LPs bootlegs nacionais da década de 1980



Quem é das antigas lembra de uns discos estranhos que pintavam de vez em quando em nossas mãos, lá nos longíquos anos 1980. Alguns desses itens eram bootlegs em vinil prensados aqui mesmo no Brasil por fãs dedicadíssimos que buscavam apenas divulgar o trabalho de suas bandas favoritas, já que naquela época não tínhamos essa avalanche de lançamentos de hoje em dia. Além disso, as gravadoras não estavam interessadas em lançar bandas destinadas ao público mais jovem, ainda mais grupos de heavy metal (apesar que depois do primeiro Rock in Rio isso mudou radicalmente, mas essa é uma história para outro dia).

Nosso colaborador Alexandre Neves destrincha abaixo dois dos mais famosos, disputados e raros bootlegs nacionais daquela época, trazendo duas bandas que sempre estiveram entre as favoritas do público brasileiro. 

Se você tiver algum deles, avise-nos pelos comentários.

Alexandre Neves
Colecionador

AC/DC – Australia Tapes

Duração: 38 minutosAno: 1984
Tiragem: 500 cópias com o selo do label azul, 500 com o selo do label preto
Gravadora: Hammersmith Records and Tapes

Um dos mais famosos
bootlegs nacionais, fez a alegria de muita gente (e ainda faz) nos anos 80!  Existem duas versões desse disco: uma azul, com selo (com boa qualidade de gravação) e outro em vinil preto (com qualidade pior e gravação mais abafada ).

O disco é apenas uma coletânea de sons do AC/DC, mas para nóss brasileiros, na época em que os discos importados eram verdadeiros tesouros, era uma salvação, pois contém faixas que só foram lançadas nas edições australianas (e ainda hoje, mesmo em CD, só apareceram por lá).

Confira abaixo o tracklist (com título das edições australianas originais dos álbuns onde cada faixa saiu):  

Lado A
1. Baby Please Don´t Go (High voltage)
2. Jailbreak (Dirt Deeds Done Dirt Cheap)
3. Soul Stripper (High Voltage)
4. Cold Hearted Man (Powerage)
5. Stick Around (High Voltage)

Lado B
1. You Ain´t Got a Hold on Me (High Voltage)
2. Love Song (High Voltage)
3. Show Business (High Voltage)

A balada (sim, você leu certo) "Love Song" prova definitivamente que o AC/DC nasceu para tocar rock e blues. A voz de Mr Bon Scott não daria certo para esse tipo de música, sorte nossa que foi apenas essa tentativa. 

Outras faixas desse período que poderiam estar nesse lançamento:

- Can I Sit Next to You Girl – Lado A do mesmo 7” (com Dave Evans no vocal)
- Rocking´in the Parlour – Lado B do 7” "Can I Sit Next to You Girl" (Dave Evans no vocal)
- R.I.P. (Rock in Piece) - Dirt Deeds Done Dirt Cheap
- School Days – TNT
- Fling Thing - Lado B do 7” "Jailbreak"- Carry me Home - Lado B do 7” "Dog Eat Dog"
- What´s Next to the Moon - Lado B do 7” "Sin City"

A arte da capa é um destaque à parte, com uma belíssima foto da banda nos 70´s, e na contra- capa apenas o nome das músicas e uma pequena foto promocional em um fundo branco. Pelo padrão de bootlegs em vinil da época, que tinham apenas uma pequena folha que geralmente ficava solta em uma capa branca , esse tinha uma qualidade muito melhor.

Iron Maiden – British Thunder

Duração: 42 minutos
Ano: 1984
Tiragem:  500 cópias com capa e contra-capa coloridas, 200 com capa colorida e contra-capa em preto e branco
Gravadora: Ruskin Arms Records

Já que a EMI nacional decidiu não lançar em vinil os singles 7" e 12" do Iron Maiden por aqui (com exceção do "Maiden Japan" e do "Aces High"), um bucaneiro de São Paulo resolveu ter a caridade de “ajudar” os colecionadores com esse
bootleg

A capa é na verdade o encarte central de alguma revista, pois se vê a dobra do meio da folha e a marca dos grampos, com uma imagem de algum show da "The Beast on the Road Tour". 

