21 de abr de 2012

Lothlöryen: assista o clipe de "Face Your Insanity"

sábado, abril 21, 2012


O Lothlöryen, uma das melhores bandas de heavy metal em atividade no Brasil, divulgou o clipe da faixa "Face Your Insanity", presente em seu novo álbum, Raving Souls Society, lançado em março pela Shinigami Records. 


Confira abaixo o vídeo e vá atrás do disco, que está muito bom, com uma pegada bem mais moderna que os trabalhos anteriores do grupo:

Metal Open Air: festival é cancelado

sábado, abril 21, 2012


Como já se especulava devido ao grande número de confusões e desistência de artistas, o festival Metal Open Air acaba de ser cancelado. O motivo alegado é a falta de pagamento para a empresa responsável pela sonorização. Há poucos instantes atrás, o Anthrax anunciou o cancelamento da sua participação no evento pela mesma razão. A organização ainda não se pronunciou de forma oficial, mas espera-se que faça isso dentro de instantes.


Neste momento, a tropa de choque da Polícia Militar do Maranhão está no local. Sinceramente, espero que não ocorra nenhum tipo de violência e que os milhares de headbangers que estão e se deslocaram até São Luís voltem para casa em segurança.


Lastimável e profundamente lamentável. Que a justiça intime os responsáveis por essa falcatrua gigantesca, a Lamparina Produções e a Negri Concerts.

Anthrax cancela show no Metal Open Air

sábado, abril 21, 2012


O Anthrax acaba de cancelar a sua participação no Metal Open Air. A banda alegou falta de equipamento no palco para o cancelamento. O grupo norte-americano era um dos mais esperados do evento, devido à otima repercussão de seu último disco, Worship Music, lançado em 2011 e que marcou o retorno do vocalista Joey Belladonna.


Segundo a Top Link, responsável pelas demais datas da banda no país, os outros shows da turnê brasileira do grupo - no Rio de Janeiro dia 22/04, em Porto Alegre dia 25/04 e em São Paulo dia 27/04 -, acontecerão sem problemas.

Ouça música inédita de Dimebag Darrell

sábado, abril 21, 2012


Um vídeo da Elephant Brand Skateboards publicado no último dia 19 de abril no YouTube sobre o lançamento de linha de skates dedicada a Dimebag Darrell (Pantera, Damegeplan) traz uma música inédita tocada e cantada pelo falecido guitarrista. Intitulada "Twisted", a composição não saiu em nenhum item oficial até hoje, e é uma espécie de metal country. 


Assista, ouça e emocione-se:

Mortad: assista o clipe de "The Voice"

sábado, abril 21, 2012


Os ingleses do Mortad lançaram o clipe da faixa "The Voice", presente em seu disco de estreia, The Myth of Purity. O álbum só está disponível, por enquanto, através da Metal Hammer, que encartou o CD em uma de suas últimas edições, mas deve chegar às lojas até a metade do ano.


Enquanto isso, conheça o som da banda assistindo o clipe no player abaixo:

Enquete da semana: o melhor álbum de metal de 2008

sábado, abril 21, 2012


O resultado foi o esperado: ganhou Death Magnetic, do Metallica. Quero fazer um comentário sobre isso: as enquetes que envolvem grandes nomes, com um número imenso de fãs como o Metallica e o Iron Maiden, geralmente apresentam resultados finais distorcidos da realidade. As duas bandas estão gravando discos bons atualmente, pelo menos na minha opinião, porém distantes de seus maiores clássicos. Na hora de votar, use a cabeça e não o coração, e teremos resultados finais mais confiáveis.


Confira abaixo o resultado final da enquete desta semana:


Metallica – Death Magnetic - 40%
Motörhead - Motorizer - 23% 
Testament – The Formation of Damnation - 23% 
Cynic – Traced in Air - 20%
Cavalera Conspiracy – Inflikted - 19%
Opeth – Watershed - 18%
Amon Amarth – Twilight of the Thunder God - 15%
Krisiun – Southern Storm - 15%
Moonspell – Night Eternal - 15%
Avantasia – The Scarecrow - 14%
Trivium - Shogun - 13%
Gojira – The Way of All Flesh - 9%
In Flames – A Sense of Purpose - 9%
Judas Priest – Nostradamus - 9%
Blaze – The Man Who Would Not Die - 8%
Ihsahn – angL - 7% 
Meshuggah – obZen - 7%
Vader – XXV - 7%
Warrel Dane – Praises to the War Machine - 7%
Enslaved – Vertebrae - 5%
Volbeat – Guitar Gangsters & Cadillac Blood - 5%
Grand Magus – Iron Will - 3%
Sabaton – The Art of War - 3%
Scar Symmetry – Holographic Universe - 3% 
Cradle of Filth – Godspeed on the Devil's Thunder - 2%
Iced Earth – The Crucible of Man - 2%
Septic Flesh – Communion - 2%
Firewind – The Premonition - 1%
Thyrfing – Hels Vite - 1%

O festival de atrocidades e desrespeito do Metal Open Air

sábado, abril 21, 2012


Era para ser uma festa. Virou um pesadelo. Você já deve estar sabendo de tudo o que rolou nos últimos dias envolvendo o Metal Open Air, mas é bom relembrar para não esquecer tão cedo a tremenda falcatrua que se transformou o festival organizado pela Lamparina Produções e pela Negri Concerts. 


