Quadrinhos: O Longo Dia das Bruxas, de Jeph Loeb e Tim Sale (Panini)


Presença obrigatória na lista de melhores histórias do Batman, O Longo Dia das Bruxas foi publicado pela primeira vez em 13 edições mensais que chegaram às bancas entre 1996 e 1997. No Brasil, a série saiu originalmente pela Editora Abril, tem também uma versão em dois volumes que faz parte da coleção do Batman publicada pela Eaglemoss, mas a versão mais conhecida é a edição definitiva lançada pela Panini há alguns anos, e que se tornou um dos best sellers da editora.

O Longo Dia das Bruxas – Edição Definitiva vem com capa dura, 400 páginas e formato 28x19, e traz, além da clássica história escrita por Jeph Loeb e ilustrada por Tim Sale, extras como galeria de capas e uma entrevista com Christopher Nolan e David S. Goyer, respectivamente diretor e roteirista da trilogia cinematográfica que traz Christian Bale com o Cavaleiro das Trevas.

O que temos em O Longo Dia das Bruxas é uma história que se passa no começa da carreira do Batman, e que pode ser encaixada como uma espécie de sequência de Batman: Ano Um, a HQ de Frank Miller e David Mazzucchelli que conta a origem do personagem. Dessa maneira, vemos um herói ainda inexperiente, mas já com suas qualidades ativas e em pleno desenvolvimento, que é confrontado por um assassino serial que faz suas vítimas nos feriados mais marcantes do ano, iniciando a sua saga da matança justamente no Halloween.


O roteiro de Jeph Loeb conta uma trama de mafiosos, com os clãs liderados por Carmine Falcone e Salvatore Maroni se engalfinhando pelas páginas, enquanto o trio formado por Batman, o então capitão Jim Gordon e o jovem promotor Harvey Dent se unem para combater o avanço do crime organizado na cidade. Loeb faz inúmeras referências ao clássico O Grande Chefão, de Francis Ford Copolla, tanto nos diálogos quanto nas cenas, o que dá um clima ainda mais cinematográfico para a HQ. A arte de Tim Sale é um espetáculo e possui um estilo próprio, cartunesco e exagerado em alguns momentos, e que é perfeito para retratar uma Gotham que está fazendo a transição entre as tradicionais famílias mafiosas e os vilões pitorescos que conhecerá no futuro, como Coringa, Pinguim e toda a galeria de opositores do Batman.

O quadrinho de Loeb e Sale também conta a origem do Duas-Caras, um dos vilões mais emblemáticos do Homem Morcego, e faz isso relatando como foi a transformação do virtuoso promotor Harvey Dent, que aos poucos começa a desacreditar nos caminhos tradicionais da justiça e se revela um psicopata doentio. A própria revelação do assassino serial, batizado de Feriado, deixa algumas dúvidas ao final da leitura, pois a dupla criativa faz questão de não ser clara se ele agia sozinho ou se os crimes foram cometidos por mais algumas pessoas.

O Longo Dia das Bruxas proporciona uma ótima leitura com sua trama policial e cheia de mistério, e continua sendo um dos principais cartões de visita para o universo do Batman. Se você quer mergulhar nas histórias do personagem mais popular da DC Comics, aqui está um ótimo começo.

Comentários