Playlist Collectors Room: jazz-funk

Nascido na virada dos anos 1960 para os 1970, o jazz-funk se popularizou com o grande sucesso do álbum Head Hunters, lançado em outubro de 1973 por Herbie Hancock, pupilo de Miles Davis e um dos maiores talentos do jazz. Indo fundo na união dos dois gêneros, Hancock pariu o disco definitivo do estilo, exemplificado à perfeição nos mais de 15 minutos da clássica “Chameleon”.

Head Hunters foi influente até dizer chega, e, ao lado dos experimentos de Miles em trabalhos como On the Corner (1972) e Get Up With It (1974), serviu de inspiração e base para o desenvolvimento da união entre o groove e o balanço do funk e o requinte instrumental e técnica onipresente do jazz.

Através de uma seleção de 37 faixas e 4 horas de duração, apresentamos um panorama sobre o jazz-funk nessa playlist. Além de Hancock e Davis, trazemos também sons de outros artistas que enveredaram pelo caminho, como Billy Cobham, Idris Muhammad, Donald Byrd, Marc Moulin, George Benson e por aí vai.

Para ouvir e entrar no embalo, clique aqui.

Esperamos que você goste!

Por Ricardo Seelig

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.