Treze das quarenta bandas - Saxon, Venom, Rock’n’Roll All Stars, Shadowside, Headhunter DC, Stress, Terra Prima, Obskure, Unearthly, Expose Your Hate, Attomica, Andre Matos e Ratos de Porão, isso sem falar no Krisiun, que percebeu a furada e saltou fora meses antes - cancelaram as suas apresentações na véspera, todas alegando a falta de pagamento dos cachês - com exceção do Venom, que justificou a sua ausência com uma história espatafúrdica de que os vistos da banda teriam sido enviados para a África, e não para o Brasil. E prepare-se, porque não será nada surpreendente se mais nomes cancelarem os seus shows durante este sábado e domingo.


O camping, vendido com um diferencial nos pacotes de ingressos, está localizado dentro dos estábulos do Parque da Independência, local do festival. Quem ficou no local teve que dividir espaço com o onipresente odor de fezes de animais. Nas primeiras horas de sexta-feira, 20/04, data do início do MOA, não havia água e nem luz para as milhares de pessoas que estavam ali. Depois isso foi corrigido, mas havia apenas UM vaso sanitário e UM chuveiro disponíveis no camping, o que fez com que várias pessoas tivessem que tomar banho na área reservada para os cavalos beberem água.


Não havia seguranças no festival, porque as empresas contratadas para realizar essa tarefa ordenaram que os seus funcionários se retirassem do parque devido a falta de pagamento pelos organizadores. Detalhe: o Parque da Independência fica próxima a uma favela. O mesmo ocorreu com quem forneceria a alimentação, que ficou reduzida a uma “churrascaria” precária, como você pode ver na foto abaixo. Além disso, recebemos dezenas de relatos de pessoas que estavam no local e diziam que era impossível comer qualquer coisa devido ao cheiro de fezes de animais que dominava a área. Colegas de imprensa e fãs que estão no MOA desabafam, dizendo que se sentem inseguros com as condições de segurança do local. E, pra fechar com chave de ouro, tive que ler comentários imbecis postados em redes sociais por quem não é fã do estilo com coisas como "O heavy metal não cultua o caos? porque estão reclamando do que está acontecendo no Metal Open Air?".



Em relação às bandas, o amigo Bruno Sanchez já escreveu de forma brilhante sobre o comportamento lamentável dos dois auto-intitulados maiores expoentes, porta-vozes e defensores do heavy metal brasileiro, Edu Falaschi e Thiago Bianchi - leia aqui. Mas tem mais: segundo informações que levantamos, Almah, Shaman e Korzus tocaram de graça no MOA em troca de destaque e benefícios em sites e revistas nacionais. Isso nos foi relatado pessoalmente por um dos roadies de uma das bandas, e comprovado por Edu Falaschi em seu discurso indignado depois que a produção cortou o som no final do show do Almah, quando o vocalista mandou os organizadores para aquele lugar e declarou que estava tocando de graça e havia pago as passagens da banda com dinheiro do seu próprio bolso.


Uma das coisas que mais me surpreendeu nesse festival de horrores que aconteceu quinta e sexta-feira foi a forma como tudo foi tratado pelos principais veículos especializados em heavy metal aqui do Brasil. Enquanto grandes portais e revistas e sites não especializados relatavam o caos que ocorria em São Luís citando a Collector’s Room como fonte - leia aqui as matérias do Terra, UOL e Rolling Stone - os sites e revistas especializados em música pesada não noticiavam nada, calando-se para o caos. Apenas a Collector’s e os amigos da Van do Halen estavam informando sobre o que rolava. 


Nessas horas, é preciso deixar de lado o protecionismo e os interesses econômicos - afinal, a Negri Concerts era uma das principais promotoras de shows de heavy metal no Brasil, mas duvido que consiga se manter com esse status depois de todas as confusões ocorridas no Metal Open Air - e agir com rigor jornalístico, apurando e noticiando os fatos, tendo apenas um compromisso: com os leitores. Foi que isso que nós da Collector’s e da Van, que somos apenas dois blogs “insignificantes” perto de publicações e sites muito maiores e com muito mais repercussão, fizemos, enquanto a maioria ficou calada, sabe-se lá porque. 


O corporativismo da cena heavy metal brasileira é nojento. “Eu não falo mal de você, você não fala mal de mim, e juntos arrancamos dinheiro desses fãs idiotas”: é assim que a maioria pensa, infelizmente, e é isso que faz com que as coisas não andem para frente. Numa realidade assim, dominada por nomes veteranos e que agem como coronéis fechando portas para quem ousa ir contra os seus interesses, pensar e agir de forma independente é arriscado, porém extremamente recompensador. Uma parcela cada vez maior do público tem percebido isso, e apoiado, de forma cada vez mais forte e presente, quem possui essa atitude. Leia também este texto publicado na Van do Halen sobre o tema.


