Review: Loudness – Thunder in the East (1985)


Apontar os motivos que levam uma banda a alcançar o sucesso pode parecer fácil, porém não é tão simples assim. Basta, para isso, tentar entender as razões que fizeram artistas com qualidade tão alta quanto não alcançarem o reconhecimento de artistas aclamados em todo o planeta. O Loudness é um exemplo clássico disso quando pensamos no hard rock e no heavy metal dos anos 1980. Com uma discografia vasta e ótimos trabalhos no currículo, é o tipo de bandas que todo mundo ouviu falar, mas pouca gente parou para efetivamente escutar.

Isso pode mudar com o lançamento de Thunder in the East no Brasil. Quinto trabalho do quarteto japonês, foi o primeiro álbum da banda a ser lançado nos Estados Unidos e também o primeiro a ter todas as canções cantadas em inglês. Produzido por Max Norman (Ozzy Osbourne, Megadeth, Savatage), apresentou o grupo para o público ocidental em grande estilo.

Tendo no guitarrista Akira Takasaki a sua figura central, o Loudness também contava na época com o ótimo vocalista Minoru Nihara, o baixista Masayeshi Yamashita e o baterista Munetaka Higuchi. Guitar hero por excelência, Takasaki sempre foi o cérebro criativo da banda, compondo praticamente todas as músicas e entregando riffs e solos que o tornaram um lenda cultuada quanto falamos no instrumento.

Thunder in the East era inédito no Brasil em CD e ganhou a sua primeira edição no formato pela Wikimetal, seguindo o padrão da gravadora com uma embalagem slipcase (luva protetora). O encarte de quatro páginas traz todas as letras. Mas o que realmente importa é o conteúdo musical, e ele é excelente. 

Lançado no final de janeiro de 1985, o álbum traz dez faixas excelentes e que não ficam devendo nada para discos aclamados que vieram ao mundo no mesmo período. Entre elas, destaque imediata para a canção de abertura, “Crazy Nights”, maior clássico e grande hit do Loudness. Mas a banda vai além e mostra talento muito acima da média em outras composições ótimas como “Like Hell”, “Heavy Chains”, “Get Away”, “We Could Be Together”, Run For Your Life, “No Way Out” e a balada “Never Change Your Mind”. O som é aquela deliciosa união entre hard rock e heavy metal peculiar do som pesado da década de 1980, com uma proliferação de refrãos fortes, linhas vocais cativantes e muita melodia, tudo conduzido pela guitarra super talentosa de Akira Takasaski.

Embora esteja bastante associado com a sonoridade de uma época, Thunder in the East continua soando refrescante quase quarenta anos após chegar às lojas. Aproveite que o álbum finalmente desembarcou no mercado brasileiro e adquira esta preciosidade para a sua coleção.


Comentários