Playlist : fade out, as canções sem fim


Logo agora que você estava quase entendendo o que eu estou falando. A canção está acabando e o Creuzebeck está abaixando ali o volume. E você não entende nada mesmo porque quando você estiver em sua casa nesse momento a música vai tá baixinha”. 

Quem é que não lembra do final de “Uma Arlinda Mulher” dos Mamonas Assassinas, quando Dinho desfila seu repertório de besteiras e palavrões enquanto o som da música vai baixando até quase sumir?

Esse efeito, que virou brincadeira com os Mamonas, é conhecido como fade out, quando ao final de uma canção seu volume original vai baixando lentamente até chegar ao silêncio absoluto.

As discussões sobre este recurso ocorrem, pois muitas pessoas insistem que ele só é utilizado quando os músicos não foram capazes de criar um desfecho adequado para uma música. Para outros, porém, o fade out dá um charme à canção, tornando-a “infinita” e deixando seu encerramento por conta da imaginação do ouvinte, dentre outras possíveis interpretações. Outra explicação é que as músicas muitas vezes eram encurtadas, especialmente as mais antigas, pensando em tocar nas rádios, onde elas não podiam ter uma duração muito longa, então eram editadas dessa maneira.

A playlist abaixo reúne canções de grandes artistas que utilizaram esse recurso em suas músicas. Ouça e deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários.
 

Por Luis Fernando Ribeiro

Comentários