Playlist Collectors Room: jazz-funk

Nascido na virada dos anos 1960 para os 1970, o jazz-funk se popularizou com o grande sucesso do álbum Head Hunters, lançado em outubro de 1973 por Herbie Hancock, pupilo de Miles Davis e um dos maiores talentos do jazz. Indo fundo na união dos dois gêneros, Hancock pariu o disco definitivo do estilo, exemplificado à perfeição nos mais de 15 minutos da clássica “Chameleon”.

Head Hunters foi influente até dizer chega, e, ao lado dos experimentos de Miles em trabalhos como On the Corner (1972) e Get Up With It (1974), serviu de inspiração e base para o desenvolvimento da união entre o groove e o balanço do funk e o requinte instrumental e técnica onipresente do jazz.

Através de uma seleção de 37 faixas e 4 horas de duração, apresentamos um panorama sobre o jazz-funk nessa playlist. Além de Hancock e Davis, trazemos também sons de outros artistas que enveredaram pelo caminho, como Billy Cobham, Idris Muhammad, Donald Byrd, Marc Moulin, George Benson e por aí vai.

Para ouvir e entrar no embalo, clique aqui.

Esperamos que você goste!

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Cara!! Que Playlist sensacional, estou aqui descobrindo ótimos novos sons! Só coisa fina! Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores posts do blog. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.