Fiquei muito triste e desapontado com todos os acontecimentos que rolaram no MOA. Sem dúvida alguma, a maior vergonha da história do heavy metal aqui no Brasil. Os responsáveis pela Lamparina Produções e pela Negri Concerts deveriam ser investigados  e responsabilizados por sua má fé, irresponsabilidade e desrespeito com quem foi ao Metal Open Air. Pra fechar com chave de ouro, um dos donos da Negri ainda teve a capacidade de xingar quem estava noticiando o show de erros e falhas do festival através de seu twitter - veja aqui.


Mas as coisas ainda podem ficar piores do que já estão. A Negri está promovendo, além do Metal Open Air, diversos outros shows em São Paulo com bandas que estão no festival. No entanto, inexplicavelmente, o show conjunto entre o Blind Guardian e o Grave Digger, que estava marcado para o dia 23 de abril no Credicard Hall, sumiu da programação presente no site da casa. Além disso, comenta-se de maneira ainda extra-oficial que as duas bandas alemãs, que tocam sábado, 21 de abril, no MOA, também cancelarão os seus shows no festival. Fala-se também que as participações do Anthrax e do Annihilator no Metal Open Air, assim com as suas apresentações na capital paulista, estão por um fio. Tem gente indo até mais longe, dizendo que todos os show agendados pela Negri Concerts em outros locais do Brasil envolvendo as bandas presentes no festival serão cancelados nos próximos dias.


Tudo isso terá, infelizmente, um impacto pra lá de negativo em toda a cena. Os shows com bandas internacionais estavam virando rotina aqui no Brasil, com o país se transformando em rota obrigatória. Porém, a imensa falcatrua com que os orgaizadores do MOA trataram os grupos - incluindo aí um cara do porte de Gene Simmons, respeitado e ouvido com atenção em todo o planeta -, terá, inevitavelmente, um revés sobre o mercado de shows de nosso país. Tomara que eu esteja errado, mas é bem provável que as portas que levaram anos para serem abertas se fechem um pouco, com as bandas pensando duas vezes antes de virem tocar aqui, exigindo garantias muito maiores das que estavam impondo nos últimos anos.

Espero que quem foi ao Metal Open Air, apesar dos pesares, assista bons shows e, acima de tudo, volte em segurança para casa. E, em relação aos (ir)responsáveis pelo evento, a única atitude possível é que a justiça entre na jogada e faça-os pagar legalmente todos os prejuízos, tanto financeiros como morais, que causaram aos milhares de fãs que se deslocaram até São Luís.

20 de abr de 2012

Metal Open Air: Rock’n’Roll All Stars cancelado e mais notícias nada animadoras sobre o festival

sexta-feira, abril 20, 2012


Após 5 horas de atraso e 11 bandas canceladas - a saber: Venom, Saxon, Atomica, Expose Your Hate, Ânsia de Vômito, Hangar, Headhunter DC, Obskure, Stress, Terra Prima e Unearthly -, o Metal Open Air finalmente começou com os canadenses do Exciter no palco.


Mas as notícias que chegam continuam sendo nada animadoras. O Procon de São Luís foi ao local do show fazer a sua vistoria habitual e verificou que água e luz estão finalmente funcionando, porém há apenas um chuveiro e um vaso sanitário em funcionamento, o que levou parte do público a tomar banho nos bebedouros dos cavalos localizados no estábulo do parque - lugar transformado em camping pela organização do evento.


Respire fundo, porque as coisas ficam ainda piores. Misteriosamente, o nome das bandas Blind Guardian, Annihilator, Anvil e Glenn Hughes sumiram da página oficial do festival - clique aqui e confira. Isso, levando-se em conta os recentes cancelamentos de diversos grupos, todos alegando falta de pagamento dos cachês, levanta a séria dúvida e a grande suspeita de que estes quatro grupos devem cancelar os seus shows no MOA dentro de algumas horas. Além disso, a banda norte-americana Anthrax desembarcou às 11 da manhã no aeroporto de Guarulhos e não havia ninguém da produção do Metal Open Air esperando o grupo, como havia sido previamente combinado. O quinteto ficou no aeroporto até às duas da tarde, mas, aparentemente, conseguiu embarcar para São Luís e fará o seu esperado show.


Tem mais: a banda de Andre Matos também está enfrentando sérias dificuldades com a produção do evento, conforme relatado pelo guitarrista Hugo Mariutti - leia aqui. É muito provável que Andre e seu grupo cancelem a apresentação no MOA, assim como o Matanza e o Ratos de Porão, que passam por dificuldades similares.


