Review: Vanilla Ninja – Encore (2021)


O Vanilla Ninja surgiu na Estônia em 2002 e encerrou suas atividades em 2008, período em que gravou quatro álbuns. Após um longo hiato, retornou em 2020 com nova formação e novo disco. Encore foi lançado em 2021 e é o primeiro trabalho da banda em quinze anos, desde Love is War (2006). O CD foi lançado no Brasil pela Hellion Records em uma bela edição digipack de três faces, com direito a pôster e encarte de dezesseis páginas com fotos e todas as letras.

O álbum vem com doze novas canções gravadas por Lenna Kuurmaa (vocal e guitarra), Piret Järvis (guitarra), Katrin Siska (teclado) e Triinu Kivilaan (baixo). Musicalmente, apesar de associada à cena hard e metal, o que ouvimos é um pop rock com guitarras e canções bastante acessíveis, e que não soariam estranhas em um disco de grandes nomes do pop como Demi Lovato e Miley Cyrus, por exemplo. A música de abertura, Gotta Get It Right, deixa isso bem claro. O som é um pop rock na melhor definição do termo, sempre trazendo bons refrãos. 

A banda explora também outros estilos como o country de “No Regrets” e acerta em baladas bem feitas como a grudenta “Faith”. O nível sobe em “Waterfalls”, com excelentes vocais de Lenna, coros e arranjos orquestrados. A música título traz teclados que remetem ao eurodisco, enquanto em “Incredible” ouvimos boas harmonias vocais sobre uma base predominantemente acústica. Há uma grande quantidade de baladas, como sempre, intercaladas com faixas mais energéticas e rockeiras.

Encore é um bom álbum de pop rock, com canções bastante acessíveis e muito bem produzido. E, ainda que não entregue um tipo de música que converse com o meu universo sonoro, é muito bem feito. Há, entre uma parcela do público, notadamente o de rock e metal, a visão de que a música pop é descartável e não é “verdadeira”. Isso é bastante discutível, já que é possível encontrar autenticidade em todos os gêneros musicais, assim como bandas e artistas pré-fabricados pipocam em todos os estilos, inclusive nos “intocados” rock e heavy metal. Independente dessa discussão, se você curte o Vanilla Ninja, tem aqui um álbum consistente para celebrar o retorno da banda.


Comentários