Ranking de Discos: Pink Floyd


Formada em 1965 em Londres, o Pink Floyd é uma entidade da música. Uma banda que gera discussões se pode ser enquadrada ou não como rock progressivo – e na minha opinião é uma das maiores representações do estilo – ao mesmo tempo em que superou e foi muito além do gênero.

O grupo tem a sua formação clássica com Roger Waters (baixo e vocal), David Gilmour (guitarra e vocal), Richard Wright (teclado) e Nick Mason (bateria), e possui três fases distintas em sua trajetória. A primeira, ainda com a liderança e direcionamento criativo de Syd Barrett, mostrou ao mundo uma das mais inovadoras forças do rock psicodélico inglês e gerou os dois primeiros discos. O consumo excessivo de LSD deteriorou a mente de Barrett, que foi substituído por Gilmour (que era amigo pessoal de Syd) e se tornou peça fundamental. O segundo período da história da Pink Floyd foi movido pelas composições e letras de Roger Waters e pelo refinamento musical de David Gilmour e Richard Wright, e transformou a banda em uma lenda durante a década de 1970 através de discos como The Dark Side of the Moon e The Wall. E temos o capítulo final, quanto Waters e os demais integrantes entraram em uma épica e dolorosa disputa jurídica, com Gilmour ganhando os direitos de uso do nome da banda e lançado os álbuns a partir da metade dos anos 1980, como The Division Bell.

O Pink Floyd lançou 15 discos de estúdio, 3 álbuns ao vivo, 9 coletâneas, 6 EPs, 27 singles e 5 boxes. A enquete, publicada no Instagram da Collectors Room e nas demais redes sociais do site, contou com mais de 1.800 votos e grande interação.


Na opinião dos leitores da Collectors, esse é o ranking de discos do Pink Floyd:

1 The Dark Side of the Moon (1973) - 19%
2 Wish You Were Here (1975) - 17%
3 Animals (1977) - 15,7%
4 The Wall (1979) - 14,3%
5 The Division Bell (1994) - 9%
6 Meddle (1971) - 8,5%
7 The Piper at the Gates of Dawn (1967) - 4,1%
8 Atom Heart Mother (1970) - 4%
9 Obscured by Clouds (1972) - 1,9%
10 The Final Cut (1983) - 1,7%
11 A Momentary Lapse of Reason (1987) - 1,7%
12 A Saucerful of Secrets (1968) - 1,2%
13 More ((1969) - 0,9%
14 Ummagumma (1969) - 0,6%
15 The Endless River (2014) - 0,4
 


A percepção inicial era que Dark Side e The Wall disputariam o primeiro posto, porém a briga foi entre o álbum de 1973 e seus dois sucessores, Wish You Were Here e Animals. The Wall acabou ficando em quarto. As surpresas começam com a presença de The Division Bell na quinta posição, um álbum que marcou muito os fãs nos anos 1990. The Piper at the Gates of Dawn, a aclamada estreia, que muitas vezes é ignorada pelos fãs da fase mais clássica, também foi muito bem, assim como os álbuns onde a banda lapidou a sonoridade que seria apresentada em The Dark Side of the Moon, que foi desenvolvida na dobradinha Atom Heart Mother e Meddle. Os quatro primeiros colocados, que cobrem a produção do Pink Floyd entre 1973 e 1979, formam realmente o quarteto fantástico do grupo e mereceram suas colocações.

Abaixo você tem uma playlist com duas músicas de cada disco da banda (menos de Ummagumma, que é muito fragmentado), bem como o vídeo no canal no YouTube onde comento de forma mais profunda o ranking e todos os discos.


Comentários

  1. Acho q ocorreu isso devido ao público do site, que é focado em fãs. Sendo mais abrangente, indo mais para o comercial, o The wall ficaria em segundo.

    ResponderExcluir
  2. É surreal o fraco e fajuto Division Bell e o lixo descartável A Momentary Lapse of Reason na frente de muitos álbums de maior relevância, conteúdo e honestidade musical...

    ResponderExcluir
  3. more lenda injustiçada

    ResponderExcluir
  4. Segundo os.proprios membros da banda, Wish You Were Here é a.obra.prima do Pink Floyd. Sefundo.Nick Mason, naquela album a musica simplesmente flui.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.