Quadrinhos: Lucky Luke - Procurado, de Matthieu Bonhomme (2022, Trem Fantasma)


Em Lucky Luke: Procurado, Matthieu Bonhomme apresenta a segunda parte - e até agora última - da sua reinvenção do cowboy criado por Morris em 1946. Extremamente popular no mercado franco-belga, Lucky Luke merece mais reconhecimento no Brasil e estes álbuns de Bonhomme publicados pela editora Trem Fantasma são uma excelente porta de entrada.


Na trama, Luke se vê procurado por caçadores de recompensa ao mesmo tempo em que conhece três belas irmãs chamadas Angie, Bonnie e Cherry, que estão sendo atacadas por índios. Ele decide ajudá-las e acaba envolvido em uma disputa entre as irmãs, com cada uma querendo conquistar o seu coração.

A história é, na verdade, uma grande fuga por paisagens áridas cheias de desafios, com Luke vivendo uma grande aventura ao lado de Angie, Bonnie e Cherry. Há, ao longo do quadrinho, tanto a desconstrução da imagem da mulher frágil e dependente retratada costumeiramente no Velho Oeste, já que as três irmãs sabem muito bem cuidar de si mesmas, como também a exposição de um tema sempre relevante que é o assédio, aqui mostrado através de um grupo de foras da lei que obriga as garotas a realizarem suas vontades - nada muito pesado, porém incômodo.



Ao longo da HQ temos também pequenos momentos de humor, e, assim como na edição anterior escrita e ilustrada por Bonhomme, a luta de Luke contra o vício em tabaco. O fumo é um traço marcante da interpretação clássica do personagem e que, por uma decisão editorial alinhada aos tempos atuais, aqui foi substituído por outro elemento.


A arte de Bonhomme é incrível e o roteiro foi muito bem desenvolvido, apresentando algumas reviravoltas interessantes. O formato gigantesco do quadrinho (33x24,5 cm) torna a experiência de leitura muito gratificante, além de a edição ser bastante bonita, em capa dura e 80 páginas, com tradução de Simone Carvalho.

Há um pequeno e quase imperceptível erro de revisão na história, porém os extras, que trazem uma entrevista com o autor, estão, infelizmente, com diversos erros ortográficos.

Se você gosta de histórias de cowboys, Lucky Luke tem tudo para se tornar um dos seus personagens favoritos.

Comentários