas vozes proporcionam, às vezes sorrindo ou se contorcendo, não deixou nada a desejar. Se a noite teve tons de transcendência, muito se deve à ela.



Demonstrando espírito de coletividade, o saxofonista anunciou que iria tocar uma composição do seu tecladista e arranjador Brandon Coleman, "Giant Feelings", dando espaço para ele brilhar no Fender Rhodes. No meio do show, foi a vez de apresentar os bateristas com o elogio do chefe, ao dizer que são os melhores do mundo. Do lado esquerdo, Tony Austin, e do direito, Ronald Bruner Jr., irmão do baixista Thundercat, um verdadeiro monstro das baquetas. O peso e o impacto sonoro que a banda apresenta sāo dignos de destaque. Uma tonelada de peso. 

Passeando pela discografia, "The Rhythm Changes" foi o primeiro tema do disco The Epic (2015) a ser apresentado. Bebendo na fonte das antigas big bands e abusando de paisagens sonoras que hipnotizam, este lançamento deixando o mundo do jazz em choque. "Re Run" foi a outra música que apareceu no final como uma surpresa, já que não estava sendo apresentada nos outros shows desta tour.


Como tudo que é bom fica para o fim, foi na música "Fists of Fury" a comprovação que o jazz segue voando na mão de artistas do quilate do Kamasi Washington. A música versa sobre a poderosa força que não se deixa derrubar pelas injustiças, não pedindo permissão e sim afirmando sua soberania com gentileza e amor. Foram alguns dos vinte minutos mais sublimes da noite, onde a percepção coletiva era de participar de uma missa contemplando o fim, em paz de ter cumprido sua missão. Depois desta saraivada de acordes,  os mais de dois mil presentes na Audio precisaram tomar água e dar uns 5 minutos de descanso porque foi difícil voltar. 

É inspirador ver que em pouco tempo o saxofonista se consolidou como um músico fundamental no jazz contemporâneo, se transformando em uma figura icônica que deve estar ao nosso lado pelos próximos anos. E, para quem não conhece, corra e se jogue na discografia dele. É golaço!


A noite contou com uma atração de abertura de respeito. Diretamente de terras baianas, o menino espoleta Giovani Cidreira. Figura carimbada da nova cena de música brasileira que rola por São Paulo, ele aproveitou a oportunidade para apresentar as músicas de seu novo lançamento MIX$TAKE, que seria disponibilizado à meia-noite do mesmo dia. 

Conferimos em primeira mão esta nova fase, onde saem a formação baixo/batera/guitarra e entram percussão, sintetizadores e bateria eletrônica. Apostando em uma roupagem mais dançante, a mixtape foi produzida pelo guitarrista Benke Ferraz dos Boogarins, trazendo o som do cantor para uma vibe mais contemporânea, fazendo um mix com influências de trap, vaporwave e beats low fi como suporte para as letras introspectivas e proféticas que já estavam presentes no disco Japanese Food, de 2017.  Outro ponto positivo foi a qualidade da banda de apoio, com o também Boogarins Ynaiã na bateria, o multi-instrumentista Lucas Martins, Cuca Ferreira no Sax Barítono e a cantora Jadsa Castro.

Por Denis Fonseca
Fotos: Leandro Godoi

Comentários