Lemmy: 49% Motherfucker, 51% Son of a Bitch (2010)


Por João Renato Alves

Meninos, eu vi! A figura ameaçadora. O cara que ensinou a todos como ser mau. Em um filme contando sua vida, Lemmy pareceu o mais simples que poderia ser junto a nós, meros mortais. E era preciso que fosse. Afinal de contas, ninguém atinge tamanha magnitude usando uma máscara. E a equipe de produção consegue captar a essência de Ian Kilmister com maestria. Interessante destacar que a coisa toda funciona como um ciclo, como veremos nos próximos parágrafos.


Tudo começa com Lemmy em seu apartamento na Califórnia levando a vida à sua maneira, saindo para comprar CDs, indo ao lendário Rainbow Bar & Grill e contando histórias. Entre elas, sobre como conheceu o rock, quando viu os Beatles ao vivo e suas influências. No meio tempo, vai para Las Vegas jogar e encontrar seu grande amigo Dave Grohl. Com ele, grava uma versão para “Run, Rudolph Run”, canção natalina imortalizada por Chuck Berry, produzido por Bob Kulick. Na volta, mostra sua coleção de artigos de guerra, além de mandar ver pilotando um genuíno tanque alemão. Um momento interessante é quando pela primeira vez expõe detalhes sobre a relação com Paul, seu filho, que aparece em outros momentos dando depoimentos reveladores. Atenção para quando eles contam com quem a mãe do rapaz perdeu a virgindade, pode surpreender.

Ao abordar sua carreira de músico, somos levados ao País de Gales, na escola onde tudo começou com o The Rockin’ Vickers. Impagável ver Lemmy com aquele visual típico da época, todo comportado. O Hawkwind ganha sua parte, onde é possível notar que o rompimento foi cheio de mágoas. Ainda há espaço para o Head Cat, projeto de rockabilly com Slim Jim e Danny B, além das participações especiais com o The Damned e o Metallica.

Mas é óbvio que o maior espaço é destinado ao Motörhead. Infelizmente, dos membros antigos, apenas Fast Eddie Clark comparece. Mesmo assim, é demais notar a influência da banda sobre os mais variados músicos. Outro fato interessante é reparar como a equipe que viaja com o grupo é próxima a Lemmy. Entre eles, o brasileiro Roger de Souza, o Dgério, atual Stage Manager. Entre shows, backstages e passagens de som, somos realmente apresentados ao estilo de vida do líder. Aliás, são essas pessoas que, no encerramento, falam sobre a personalidade de Lemmy, fechando o ciclo abordado no começo do texto.

Para encerrar, não pode ser insignificante um filme que traz, exaltando o homenageado, as seguintes figuras: Dave Navarro, Nikki Sixx, Duff McKagan, Slash, Dee Snider, Scott Ian, Ozzy Osbourne, todo o Metallica, Steve Vai, Joan Jett, Dave Grohl, Alice Cooper, Jason Newsted, Henry Rollins, Mick Jones, Peter Hook, Mike Inez, Dave Ellefson, Matt Sorum, Marky Ramone, Ice-T e Pepper Kennan, entre muitos outros. Coisa de quem não é chamado de deus à toa.



Comentários