Quadrinhos: Os Leões de Bagdá, de Brian K. Vaughan e Niko Henrichon (2018, Panini)


Durante a invasão do Iraque pelo exército dos Estados Unidos em 2003, que culminou com a prisão e consequente execução de Saddam Hussein, toda a capital do país, Bagdá, foi afetada. Um dos fatos marcantes desse período foi a quase extinção do zoológico da cidade, alvo de diversos bombardeios por estar localizado em um ponto estratégico da capital e no meio de um campo de batalha entre os exércitos iraquiano e norte-americano.

Para sua própria segurança, os funcionários do zôo foram orientados a suspender a alimentação dos animais em abril de 2003. Dos 700 animais que faziam parte do zoológico, estima-se que apenas 35 tenham sobrevivido durante os oito dias da invasão. Com a ausência dos funcionários ocorreram diversos saques, jaulas foram abertas para libertar ou roubar animais, que foram utilizados muitas vezes como fonte de alimento para a população faminta da cidade, então sitiada. Entre esses animais estavam vários leões, sendo que quatro deles foram baleados por soldados norte-americanos, além do tigre siberiano Mandor, com mais de vinte anos de idade, e do urso marrom Saida, os dois últimos propriedades do próprio Saddam.

Brian K. Vaughan (Saga, Paper Girls, Y: O Último Homem) se inspirou em toda essa história para escrever uma das HQs mais belas da década de 2000. Publicada originalmente em 2006 em parceria com o ilustrador Niko Henrichon (Fábulas, Sandman, X-Men), Os Leões de Bagdá saiu no Brasil em 2008 em uma edição com capa brochura pela Panini e foi relançada no final de 2018 em uma nova versão, agora com acabamento luxuoso e capa dura.





Vaughan utiliza a trajetória dos animais como uma grande metáfora sobre a liberdade, lançando questionamentos que fazem pensar e que ganham ainda mais força com a arte incrível de Henrichon. Os diálogos entre a “família” de leões são bastante profundos e trazem uma abordagem filosófica sobre a liberdade e o que estamos dispostos a fazer para alcançá-la, resultando em uma história repleta de sensibilidade e muito bonita. A nova edição destaca todo o trabalho da dupla de autores, em especial os desenhos de cair o queixo de Henrichon, e traz ainda uma pequena galeria de extras.

Uma das melhores HQs dos anos 2000, Os Leões de Bagdá é obrigatória em qualquer coleção de quadrinhos. Aproveite a excelente nova edição lançada pela Panini e tenha esse clássico moderno no seu acervo.

Compre com desconto abaixo:

Comentários