(clique na imagem para ampliar)

Mas ainda fica pior: Shannon Tweed, esposa de Gene Simmons, acabou de postar no Twitter uma mensagem dizendo que o produtor do show não está sendo localizado pelos músicos e equipe do Rock’n’Roll All Stars, e que o combo de Simmons não irá subir no palco para o show mais esperado do festival, cancelando a sua apresentação. A banda une integrantes e ex-integrantes do Kiss, Def Leppard, Guns N’ Roses, Skid Row, The Cut, Alice in Chains e outras bandas ícones do rock.
O que era para ser histórico se transformou em um vexame de proporções épicas. Só espero que as más notícias parem por aqui, e que quem se dirigiu até São Luís para assistir os shows volte são e salvo para casa.


Agradecimentos especiais aos amigos Bruno Sanches e Sergio Martins pela preciosa ajuda para levantar informações sobre o MOA, porque o que não faltam são notícias desencontradas.


Voltamos a qualquer momento com mais informações.

Feistodon: ouça a colaboração entre Mastodon e Feist

sexta-feira, abril 20, 2012


Um dos itens mais legais da edição 2012 do Record Store Day é o compacto que une o Mastodon e a cantora Feist (capa acima). O grupo norte americano fez uma versão para a faixa “A Commotion”, da vocalista, enquanto Feist reinterpretou “Black Tongue”, música de abertura do último disco da banda. O mais legal é que ambas as composições foram viradas de ponta cabeça.


Ouça abaixo:

 

Documentário conta a história do rap

sexta-feira, abril 20, 2012


Dirigido por Ice T, o documentário Something from Nothing: The Art of Rap, conta a história do ritmo nascido nos guetos norte-americanos e que revolucionou o pop. Com depoimentos de ícones do estilo como Afrika Bambaataa, B-Real, Dr. Dre, Eminem, Ice Cube, Kanye West, KRS-One e outros - além do próprio Ice-T -, o documentário estreará dia 15 de junho nos Estados Unidos.


Independentemente de você gostar ou não do gênero, assistir é fundamental para entender e saber mais sobre um estilo que mudou não apenas a forma como a música pop passou a ser produzida, como influenciou diversos outros estilos como o rock, o heavy metal e o jazz.

Assista o trailer abaixo:

Paradise Lost na nova edição da Decibel

sexta-feira, abril 20, 2012


O Paradise Lost está na capa da nova edição da Decibel. A chamada classifica a banda como "a mais subestimada" do heavy metal, enquanto a matéria conta tudo sobre o novo disco do quinteto, o excelente Tragic Idol. Além disso, a revista vem com um vinil flexi disc com a inédita "The Last Fallen Saviour", gravada durante as sessões do novo álbum.





A edição 92 da Decibel traz também matérias como o making of do clássico Vulgar Display of Power do Pantera, High on Fire, Torche, Unsane, Prong e muito mais.


A Decibel é publicada mensalmente desde outubro de 2004. A publicação americana segue uma linha editorial voltada ao metal extremo.


Para comprar a nova edição, clique aqui.

Mais informações sobre o caos no Metal Open Air

sexta-feira, abril 20, 2012


Durante toda a quinta-feira, recebi diversos relatos sobre os problemas apresentados pelo Metal Open Air, festival que acontece neste final de semana em São Luís, no Maranhão. Para dar uma geral da situação geral das coisas, compilei tudo o que consegui levantar e averiguar. 


Que fique claro que tudo que está escrito abaixo tem a função apenas de informar quem foi, pretende ir ou está interessado no MOA. Sempre apoiei o festival aqui na Collector’s Room, inclusive revelando, com exclusividade e em primeira mão, quais bandas tocariam no evento muito antes do anúncio oficial


Portanto, quero acreditar que tudo o que está escrito abaixo sejam apenas especulações, mas, ao que tudo indica, estamos próximos de presenciar um evento que tinha tudo para ser histórico entrar para a história como um dos maiores fracassos já vistos nos últimos tempos, infelizmente.


O que eu sei, e divido com vocês, é isso:

  • as bandas participantes receberam o cronograma com a programação do festival dois dias antes do evento

  • a produção do festival não pagou o cachê e nem as passagens das bandas nacionais, o que fez com que Hangar, Headhunter D.C., Terra Prima e Stress cancelassem as suas apresentações. O que se fala nos bastidores é que mais bandas cancelarão os seus shows ainda hoje

  • os seguranças contratados não receberam nenhum tostão, e, por isso, as empresas terceirizadas que iriam fazer a segurança do MOA mandaram os seus funcionários se retirarem do local

  • o Corpo de Bombeiros de São Luís fez uma vistoria e não aprovou as condições do Parque Independência, local onde o festival será realizado. Para vocês terem uma ideia, nem extintor de incêndio o local tem. Ou seja, é um caos anunciado

  • as pessoas que chegaram para o camping ontem, dia 19/04, não puderam entrar porque, segundo a assessoria de imprensa, as pulseiras não estavam prontas. Essa é uma desculpa meio sem sentido. Em um evento deste porte, as pulseiras, ingressos, crachás e afins precisam ficar prontos com muita antecedência. Se isso for verdade, quem está promovendo o evento só atesta a sua total falta de capacidade

  • no local do camping, que foi vendido como um dos diferenciais em pacotes de ingressos, não há luz, banheiros e nem alimentação. A infra-estrutura é precária. As empresas que fariam isso se retiraram do local por falta de pagamento da produção

