Moonspell - Night Eternal (2008)


Considero Ben Ami Scopinho, meu colega no Whiplash, um dos mais competentes críticos musicais do Brasil. Por isso, é com imensa alegria que comunico a vocês que o Ben, a partir de agora, também faz parte da equipe do Collector´s Room, e poderemos ler as suas excelentes resenhas aqui também. Então, vamos nessa!

Por Ben Ami Scopinho
Whiplash
www.whiplash.net
http://marcadecaim.atspace.com


Depois de dar uma geral em seu passado ao regravar antigas canções de sua demo, compacto e primeiro EP, que foram compiladas em “Under Satanae” (2007), os monstros portugueses do Moonspell agora voltam com uma fúria mais do que revigorada em seu mais novo álbum de inéditas, o obscuro, pesadíssimo e apropriadamente denominado “Night Eternal”.

E este é um sucessor mais do que digno do muito bom “Memorial” (2006). As novas composições trazem um perfeito equilíbrio entre a distorção saturada do black e o obscurantismo do gothic metal, com destaque para o trabalho das guitarras, bem à frente, e principalmente as vocalizações de Fernando Ribeiro, que, ainda naturalmente limpas quando necessário, são predominantemente guturais e diabólicas. O resultado novamente se revela um tanto quanto exótico e até mesmo algo malicioso, muito diferente da proposta de outras tantas bandas que se enveredam por este gênero.

Tudo é extremamente brutal, melancólico e, por mais que possa ser contraditório, emocionalmente belo. O repertório é praticamente irrepreensível, com canções arrebatadoras como “At Tragic Heights”, a própria faixa-título, “Night Eternal”, “First Light” (com ótimos coros femininos), além das góticas “Dreamer (Lucifer And Lilith)” e "Scorpion Flower", onde Fernando e Anneke van Giesbergen (ex-The Gathering) se completam num duo de grande êxito.

“Night Eternal” ainda continua exibindo parte daquela característica mutação sonora que os portugueses sempre exibiram em suas duas décadas de atividades. Afinal, o que inicialmente era algo feito com suas influências folk culminar em algo tão inteligente, pesado e dono de tanta classe, só pode ser feito por mestres, certo?  Com certeza um dos trabalhos mais profundos na discografia do Moonspell, talvez somente atrás dos clássicos “Wolfhearth” (1995) e o subsequente “Irreligious” (1996)!

E, se o caro leitor ainda tem alguma dúvida quanto à aquisição deste registro, vale citar que a Hellion Records liberou no Brasil a versão limitada que traz um DVD bônus com apresentações ao vivo, clips e outros agrados. O preço é bastante convidativo, então...

Formação:
Fernando Ribeiro - voz
Ricardo Amorim - guitarra
Pedro Paixao - teclado
Aires Pereira - baixo
Miguel "Mike" Gaspar - bateria

Faixas:
CD
1. At Tragic Heights - 6:51
2. Night Eternal - 4:09
3. Shadow Sun - 4:24
4. Scorpion Flower - 4:33
5. Moon in Mercury - 4:22
6. Hers is the Twilight - 4:53
7. Dreamer (Lucifer and Lilith) - 5:16
8. Spring of Rage - 4:04
9. First Light - 5:43
10. Age of Mothers (Bonus) - 5:42
11. Scorpion Flower (Dark Lush Cut) - 4:36
12. Scorpion Flower (The Feeble Cut) - 3:57
13. Memento Mori (Live At The Wacken Open Air 2007)

DVD
1. Finisterra (Live At The Wacken Open Air 2007)
2. Blood tells (Live At The Wacken Open Air 2007)
3. Finisterra (Videoclip)
4. Finisterra (Making Of)
5. Luna



Comentários