Discos Fundamentais: Dave Brubeck Quartet - Time Out (1959)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Além de ser um dos álbuns mais populares da história do jazz, Time Out é também um trabalho fundamental para o estilo. Gravado pelo pianista Dave Brubeck ao lado dos excepcionais Paul Desmond e Joe Morello, o quarteto era completado pelo seguro Eugene Wright no baixo.

O trabalho tem sete faixas, sendo que duas delas são peças fundamentais para o desenvolvimento do cool jazz. "Blue Rondo A La Turk" contém um arranjo matemático, com Brubeck desenvolvendo variações dentro do arranjo. O estilo de Dave, que toca o seu piano de uma forma quase percussiva, funciona como o coração da canção, criando uma base sólida para os demais integrantes alçarem vôos sem limites.

Paul Desmond, instrumentista brilhante e criativo, é, ao lado de Brubeck, o personagem principal de Time Out. A liberdade e a sensibilidade que saem de cada nota de seu sax são tão grandes que, mesmo ouvindo o álbum inúmeras vezes, a cada nova audição somos surpreendidos por novas sensações.

O brilho de Desmond fica escancarado em "Take Five", composição de sua autoria e uma das mais conhecidas do jazz. Brilhante e única, "Take Five" por si só justificaria a inclusão de
Time Out entre os grandes álbuns do século XX. Uma faixa perfeita, com solos antológicos de Paul Desmond e Joe Morello.

O piano de Dave Brubeck, preciso e repleto de malícia e feeling em diversos momentos do álbum, conduz
Time Out ao posto de álbum funcamental da história da música. Além disso, o disco tem a rara qualidade de ser um trabalho que cativa e agrada até o ouvinte não habituado ao estilo que contém, e, por essa razão, é indicado por muitos como porta de entrada para o jazz.

Clássico e fundamental.


Faixas:
A1. Blue Rondo a la Turk - 6:44
A2. Strange Meadow Lark - 7:22
A3. Take Five - 5:24

B1. Three to Get Ready - 5:24
B2. Kathy's Waltz - 4:48
B3. Everybody's Jumpin' - 4:23
B4. Pick Up Sticks - 4:16

Comentários

  1. esse disco é maravilhoso. tenho até em cd!

    grande blog.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Por sua culpa, comprei a edição de 50 anos deste CD, que vem com mais outro CD ao vivo e um DVD. Mas o que me chamou a atenção é que eu estava ouvindo "Kathy's Waltz" e, de 1:01 a 1:06, parece que a banda emendou "All My Loving" dos Beatles como música incidental. Aí cai a ficha: o disco é anterior aos Beatles. Então fica a dúvida: será que Paul se inspirou nessa música? A sequência de notas é a mesmíssima. Já procurei e, como eu previa, mais gente na Internet observou essa semelhança. Abração!

    ResponderExcluir
  3. Emílio, vou verificar isso que você escreveu, com certeza.

    E esse disco é fantástico. Se o fiz conhecê-lo, fico muito feliz.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.