  • segundo o que levantei com diversas pessoas com acesso aos bastidores, ao que parece ouve um racha entre as produtoras envolvidas no evento, a Lamparina, de São Luís, e a Negri Concerts, de São Paulo. Por esse motivo, o equipamento de som e os técnicos, que viriam de São Paulo, não vão mais para o Maranhão, e a equipe de Lamparina está desesperada entrando em contato com os grupos de micareta da região para conseguir “montar” um equipamento de som para o festival. Resumindo: o heavy metal tem uma sonoridade muito específica, não apenas totalmente diferente da micareta, mas que também exige mixagens e ajustes minuciosos, ainda mais em um evento ao ar livre. Traduzindo: se o festival acontecer, o som será de péssima qualidade

  • seria por essa razão que o palco do festival ainda não estava pronto nesta quinta-feira, véspera do evento: a produção ainda não tem o equipamento para realizar os shows. Qualquer pessoa que acompanha eventos grandes sabe que os palcos são montados com dias de antecedência

  • além disso, os camarins dos músicos não estavam prontos na véspera do festival. Isso é, sinceramente, inadmissível

  • sobre os vistos dos músicos, fator que levou o Venom a cancelar a sua apresentação no MOA, é outro ponto que gera muita discussão. Conseguir os vistos para os músicos contratados para um festival é uma das primeiras ações que a produção de um evento precisa fazer. Deixar isso para a última hora, com um dos headliners cancelando a sua apresentação na véspera, é outra prova de amadorismo e despreparo de quem está organizando o MOA. Segundo informações que levantei, o Saxon e outras bandas internacionais estão enfrentando problemas similares e podem cancelar as suas apresentações no Metal Open Air a qualquer momento

  • o Procon de São Luís realizou uma reunião com os produtores do evento no final desta quinta-feira, dia 19 de abril, onde fez os organizadores assinarem um termo de ajuste de todos os problemas encontrados no local do evento. Se esses problemas não foram solucionados hoje, sexta-feira, dia 20 de abril, até às 13:30 hs, o festival será cancelado

Mais informações sobre a situação do Metal Open Air a qualquer momento.

19 de abr de 2012

Há algo de errado com o Metal Open Air

quinta-feira, abril 19, 2012


Durante todo o dia de hoje recebemos dezenas de informações sobre problemas na estrutura, na produção, na relação com as bandas brasileiras e até mesmo no equipamento que será usado no festival Metal Open Air, que acontece a partir desta sexta-feira, 20/04, em São Luís, no Maranhão. Por não conseguir confirmar todas as informações recebidas, não postei nada ainda aqui. Mas, na medida que eu conseguir averiguar, vou informando vocês. 


Infelizmente, a primeira confirmação não é positiva: as empresas terceirizadas para prestar serviços no evento - como alimentação, segurança, limpeza - ainda não receberam os pagamentos da produção do MOA e estão deixando a estrutura do local do show no final desta quinta-feira, 19 de abril, por determinação de seus diretores. Além disso, o festival está sem aval do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária, as instalações estão sem luz, água e banheiro. Resumindo: a infra-estrutura do festival é praticamente inexistente.


O que está acontecendo é muito sério. Muito mesmo. E as consequências disso, se realmente ocorrer o que se especula nos bastidores, serão enormes.


Vamos fazer o possível para manter os nossos leitores informados. E desde já intimamos qualquer pessoa que possua informações a respeito para entrar em contato através deste e-mail.

Venom: banda cancela show no Metal Open Air

quinta-feira, abril 19, 2012


O Venom acaba de postar em sua página oficial a notícia de que não irá se apresentar no Metal Open Air neste domingo, dia 22 de abril, como estava previamente agendado. O motivo, segundo a banda, é que os os músicos não tiveram os seus vistos liberados para viajar.


Além do Metal Open Air, as apresentações que aconteceriam dia 26 de abril no Equador e dia 28/04 em Santiago, durante o The Metal Fest Chile, também foram canceladas.


Mark Lavon “Levon” Helm (26/05/1940 - 19/04/2012)

quinta-feira, abril 19, 2012


O baterista e vocalista Levon Helm faleceu hoje em Nova York, vítima de câncer. Um dos músicos mais importantes da história da rock, Levon imortalizou a sua voz em clássicos da The Band como “The Night They Drove Old Dixie Down”, “Up On Cripple Creek”, “Rag Mama Rag” e, principalmente, a belíssima “The Weight”.


Levon Helm deixa a esposa Sandy, a filha Amy e milhões de fãs em todo o mundo.


Uma perda gigantesca. Sem mais.

Promoção Collector’s Room e Unsuspected Soul Band: participe e ganhe o EP de estreia da banda

quinta-feira, abril 19, 2012


Nova promoção pra você que gosta de música. A Collector’s Room, em parceria com a Unsuspected Soul Band, vai sortear 2 (duas) cópias do EP de estreia da banda. 


