
Amo um disco, e ele se chama Mestiço. Já com 11 anos de
idade, trata-se do segundo álbum do guitarrista brasiliense Dillo D’Araújo.
Após a estreia com Crocodilo Gang, onde trilhava um caminho mais blues, Dillo
encontrou o seu som em Mestiço ao unir influências de rock, blues e funk à
ritmos brasileiros e gênios como Tim Maia e Jorge Ben, resultando em um som
original e contagiante.
Depois de Mestiço (2008) vieram Jacaretaguá (2012) e Dillo
(2016), e o recém-lançado Guitarrafrika. E aqui começo a desenvolver uma nova
paixão. Desta vez Dillo gravou um álbum inspirado na música africana, banhando
a sua guitarra em gêneros como o afrobeat e saindo com um trabalho
instrumental absolutamente incrível. Como o próprio guitarrista diz, trata-se
de “música instrumental para dançar”. Ao lado de Dillo estão o baixista Lucas
Tufas e o baterista Robinho Batera. O trabalho é fruto de uma viagem do
guitarrista pelo continente africano para pesquisar novos ritmos.
O que ouvimos em Guitarrafrika são nove composições
instrumentais em meia hora de ótima música. Tudo é muito dançante e com bastante
balanço, com aquele clima característico do afrobeat devidamente transcrito
para a guitarra de Dillo. Os elementos, os ingredientes, os acordes e as
escolhas harmônicas resultantes da pesquisa do guitarrista geraram um álbum
muito bom e que mostra o quanto a música brasileira é próxima da africana. A influência dos sons trazidos pelos navios negreiros se espalhou
pelo Brasil. Despido de letras, o álbum evidencia o quanto o afrobeat não está
tão distante de gêneros bastante populares em nosso país como o axé, por
exemplo.
No outro ponto da moeda, dá pra encarar o álbum como uma
espécie de jazz tropical, ou caribenho ou africano, na linha do que nomes como
o guitarrista nigeriano Tohpati vem entregando, e até mesmo algo não tão
distante da aclamada The Budos Band, ainda que o trabalho de Dillo soe mais
refinado e sem a crueza (e os metais, obviamente) do combo nova-iorquino, que tem a sua base no funk.
Guitarrafrika é um disco homogêneo do início ao fim, sem
destaques óbvios – todas as suas músicas são excelentes. A profundidade da
pesquisa e a força do talento de Dillo D’Araújo deram luz a um álbum que mostra
que a música brasileira segue muito viva e esbanjando qualidade.
Ouça nos serviços de streaming e compre através das redes sociais de Dillo.
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