Quadrinhos: The Black Monday Murders – Vol. 1, de Jonathan Hickman e Tomm Coker (2019, Devir)


Jonathan Hickman é um dos principais roteiristas de quadrinhos da atualidade e possui no currículo várias obras aclamadas tanto pela crítica quanto pelo público. Projeto Manhattan, Quarteto Fantástico, Vingadores, Infinito, a nova versão de Guerras Secretas e a atual revolução vivida pelos X-Men (lá fora, pois aqui no Brasil a série ainda não foi lançada) mostram uma mente criativa e capaz de construir sagas longas e cativantes.

The Black Monday Murders é um dos seus trabalhos mais celebrados. Nesse título, que é publicado pela Image Comics nos Estados Unidos desde 2016 e acaba de ser lançado no Brasil pela editora Devir, Hickman apresenta uma saga que mergulha na economia mundial, unindo o mercado financeiro à magia e ao consequente poder de seus protagonistas. O título faz alusão à Segunda-Feira Negra, como ficou conhecida a quebra da Bolsa de Nova York em 1987.

Desenvolvida com o ilustrador Tomm Coker (Demolidor Noir, Undying Love, Blood & Water), The Black Monday Murders: Dinheiro, Poder e Magia - Volume 1 (240 páginas, capa brochura, papel couché) traz uma realidade em que a economia mundial é controlada por grupos financeiros formados por famílias de elite, que acumulam poder graças a um pacto realizado com uma entidade anos atrás. O primeiro encadernado publicado pela Devir reúne as quatro primeiras edições da série e mostra os movimentos iniciais de uma história que se revela complexa e densa, e que se desenvolve sem pressa. Hickman alterna entre a narrativa convencional dos quadrinhos e páginas trazendo apenas textos, onde complementa o que está contando aos leitores. Essa escolha não compromete a leitura, ao contrário, e acaba funcionando como uma espécie de pausa para a ação ilustrada por Coker. No meio disso tudo temos os tradicionais símbolos tanto amados pelo roteirista – se você acompanhou a sua fase nos Vingadores saberá do que estou falando -, que aqui funcionam como uma língua própria e até agora não totalmente explicada entre os humanos e as divindades contatadas por eles.


É muito intrigante desvendar o universo imaginado por Hickman em The Black Monday Murders. O roteirista pega fatos aterradores da vida real, como os suicídios dos operadores da bolsa tanto em 1929 quanto em 1987, e os reinterpreta como sacrifícios devidos ao deus Mamom, a divindade por trás do poder exercido pelas famílias apresentadas no roteiro. A trama é cheia de mistérios e reviravoltas, uma verdadeira tapeçaria composta por diversos atores, onde ninguém é puramente herói ou vilão.

A arte de Tomm Coker é maravilhosa. Adornando influências do fotorrealismo com interferências gráficas do universo noir e uma colorização baseada em tons mais fechados e sombrios assinada por Michael Garland (Projeto Manhattan, X-Men, Cavaleiro da Lua), ela amplia o clima denso do roteiro.

 


Entre os personagens, destaque para os integrantes da família Rothschild, protagonistas entre as famílias de financistas e que são inspirados em um clã que realmente existiu e sempre esteve envolvido em teorias da conspiração – a associação com personagens reais é outra ótima sacada de Hickman –, e para o investigador Theodore Dumas, que mergulha junto com o leitor nesse universo fascinante.

A edição da Devir para The Black Monday Murders possui uma qualidade gráfica impressionante, com um cuidado realmente meticuloso, resultando em uma material muito bonito e que realça ainda mais o excelente trabalho feito por Hickman e Coker.

Sem sombra de dúvida uma das melhores HQs publicadas no Brasil em 2019. E que venha logo o segundo encadernado!

Compre com desconto abaixo:

Comentários