Para participar, você precisa curtir as páginas da Collector’s Room e da Unsuspected Soul Band no Facebook, ir até a aba promoções na página da Collector’s e clicar em QUERO PARTICIPAR.


O sorteio será segunda, dia 7 de maio. Aproveite, participe e concorra a um disco excelente, repleto de balanço e sentimento.


Enquanto isso, ouça abaixo algumas músicas da banda e já entre no clima.

Viper: Andre Matos retorna a banda para turnê de 25 anos de ‘Soldiers of Sunrise’

quinta-feira, abril 19, 2012


Excelente notícia para quem curte heavy metal: o Viper, uma das bandas mais importantes e influentes da história do metal brasileiro, anunciou o seu retorno à ativa com grandes novidades. A banda contará com o vocalista Andre Matos e com o guitarrista Hugo Mariutti, que estarão ao lado de Felipe Machado, Pit Passarell e Guilherme Martin. O guitarrista Yves Passarell, atualmente no Capital Inicial, fará participações especiais em alguns shows.


Além disso, a banda tocará, na íntegra, os seus dois primeiros álbuns, Soldiers of Sunrise (1987) e Theatre of Fate (1989), fazendo com que os shows sejam, no mínimo históricos. A turnê rolará entre os dias 29/06 e 21/07, mas as datas dos shows ainda não foram divulgadas. Importante: a turnê será única - ou você vê a banda agora, ou não vê mais!


Esse retorno do Viper teve grande participação do pessoal do Wikimetal, que está envolvido diretamente no retorno da banda. Saiba mais ouvindo o plantão do Wikimetal aqui.

Death: crítica de ‘Vivus!’ (2012)

quinta-feira, abril 19, 2012


Nota: 8


Novo lançamento ao vivo do Death, Vivus! não é tão “novo” assim, já que reúne em um mesmo título dois shows já disponíveis anteriormente: Live in L.A. (Death & Raw) e Live in Eindhoven ’98, ambos lançados em 2001. A diferença é que, ao contrário dos anteriores, o áudio dos shows recebeu um tratamento sonoro que corrigiu a má qualidade de áudio apresentada em ambos.


Não estamos falando de um som irretocável, mas a diferença é gritante. O tratamento gráfico também é bem interessante, com capa slipcase e um encarte, apesar de simples, com um ótimo texto sobre ambos os shows.


É claro que um lançamento assim agradará os fãs do grupo, afinal estamos falando de uma das mais importantes bandas da história do heavy metal, responsável, ao lado de nomes como Morbid Angel e Possessed, pela criação do death metal. O problema é que ambas as apresentações, gravadas durante a mesma turnê - a do álbum The Sound of Perseverance -, apresentam poucas diferenças entre si, com setlists praticamente iguais.


Contando com a formação derradeira da banda - Chuck Schuldiner (vocal e guitarra), Shannon Hamm (guitarra), Scott Clendenin (baixo) e Richard Christy (bateria) -, os dois shows contam com ótimas performances do grupo, tornando Vivus! objeto de desejo para os admiradores do quarteto. 


Porém, com exceção dos mais fanáticos e colecionadores, quem não se interessa mais a fundo pela obra da banda dificilmente vai desembolsar uma bela grana por um CD duplo e importado, cujas 18 das 24 faixas se repetem e, mesmo com qualidade sonora inferior, já haviam sido disponibilizadas anteriormente em discos simples. A inclusão de um outro show, com um setlist mais variado, seria o ideal.


Disponível através da Hellion Distro.



Faixas:
Live in L.A. - 1998 
1 The Philosopher 
2 Spirit Crusher 
3 Trapped in a Corner 
4 Scavenger of Human Sorrow 
5 Crystal Mountain 
6 Flesh and the Power It Holds 
7 Zero Tolerance 
8 Zombie Ritual 
9 Suicide Machine 
10 Together as One 
11 Empty Words 
12 Symbolic 
13 Pull the Plug


Live in Eindhoven - 1998 
1 The Philosopher 
2 Trapped in a Corner 
3 Crystal Mountain 
4 Suicide Machine 
5 Together as One 
6 Zero Tolerance 
7 Lack of Comprehension 
8 Flesh and the Power It Holds 
9 Flattening of Emotions 
10 Spirit Crusher 
11 Pull the Plug

Unsuspected Soul Band: ouça duas músicas inéditas do grupo

quinta-feira, abril 19, 2012


A Unsuspected Soul Band, novo projeto do vocalista Fabiano Negri, liberou mais duas músicas que estarão presentes em seu EP de estreia, Let Me Groove You. O disco já está disponível, e você pode comprar diretamente com a banda, enviando um e-mail para o grupo. Lembrando que o EP é interativo e conta com cinco faixas, dois vídeos e galeria de fotos.


