Discos Fundamentais: Dio - Holy Diver (1983)


Por Alessandro Cubas
Colecionador
Collector´s Room

Após ter integrado a banda Elf e ter tido passagens históricas pelo Rainbow e pelo Black Sabbath, Ronnie James Dio se aventurou pela primeira vez em vôo solo. Holy Diver foi o título escolhido para este trabalho, onde Dio contou com competentes músicos e que dispensam maiores comentários, como o guitarrista Vivian Campbell, o baixista e tecladista Jimmy Bain e um monstro das baquetas, Vinnie Appice.

Holy Diver nos traz clássicos e mais clássicos que ficaram eternizados na voz do baixinho. O álbum abre de forma explosiva com a agitada “Stand Up and Shout”, com um riff inspirado de Campbell e uma levada contagiante. A faixa-título vem já na sequência e é um dos maiores clássicos do vocalista. O riff nos lembra bastante a música “Heaven and Hell”, que Dio gravou com o Black Sabbath em 1980, porém mais pesada e com uma levada mais marcante.

Ainda temos “Gypsy” e “Caught in the Middle”, novamente com ótima participação de Campbell, e na sequência “Don’t Talk to Strangers”, que começa com uma bela balada para depois cair em um envolvente heavy metal.

“Straight Through the Heart” e “Invisible” antecedem outro grande clássico, “Rainbow in the Dark”. Quem não conhece aquela introdução de teclado? O álbum fecha com “Shame on the Night”. Holy Diver pode seguramente ser considerado uma obra-prima do metal, onde podemos destacar todas as faixas.

O disco ainda apresenta uma bela capa, cortesia de Randy Berrett, porém a mesma possuía um contesto talvez um pouco chocante para a época em que foi lançada.

Destacar a performance de Dio, não só neste álbum mas em boa parcela de sua discografia, é chover no molhado. O baixinho é um dos melhores vocalistas do mundo e mesmo hoje, com o peso da idade, continua nos surpreendendo, como no mais recente álbum do Heaven and Hell,
The Devil You Know.

No ano de 2006 Dio ainda lançou o álbum
Holy Diver Live, gravado ao vivo com o track list do disco tocado na integra, só comprovando ainda mais a importância deste registro de 1983. Holy Diver Live ainda nos traz um segundo CD com músicas, também ao vivo, de sua carreira no Rainbow e no Black Sabbath.

Após o lançamento de
Holy Diver Dio gravou outro grande álbum que deve ser conferido, The Last in Line, de 1984, mas isso já é assunto para outro dia.


Faixas:
A1. Stand Up and Shout - 3:15
A2. Holy Diver - 5:54
A3. Gypsy - 3:39
A4. Caught in the Middle - 4:15
A5. Don't Talk to Strangers - 4:53

B1. Straight Through the Heart - 4:32
B2. Invisible - 5:26
B3. Rainbow in the Dark - 4:15
B4. Shame on the Night - 5:20

Comentários

  1. Bela resenha!

    Este disco pra mim sintetiza o que é o heavy metal, tanto musicalmente quanto liricamente.

    Na minha opinião, os três primeiros discos da banda Dio são fundamentais para quem curte heavy metal.

    Abraços e fico aqui no aguardo da resenha do Last in Line

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.