Quadrinhos: 30 Dias de Noite – Edição Comemorativa, de Steve Niles e Ben Templesmith (2019, Darkside Books)


Uma das mais emblemáticas HQs da década de 2000, 30 Dias de Noite retorna ao mercado brasileiro em uma nova edição publicada pela Darkside Books. Escrita por Steve Niles (Spawn, Criminal Macabre, Batman) e ilustrada por Ben Templesmith (Silent Hill, Fell, Doctor Who), a série saiu no Brasil primeiramente pela editora Devir em diversos encadernados lançados entre 2003 e 2012. A nova edição da Darkside compila todos os três arcos do quadrinho em um volume único.

30 Dias de Noite: Edição Comemorativa (368 páginas, capa dura) vem com uma capa protetora – na prática, um slipcase - e apresenta o alto padrão gráfico característico da editora Darkside. O material conta com uma nova tradução assinada por Paulo Cecconi.

Eu nunca havia lido a obra de Niles e Templesmith, que saiu nos Estados Unidos em 2002 e ganhou uma adaptação cinematográfica em 2007. O roteiro conta a história da pequena e isolada cidade de Barrow, no Alasca, que todos os anos vive um período de 30 dias sem luz do sol devido à sua localização geográfica. Descobrindo isso, um grupo de vampiros se desloca até a cidade com o objetivo de se alimentar dos moradores. O roteiro de Steve Niles é direto ao ponto, sem enrolação e com um ritmo atordoante. Não há tempo para divagações filosóficas e coisas do tipo: o negócio aqui é ação e violência desenfreada. Em relação à arte, Templesmith aplica o seu estilo peculiar de forma ainda mais estilizada, criando um ambiente permanentemente colorizado com tons sombrios e com traços não muito bem definidos, que intensificam o aspecto monstruoso dos vampiros. Para leitores não familiarizados com o estilo de Templesmith e adeptos apenas abordagens mais ortodoxas, as escolhas estéticas do artista podem incomodar um pouco.




Como bem define o prefácio escrito por David Slade, diretor do filme de 30 Dias de Noite, a obra de Niles é uma espécie de punk rock em quadrinhos. Não há floreios, o ritmo é constante e inebriante, e a arte amplia o aspecto underground do título. Apresentando uma representação dos vampiros que foge em diversos aspectos da visão mais convencional que estamos acostumados a ver na cultura pop, a dupla ganha o leitor através de uma história muito bem construída e sem nenhum pingo de romantização, onde a violência e o desespero dão o tom da trama.

A nova edição lançada pela Darkside Books é absolutamente de cair o queixo, com acabamento gráfico primoroso e um cuidado que torna ainda mais evidente a beleza do material. Se você, assim como eu, ainda não tinha lido 30 Dias de Noite, aproveite para ter essa pequena obra-prima na coleção.

Um dos grandes lançamentos do ano.

Compre com desconto abaixo:

Comentários