Ouça abaixo as faixas “Unsuspecting” e a linda balada “I’d Do It All Again For You”:

Blur: banda lança box com 65 músicas inéditas

quinta-feira, abril 19, 2012


O Blur, um dos nomes mais importantes surgidos na Inglaterra nas últimas décadas, relançará todos os seus sete álbuns de estúdio - Leisure (1991), Modern Life is Rubbish (1993), Parklife (1994), The Great Escape (1995), Blur (1997), 13 (1999) e Think Tank (2003) - em um boxset que chegará às lojas no próximo dia 30 de julho. A caixa trará nada mais nada menos que 65 faixas inéditas, além de 3 DVDs, um livro com fotos raras e inéditas, uma nova entrevista com a banda e um vinil de 7 polegadas com a inédita “Superman”, gravada em dezembro de 1989. Ao todo, serão mais de 130 faixas e vídeos nunca antes disponíveis para os fãs!


Com o título de 21, a caixa conterá, no total, nada menos que vinte e um discos. Todos os álbuns presentes no box foram remasterizados por Frank Arkwright, pelo produtor Stephen Street e pelo guitarrista Graham Coxon. Os DVDs trazem os shows o Alexandra Palace em 1994, a apresentação em Wembley em 1999 e raridades e aparições diversas na TV.


Além disso, todos os álbuns voltarão às lojas em novas edições individuais acompanhadas de um segundo CD com b-sides, faixas inéditas e material bônus. E, pra provocar de vez os colecionadores, 21 também ganhará uma edição em vinil.


Para conferir o tracklist completo do box, e também já encomendar o seu na pré-venda, clique aqui.

Ouça “Electricity”, faixa inédita do Arctic Monkeys

quinta-feira, abril 19, 2012


O Arctic Monkeys divulgou a inédita “Electricity”, faixa que será lançada no Record Store Day, que acontece neste sábado, dia 21 de abril. A música estará no lado B do novo single do quarteto britânico, “R U Mine?”, disponível apenas durante a edição 2012 do Record Store Day em uma edição limitada em vinil de 7 polegadas na cor púrpura.


Mas, é claro, você já pode ouvir em primeira mão aqui na Collector’s Room dando play abaixo:

Storm Corrosion na nova Prog

quinta-feira, abril 19, 2012


O Storm Corrosion, projeto que une os geniais Mikael Akerfeldt (Opeth) e Seven Wilson (Porcupine Tree), é o destaque de capa da nova edição da revista Prog. Na matéria, a dupla conta detalhes sobre o aguardadíssimo disco de estreia e muitas histórias sobre o processo de composição do trabalho.


Além disso, a edição 25 da Prog traz matérias com Manfred Mann’s Earth Band, Tony Banks, Anathema, Hawkwind, Billy Cobham, Procol Harum, Keith Emerson, Simple Minds e muitas outras bandas.




A Prog nasceu da revista Classic Rock, que começou a publicar edições especiais dedicadas ao progressivo há alguns anos atrás. A aceitação foi tão grande que em março de 2012 a revista sofreu uma reformulação geral e passou a se chamar apenas Prog, no lugar do anterior Classic Rock Presents Prog. Se você curte rock progressivo e suas infinitas variações, essa é a publicação que você precisar ler todos os meses.


A Prog sai todos os meses pela mesma editora que publica a Classic Rock e a Metal Hammer. Para comprar a nova edição, clique aqui.

Devil's Train: assista o clipe de "Sweet Devil's Kiss"

quinta-feira, abril 19, 2012


O Devil's Train, grupo formado pelo vocalista Roberto Dimitri (Mystic Prophecy), pelo guitarrista Lakis Ragazas, pelo baixista Jari Kainulainen (Symphonia, Stratovarius) e pelo baterista Jörg Michael (Stratovarius), liberou o clipe da faixa "Sweet Devil's Kiss", presente em seu álbum de estreia, auto-intitulado, lançado em 17 de fevereiro pela Ear Music.


Apesar do background dos músicos, não espere nada na linha do power metal. O som do Devil's Train - pelo menos nessa faixa, já que não ouvi o álbum completo ainda - é um hard rock de qualidade, que em alguns momentos flerta com o heavy metal.


Assista o clipe abaixo:

 

Godsmack revela o tracklist do ao vivo 'Live & Inspired'

quinta-feira, abril 19, 2012


O Godsmack revelou o tracklist do seu primeiro disco ao vivo, Live & Inspired, que sairá dia 15 de maio. Serão 13 faixas no CD 1 (o Live do título), e mais quatro covers no CD 2 (o Inspired), de sons de grupos que inspiraram o quarteto.


Confira abaixo o tracklist completo:


CD 1 (Live): 
1. Straight Outta Line 
2. Realign 
3. Awake 
4. Moon Baby 
5. Changes 
6. The Enemy 
7. Keep Away 
8. Speak 
9. Voodoo 
10. Batalla De Los Tambores 
11. Whatever 
12. Serenity 
13. I Stand Alone 


CD 2 (Inspired): 
1. Rocky Mountain Way (Joe Walsh) 
2. Come Together (Beatles) 
3. Time (Pink Floyd) 
4. Nothing Else Matters (Metallica)

18 de abr de 2012

Ramones: veja o primeiro press-release oficial da banda

quarta-feira, abril 18, 2012


Que os Ramones fizeram história e mudaram o rock, todo mundo sabe. Provavelmente a banda mais influente do punk rock - os ingleses Sex Pistols e Clash, aos quais é atribuída constantemente a paternidade do gênero, eram grandes fãs dos Ramones e inclusive declararam que se inspiraram na música da banda norte-americana para construir as suas sonoridades -, o quarteto faz falta e deixou muitas saudades em milhões de fãs espalhados por todo o mundo.


