Half Deaf
Clatch é um bluesman inglês que iniciou a carreira na virada da década. Seu
primeiro disco, Who Needs Shelter, é de 2012. Desde então, gravou uma penca de
álbuns, todos explorando o blues acústico com algumas pitadas de folk e
country. Short Songs for the Barely Conscious é o mais recente e foi lançado no
final de janeiro. O disco vem com doze músicas em pouco mais de 43 minutos.
Para efeitos
comparativos e de localização do ouvinte, há uma certa semelhança entre o
universo musical de Tom Waits. A voz rouca, marcada por anos de
bebidas, cigarros e noites mal dormidas, dá o tom de canções sombrias e extremamente
contemplativas. A instrumentação é econômica, mínima, resumindo-se ao violão e
algumas intervenções percussivas pontuais. Isso faz com que o aspecto rústico
da música de Half Deaf Clatch seja o ponto principal, um artifício que imprime
um ar de autenticidade profundo ao que sai das caixas de som.
Short Songs
for the Barely Conscious contrasta violentamente com o plastificado cenário
musical atual, onde tudo parece fake e feito sob medida para agradar um público
cada vez mais mimado e menos exigente. Half Deaf Clatch vai na contramão disso
tudo e se enquadra naquele grupo de artistas que teima em não estar extinto e
seguir existindo, criando canções que possuem o objetivo de expor
as suas opiniões, os seus pontos de vista, e não em andar ao lado do que se
espera ouvir.
Este disco é
um pequeno achado. Uma joia encontrada por acaso pela caminho e que faz a gente
parar tudo, respirar fundo, limpar a mente e avaliar tudo que está ao nosso redor.
O resultado é arrebatador, experimente.
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