Foram lançadas duas versões desse disco: uma com capa e contra capa colorida impressa e com selo no vinil (o famoso selo da fada), e outra versão com a capa colorida e contra-capa em preto e branco e selo em amarelo ou branco. 

A capa da segunda versão é apenas uma folha colada (ou solta) sobre uma capa preta. Mesmo sendo uma coletânea de b-sides a qualidade é baixa, e muitas músicas estão abafadas.

O tracklist (com os nomes das edições originais):

Lado A
1. I´ve Got the Fire (cover do Montrose, lado B do 7” "Flight of Icarus")
2. Cross Eyed Mary (cover do Jethro Tull, lado B do 7” "The Trooper")
3. Women in Uniform (7” de 1980 , não consta nos LPs normais)
4. Invasion (Lado B do 7” "Women in Uniform")

Lado B
1. Phantom of the Opera (Live)  (Lado B do 12” "Women in Uniform")
2. Sanctuary (Live) (Versão do raro 12” "Live + One")
3. Twlight Zone (7” de 1980, consta apenas em algumas edições do "Killers")
4. Remember tomorrow (Live) (Lado B do 7” "The Number of the Beast")


Comentários

  1. Iron Maiden – British Thunder, tenho a edição com a contra capa em preto e branco e o selo branco. Não sabia que havia tão poucas cópias deste...

    ResponderExcluir
  2. Espero que mais matérias sobre os bootlegs apareçam.Daquilo que conheço bandas como Bauhaus, Echo, Siouxsie, Smiths, muito do The Cure e bootlegs em exceso do Sisters of Mercy (à partir de 80) foram lançados lá fora e enviados à nossa pátria amada...

    ResponderExcluir
  3. ótima matéria essa. os bootlegs sao uma atração a parte para os colecionadores. muito interessante

    ResponderExcluir
  4. eu tenho o vinil do iron!!!
    a minh capa é das coloridas,o som está razoavel vai...,ta abafado sim,mas não muito,este vinil é um xodó aqui em casa.
    bem,parabéns pela matéria,maravilhosa!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma terceira versão. Tanto a capa quanto a contra-capa são cópias preto e branco. Eu comprei na década de 80.

    ResponderExcluir
  6. Ola massa a materia!!! Tenho o australia tapes o selo é branco e ele é bem grave! E um lado é branco e do outro amarelo... Valeu as materias!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá!estava pesquisando o Austrália Tapes a nível mundial para definir o nível de raridade que é! E é extremamente raro, não existe! Tem o preto com selo branco no ML. Eu possuo o azul com o raríssimo encarte! Caso queira mais informações sobre esse álbum único, estou a disposição. Abraço e sou grande fã do collectorsRoom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não se trata bem de uma pergunta mas sim direcionada a você como uma pergunta se possível. Li que possui a versão de cor azul e quero saber que encarte é esse pois também tenho tal versão do vinil azul mas desconheço tal encarte. Tenho também a versão vinil preto.

      Excluir
    2. Verifiquei junto ao Discogs a respeito do Australia Tapes e em imagens havia a foto do tal encarte, o meu comprei sem ou não veio. Mas esse encarte veio no '74 Jailbreak.

      Excluir
  8. Eu tenho Austrália Tapes, vinil zul com selo do igual ao do British Thinder.

    ResponderExcluir
  9. Também tenho o lp na cor azul pouco translúcido e com selo igual a esse do Iron Maiden Britisch Thunder até então sempre acreditei que se tratasse de um disco vindo de fora

    ResponderExcluir
  10. Tenho os 2 discos Australuan Tapes e British Thunder ambos com selos centrais brancos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.