O que você está vendo neste post é um pedaço da história. Trata-se do primeiro press-release oficial da banda, enviado para as publicações musicais em 1975. Na época o grupo ainda não tinha lançado o seu primeiro disco, que sairia somente em 23 de abril de 1976, e nem mesmo o seu single de estreia - “The Blitzkrieg Bop!! / Havana Affair”, que chegaria às lojas somente em julho de 76.


Pra imprimir, enquadrar e colocar na parede!



Ouça “Headlong Flight”, o novo single do Rush

quarta-feira, abril 18, 2012


O Rush acaba de divulgar a faixa “Headlong Flight”, primeiro single de seu novo álbum, Clockwork Angels. Por enquanto a música está disponível apenas no site da Rolling Stone, mas logo deve estar online também em outros sites de streaming. Para ouvir, clique aqui


E agora, a pergunta que não quer calar: gostaram ou não? Particularmente, curti muito!

Arjen Lucassen: ouça a inédita “Lost in the New Real”

quarta-feira, abril 18, 2012


O multi-instrumentista holandês Arjen Anthony Lucassen, a mente criativa responsável por projetos como Ayreon, Ambeon e Star One, divulgou um lyric video da faixa “Lost in the New Real”. A música faz parte do disco solo que Arjen lançará no próximo dia 23 de abril, batizado com o mesmo nome.


A composição conta com uma narração introdutória do ator Rutger Hauer (Blade Runner), e seus mais de 11 minutos farão a alegria de quem curte o prog consistente e moderno de Lucassen.


Ouça abaixo, e delicie-se:

Paradise Lost na nova Terrorizer

quarta-feira, abril 18, 2012


A banda britânica Paradise Lost, que está lançando o seu novo - e ótimo - disco, Tragic Idol, é a estrela da capa da nova edição da revista inglesa Terrorizer. Na matéria, o grupo fala sobre o álbum e sua trajetória ao longo da carreira.


O número 222 da Terrorizer tem também matérias com o In Solitude, Cancer Bats, a nova sensação Huntress, Job For a Cowboy, Cradle of Filth e outros grupos, além de um poster com o Slayer.


A Terrorizer é publicada mensalmente desde 1993, e é totalmente dedicada aos estilos mais extremos do heavy metal.


Para comprar a nova edição, acesse o site oficial da publicação.

Revolver lança edição especial sobre o Pantera

quarta-feira, abril 18, 2012


A revista norte-americana Revolver está lançando uma edição especial totalmente dedicada ao Pantera. A publicação comemora os 20 anos do clássico Vulgar Display of Power contando a história da banda, uma das mais influentes do heavy metal. A revista traz entrevistas inéditas com os músicos, fotos raras e depoimentos de integrantes de bandas como Slayer, Machine Head, Judas Priest, Alice in Chains e Avenged Sevenfold sobre as suas músicas favoritas do Pantera.


Há ainda uma edição limitada de 500 cópias para colecionadores incluindo a revista com cinco capas diferentes, poster e DVD, tudo acondicionado em um luxuoso box set.


Para comprar a revista, clique aqui. E para comprar o box, aqui.



Black Breath: assista o clipe de "Home of the Grave"

quarta-feira, abril 18, 2012


A banda norte-americana Black Breath divulgou o clipe de faixa "Home of the Grave", presente em seu segundo disco, Sentenced to Life, lançado no último dia 27 de março pela gravadora Southern Lord. No vídeo, o grupo aparece tocando em um cenário virtual criado para simular a sensação de os músicos estarem embaixo da terra, cercados por mortos-vivos.


A produção ficou meio capenga, mas o som é legal. Assista abaixo:

Godsmack: banda lança seu primeiro disco ao vivo

quarta-feira, abril 18, 2012


A banda norte-americana Godsmack lançará dia 15 de maio o seu primeiro álbum ao vivo. Live & Inspired chegará às lojas através da gravadora Universal Republic, e ainda não teve o seu tracklist revelado.


O Godsmack foi formado na cidade de Lawrence, no Massachusetts, em 1995, e desde então já gravou cinco discos - Godsmack (1998), Awake (2000), Faceless (2003), IV (2006) e The Oracle (2010). Liderada pelo vocalista Sully Erna, a banda executa um hard com pitadas industriais influenciado por nomes como Aerosmith, Black Sabbath, Led Zeppelin, Pantera, Metallica, Rush e, principalmente, Alice in Chains e White Zombie. A formação conta ainda com Tony Rombola (guitarra), Robbie Merrill (baixo) e Shannon Larkin (bateria).

ONLINE

PAGEVIEWS

PESQUISE