O final de Game of Thrones e o quanto o jornalismo nerd precisa evoluir



Sobre Game of Thrones: a série elevou o padrão da TV para algo nunca antes visto e trouxe de volta a paixão pelas histórias medievais de fantasia em uma escala muito maior do que vimos com a adaptação cinematográfica de O Senhor dos Anéis, realizada entre 2001 e 2003. A produção da HBO estreou em 17 de abril de 2011, teve 73 episódios em oito temporadas e se tornou um fenômeno pop sem igual.

Game of Thrones foi, talvez, a última série que todos nós assistimos juntos. Sofremos juntos. Torcemos juntos. Vibramos juntos. E imaginamos como tudo deveria ser - obviamente, juntos. Foi assim que surgiu uma imensa rede de fãs em todo o planeta, na tentativa de tentar adivinhar para onde a série iria e quais teorias poderiam virar realidade. Isso aconteceu porque a história nos conquistou e nos importamos com os seus personagens. E já que o próprio autor de tudo, o preguiçoso George R.R. Martin, não finalizou os livros até hoje, nos sentimentos plenamente aptos a, quem sabe, assumir o seu lugar e definir o que deveria rolar. A questão é que somos muitos. Milhões ao redor do mundo. E milhões de finais possíveis estavam em nossas cabeças.

GoT sempre subverteu as regras narrativas, e isso ficou claro logo na primeira temporada, ao construir um personagem central e matá-lo de maneira chocante e surpreendente. Essa dinâmica se repetiu ao longo das demais temporadas, com reviravoltas inesperadas e que mostraram que o gênero de espada e fantasia pode fugir dos seus estereótipos e vícios e entregar uma história que mexe de maneira profunda com o espectador, mesmo se passando em um tempo e em uma realidade milhas e milhas distantes de quem está assistindo.

O final seguiu a mesma linha. Apressado, doído em alguns momentos e belo em outros, porém coerente com o contexto de toda a história. E com uma lição para todos nós, que amamos a cultura pop: precisamos entender que não somos donos de nossos personagens favoritos. Daenerys Targaryen sempre será uma das minhas personagens prediletas, assim como Tyrion Lannister, mas seus destinos e de todos os demais nunca estiveram em minhas mãos. Somos apenas espectadores. E somos felizes por presenciar e assistir algo tão grandioso quanto Game of Thrones nesses últimos nove anos.
  

Entendo as reações apaixonadas de fãs com o final apresentado, porém acho ridículo quando esse comportamento destemperado chega até produtores de conteúdo e sai da boca de pessoas que passaram anos analisando a trama e destrinchando-a de maneira mais profunda para o público. YouTubers agindo feito crianças mimadas e postando “essa série é uma merda” nos perfis dos atores é algo que só me causa uma coisa: vergonha alheia. A petição para que a HBO refaça toda a temporada final é mais uma criancice de pessoas que não conseguem conviver com opiniões contrárias às suas do que qualquer outra coisa. Canais de YouTube que cresceram e conquistaram público quase que exclusivamente por causa da enorme dimensão da série dando piti com o final que não ficou de acordo com as suas expectativas me parece uma falta de noção enorme e não difere em nada, por exemplo, da reação patética dos fãs de quadrinhos com o anúncio de que Robert Pattinson, astro de Crepúsculo, será o novo Batman nos cinemas. 

É claro que ninguém precisa aceitar calado - e nem deve - algo que envolve tanta emoção como o que acabamos de assistir na noite deste domingo, 19 de maio. Porém, o cérebro está aí à disposição de todos para que possamos elaborar análises mais profundas do que surtos esganiçados e explosivos. O triste é que esse comportamento, como já disse, não é percebido apenas no público, mas também em grande parte da imprensa brasileira especializada em cultura nerd. E isso, todos sabemos, é algo preocupante e que mostra o quanto é preciso seguir evoluindo em busca de um jornalismo cultural mais completo e profissional. Afinal, se quem produz esse jornalismo não consegue conviver com visões contrárias às suas sem xingar muito no Twitter e em todo lugar, é hora de parar, respirar e ver o que está acontecendo de errado.

Game of Thrones foi a série que mais mexeu comigo e a melhor que assisti em todo a minha vida. Isso não é pouca coisa, e muito dessa façanha foi justamente por entregar o que eu não esperava, ao invés do que eu imaginava. De longe, esse foi o maior mérito da produção da HBO.

Comentários

  1. Não vi um episódio sequer da série. Li os livros e estou esperando o Martin terminar (embora ache que ele não vai finalizar...já que está escrevendo um prequel...cuja parte 1 já foi publicada). Achei seu texto ótimo...pode estender para quase tudo como Star Wars, quadrinhos de heróis etc etc
    O nível de birra e algumas vezes ódio...chega a ser assustador e ao mesmo tempo patético rs rs ...é o que você disse mesmo...se acham os donos dos personagens e ficam ofendidos quando não acontece o que e da forma que querem rs
    Em relação a esta série...acho que o nível de expectativa ficou tão alto...mas tão alto...e por ela ser ambiciosa demais ...ficou impossível de cumprir com o esperado...ainda mais sem o texto base do Martin para dar um norte
    Enfim...essa raiva doida nas redes só me deixa cada vez mais curioso pra conferir o resultado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente que eu não entendo: leu o livro mas nunca assistiu um episódio da série mesmo com todo o hype.

      Excluir
    2. Então vamos tentar explicar...uma coisa muito legal dos livros é a quantidade dreviravoltas...como a série adianta coisas que ainda não foram escritas...corre-se o risco de tomar "spoiler" e estragar uma das melhores coisas que o livro tem.

      Excluir
  2. Rapaz, ótima análise e, o que é mais importante, sem spoilers, hehehehe.

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei frustrado com a série pq esperava muito as adaptações dos persinagens que gostava; mas são tantos jkkk, na história cânone até um cavaleiro de Dorne que aparece uma vez (Estrela negra família
    Dayne), tem um background foda, que acabei conformando que não seria possível,achei o final apressado só, esperar o Martin terminar, não acho preguiça, a história que é muito imterligada e ele não quer ser óbvio, acho q vai ser a obra da vida dele, deve entregar o último perto do fim.

    ResponderExcluir
  4. Cara d+ esse texto EXATAMENTE, o que eu penso, eu fiquei surpreso com esse final e foi assim, quase em todas temporadas com aquela pitada de raiva por vários anos, pensando não posso me apegar a esses, personagens ele pode não existir, na próxima temporada ahha .
    minha dica e assistam .

    ResponderExcluir
  5. Eu achei o final muito bom,não entendi o mimimi dos fãs, mas é típico do tempo que vivemos,infelizmente

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.