Discoteca Básica Bizz #175: ZZ Top - Tres Hombres (1973)


Cruzando influências diversas - blues, rock básico, psicodelia -, o ZZ Top (Billy F. Gibbons nos vocais e guitarra, Joe "Dusty" Hill no baixo e Frank Beard na bateria) gravou seus dois primeiros trabalhos em 1971 e 1972. Mas o trio iria encontrar o apogeu no álbum seguinte, Tres Hombres (1973).

Gravado em Memphis, Tennessee, o disco tem uma sonoridade única, rústica por excelência. Produzido por Bill Ham, o álbum esbanjava energia desde o frenético boogie rock da faixa de abertura ("Waitin' For the Bus") até o encerramento ("Have You Heard?", uma perfeita escola de blues). Entre elas, climas diversos como a sensacional balada "Hot, Blues and Righteous", "Jesus Just Left Chicago" (quando o filho de Deus, incomodado pela cidade, vai parar em Nova Orleans), "Move Me on Down the Line" (algo como se os Sex Pistols tivessem nascido no Texas) e "Sheik" (com suas impressionantes evoluções de guitarra).

Mas o trunfo maior estava em "La Grange", um boogie rock clássico, acusado de ter chupado os riffs de "Fried Hockey Boogie", do Canned Heat (o grupo chegou a processar o ZZ Top), e de "Shake Your Hips", dos Stones. Mero bate-boca, pois todas essas versões foram derivadas de uma frase de guitarra criada pelo bluesman Slim Harpo. A canção relatava as tretas que rolavam em um puteiro texano (que Billy frequentava quando era só um ilustre desconhecido). O lugar, na verdade, se chamava Gracie's Chicken Farm e depois foi tema do filme A Melhor Casa Suspeita do Texas (1982), estrelado por Burt Reynolds e Dolly Parton.


O que importa é que o disco lançou o trio para o super estrelato com mega shows, onde os caras botavam em cena búfalos, cobras e abutres tipícos da fauna texana (por causa disso, foram alvo das sociedades protetoras de animais, apesar de comprovar que os bichos eram bem tratados).

Eles se mantiveram no auge com uma mudança radical nos anos 1980, incorporando sintetizadores e ritmos eletrônicos ao seu som tradicional. Os vídeos da época, com garotas peitudas e carangos envenenados, apresentaram o ZZ Top à geração MTV. Como se vê, os velhinhos não têm nada de bobos. E se você for fã do trio apenas por clipes como "Gimme All Your Lovin", "Sharp Dressed Man" ou "Rough Boy", tente encontrar esse álbum e ouça com atenção.

Vale a viagem.

Texto escrito por Celso Pucci e publicado na Bizz #175, de fevereiro de 2000

Comentários