Em 1975, o Aerosmith ainda era visto como uma promessa dentro do cenário do rock americano. Embora já tivessem dois álbuns lançados – a estreia autointitulada de 1973 e Get Your Wings (1974) -, foi com Toys in the Attic que a banda realmente estourou nas paradas, especialmente graças ao sucesso do single “Walk This Way”. O disco marcou o momento em que Steven Tyler e companhia deixaram de ser apenas “os Rolling Stones americanos” e passaram a ter uma identidade própria.
O álbum foi gravado nos estúdios Record Plant, em Nova York, com a produção de Jack Douglas, figura-chave na sonoridade da banda nessa época. Toys in the Attic se destaca pela fusão entre o hard rock de base blues com uma energia quase punk e letras cheias de humor ácido, sensualidade e caos juvenil.
A faixa-título é uma explosão de adrenalina. Um hard rock direto e sujo, com riffs cortantes de Joe Perry e Brad Whitford. Um ótimo cartão de visitas que já mostra a evolução da banda desde seus dois primeiros discos. “Uncle Salty” vem a seguir e é uma das composições mais sombrias e subestimadas da banda. A letra toca em temas pesados, como abuso infantil e abandono, contrastando com uma melodia melancólica e bem arranjada.
Toys in the Attic não só consolidou o Aerosmith como uma das maiores bandas americanas da década de 1970, mas também antecipou várias tendências do rock das décadas seguintes. A mistura de riffs pesados com grooves dançantes, o flerte com o funk e a irreverência lírica abriram caminho para movimentos como o glam metal dos anos 1980 e o crossover com o hip hop.
É um álbum que combina técnica, atitude, energia crua e até uma pitada de sofisticação. Um verdadeiro divisor de águas para o Aerosmith — e para o rock americano.
um dos maiores albuns da história do rock, talvez o maior e melhor album dessa maravilhosa e saudosa banda, com a mais bela balada da história do hard rock, you see me crying, emocionante e melódica até a medula, em minha visão
ResponderExcluirEste é certamente o melhor disco dos Aeroboys em sua fase inicial, mas eu ainda prefiro o Pump (1989).
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