Review: U2 – War (1983)


Terceiro álbum do U2, War foi produzido por Steve Lillywhite e lançado em 28 de fevereiro de 1983 pela Island Records. O disco é considerado o primeiro trabalho abertamente político do U2, principalmente por causa de canções como “Sunday Bloody Sunday” e “New Year's Day”, bem como pelo título, que reflete a percepção da banda sobre o mundo na época. Enquanto os temas centrais dos dois álbuns anteriores, Boy (1980) e October (1981) - ambos também produzidos por Lillywhite -, eram primordialmente a adolescência e a espiritualidade, War focou tanto nos aspectos físicos da guerra quanto nos efeitos emocionais posteriores. Musicalmente, também é mais áspero e agressivo que os dois primeiros LPs do quarteto, o que levou muitos jornalistas a definirem War como o disco onde o U2 transformou o próprio pacifismo em uma cruzada.

Essa abordagem política ficou muito clara em todo o álbum, e suas duas principais músicas são exemplos disso. Em agosto de 1982, Bono e sua esposa Alison passaram a lua de mel na Jamaica. A letra de “New Year's Day” teve origem lá, como uma canção de amor que Bono escreveu para sua amada, mas a faixa foi remodelada mais tarde inspirada pelo sindicado polonês Solidariedade, que lutava pelo fim do regime comunista no país.

Já a música de abertura, “Sunday Bloody Sunday”, é uma raivosa canção de protesto que nasceu de um riff escrito por The Edge em 1982. As primeiras versões da letra escrita por Bono começavam com a frase “não fale comigo sobre os direitos do IRA e do UDA”, referências ao Exército Republicano Irlandês e à Associação de Defesa do Ulster, braços paramilitares católico e protestante, respectivamente, que promoveram diversos atentados na Irlanda e na Irlanda do Norte a partir de década de 1970. A frase foi retirada da letra enquanto a banda desenvolvia a composição. O padrão marcial da bateria de Larry Mullen Jr. na abertura é um dos momentos mais marcantes da carreira do U2 e do rock da década de 1980. Uma das canções mais abertamente políticas da banda, “Sunday Bloody Sunday” descreve o horror sentido por um observador ao presenciar os problemas vividos na Irlanda, concentrando-se principalmente no incidente conhecido como Domingo Sangrento, ocorrido em 1972 na cidade de Derry, onde tropas britânicas atiraram e mataram manifestantes desarmados que lutavam pelos direitos civis.

O garoto da capa de War é Peter Rowen, irmão de Guggi, amigo de infância de Bono. Guggi também construiu uma carreira musical no Virgin Prunes, banda que tinha também em sua formação o guitarrista Dik Evans, irmão de The Edge. Peter também aparece nas capas do EP de estreia da banda, Three (1979); no primeiro disco do grupo, Boy (1981); na compilação The Best of 1980–1990 (1998) e em muitos singles. Bono explicou o raciocínio por trás da capa: “Em vez de colocar tanques e armas, colocamos o rosto de uma criança. A guerra também pode ser uma coisa mental e emocional, não precisa ser necessariamente algo físico”.

Além das clássicas “Sunday Bloody Sunday” e “New Year’s Day”, outros destaques de War são “Seconds” e “Like a Song ...”, ambas com muitos elementos de pós-punk, característica onipresente nos álbuns iniciais de U2. “Drowning Man” é uma linda canção com pegada mais contemplativa, com direito até mesmo a um inusitado violino. Já “Two Hearts Beat As One” é uma das grandes joias esquecidas dos primeiros anos da banda. O álbum fecha com duas belas faixas, começando com “Surrender”, que intitulou a recente autobiografia de Bono, e “40”, com letra inspirada no salmo 40. Vale mencionar que a turnê rendeu o primeiro álbum ao vivo do U2, Under a Blood Red Sky, lançado em novembro de 1983 trazendo uma performance incendiária gravada no Red Rocks Amphitheatre, lendário palco ao ar livre localizado no oeste dos Estados Unidos, no estado do Colorado.

War foi um o primeiro grande sucesso comercial do U2 e conseguiu tirar Thriller (1982), de Michael Jackson, do topo das paradas do Reino Unido, tornando-se o primeiro número 1 da banda em terras britânicas. Nos Estados Unidos, alcançou a 12ª posição. O disco superou a marca de 11 milhões de cópias vendidas em todo o mundo e é um dos álbuns mais aclamados do U2. Historicamente, War marcou o fim da primeira fase do grupo, já que o trabalho que viria a seguir, The Unforgettable Fire (1984), mostraria a banda dando seus primeiros passos na cultura norte-americana e apresentaria uma sonoridade mais épica e grandiosa.

O U2 mais inocente e soando quase como uma banda de garagem deu o seu adeus em War, e essa despedida foi tão marcante que continua reverberando até hoje.


Comentários