Dokken em Back for the Attack (1987): técnica, melodia e o peso de um clássico do hard & heavy


Poucos discos representam tão bem o espírito do hard rock melódico dos anos 1980 quanto Back for the Attack, lançado pelo Dokken em novembro de 1987. É um álbum que equilibra com precisão a fúria instrumental do heavy metal com os refrãos marcantes e ganchos melódicos do hard rock, entregando uma sonoridade polida, poderosa e, acima de tudo, madura.

Este é o quarto trabalho de estúdio da banda, e também o último da formação clássica antes de sua primeira separação em 1989: Don Dokken nos vocais, George Lynch na guitarra, Jeff Pilson no baixo e Mick Brown na bateria. E é justamente nesse momento que o Dokken atinge o auge de sua coesão artística e técnica.

Logo de cara, “Kiss of Death” abre o disco com uma intensidade surpreendente — riffs afiados, vocais carregados de tensão e uma crítica política embutida na letra, algo relativamente incomum para a banda. A faixa já dá o tom do que está por vir: um álbum mais sombrio e sofisticado que seus antecessores. Na sequência, músicas como “Prisoner”, “Heaven Sent” e “Burning Like a Flame” reafirmam a capacidade do grupo de criar canções pegajosas, mas com arranjos ricos e produção detalhada. George Lynch, em especial, está em estado de graça — seus solos são criativos, técnicos e cheios de personalidade, com destaque para o uso de harmônicos e escalas exóticas, marcas registradas de seu estilo. A instrumental “Mr. Scary” talvez seja o melhor exemplo disso.

O disco ainda conta com “Dream Warriors”, composta especialmente para o filme A Hora do Pesadelo 3 (A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors), um hit que ajudou a catapultar a banda ainda mais para o mainstream e conquistou um lugar permanente na memória afetiva dos fãs da época.


Com produção de Neil Kernon e mixagem de Michael Wagener, o álbum traz um som grandioso, com camadas bem definidas e uma energia contínua ao longo das 13 faixas — uma tracklist generosa para a época. É uma obra ambiciosa, talvez um pouco longa, mas que nunca perde o fôlego.

Apesar do sucesso comercial — Back for the Attack alcançou o Top 20 na Billboard e foi certificado como platina, superando a marca de 1 milhão de cópias vendidas nos Estados Unidos —, o disco marcou também o início das tensões internas que culminariam no fim da banda logo após o lançamento do álbum ao vivo Beast from the East (1988).

Ainda assim, Back for the Attack permanece como o ponto alto criativo do Dokken. Um álbum que combina técnica refinada, feeling melódico e uma produção primorosa — qualidades que o colocam entre os grandes clássicos do hard & heavy dos anos 1980.

O álbum foi lançado em vinil no Brasil em 1988, mas a primeira edição em CD saiu apenas em 2023 através da parceria entre a Warner Music e a Wikimetal, em uma bonita edição em slipcase.

Comentários

  1. disco lindo, belo, com grande performance de todos os músicos, principalmente George Lynch que estava no seu auge tecnico e criativo, prestem atenção no instrumental magnifico de "cry of the gypsy", por baixo da bela melodia vocal de Don Dokken ouvimos George solar maravilhosamente por quase toda a duração da canção; disco coeso com, talvez, apenas uma canção bem genérica, "burning like a flame", que foi um dos singles do album mas não faz jus a seu status, de resto um dos melhores traballhos daquela era, meu preferido da banda, hard'n heavy americano oitentista, pejorativamente "entitulado" por críticos e fãs obtusos e preconceituosos como "hair metal"

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