ChrisGoesRock e os blogs de download


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Quem procura raridades na internet essa semana levou um susto: o blog do ChrisGoesRock foi retirado do ar pelo Blogspot, em uma atitude fascista, estúpida e covarde. O nosso amigo Chris já recolocou o site em outro endereço, mas o que aconteceu merece alguns comentários a respeito das políticas adotadas pela indústria da música, que não consegue se adaptar, de maneira alguma, aos novos tempos.

Em primeiro lugar, quem conhece o blog do Chris sabe que ele é muito diferente dos sites de download dedicados a postar os últimos lançamentos. O trabalho do Chris é um trabalho de alguém apaixonado pela música, que mergulha fundo nos porões das décadas de 50, 60 e 70, buscando e divulgando artistas pouquíssimos conhecidos até mesmo pelos colecionadores mais dedicados. Artistas que, quando estavam na ativa, pouquíssimo ou nenhum apoio e divulgação receberam por parte das gravadoras, que agora agem para tirar o site do ar. Supremo contracenso esse.

O que é disponibilizado no blog está muito longe do mainstream, além de não se tratar de lançamentos recentes. Então, porque fazer isso com o site?  O blog do ChrisGoesRock é muito mais uma espécie de museu da música, focado em obscuridades pouco conhecidas, que presta um serviço imenso não só aos grupos que divulga, mas também à nós, amantes da música, que entramos em contato com grupos fantásticos que não conheceríamos por outra fonte. E, como todos nós sabemos, menos a indústria, ao gostarmos de alguns desses artistas que encontramos no blog, evidentemente vamos atrás dos álbuns originais, afinal é isso que nos diferencia dos ouvintes comuns da música.

Mas não. As companhias fonográficas, na sua estupidez, ganância e falta da conhecimento sobre os seus consumidores, tem que ir lá e pressionar o Blogspot para tirar o site do ar, um site que faz aquilo que elas não fizeram quando tiveram esses artistas sob contrato: divulga e leva o som desses grupos a ouvintes em todo o mundo.

Os blogs de download com o perfil semelhante ao do Chris (e existem aos montes pela rede, apesar do nosso amigo sueco superar todos eles - um dia ainda o entrevisto aqui para o site) tornaram-se uma poderosa ferramenta a serviço da música nos tempos atuais. Só não enxerga isso quem tem olhos apenas para o próprio umbigo. Não adianta nos tirar do ar. A gente volta. Sempre. De novo e mais uma vez.

Pra fechar esse post, leiam abaixo o email que a RIAA, agência reguladora dos direitos autorais nos EUA, envia para os autores dos sites quando uma das postagens fere, segundo o seu entendimento, as regras do jogo:

Blogger has been notified, according to the terms of the Digital Millennium Copyright Act (DMCA), that certain content in your blog infringes upon the copyrights of others. The URL(s) of the allegedly infringing post(s) may be found at the end of this message.

The notice that we received from the International Federation of the Phonographic Industry (IFPI) and the record companies it represents, with any personally identifying information removed, will be posted online by a service called Chilling Effects at http://www.chillingeffects.org. We do this in accordance with the Digital Millennium Copyright Act (DMCA). Please note that it may take Chilling Effects up to several weeks to post the notice online at the link provided.

The IFPI is a trade association that represents over 1,400 major and independent record companies in the US and internationally who create, manufacture and distribute sound recordings (the "IFPI Represented Companies").

The DMCA is a United States copyright law that provides guidelines for online service provider liability in case of copyright infringement. We are in the process of removing from our servers the links that allegedly infringe upon the copyrights of others. If we did not do so, we would be subject to a claim of copyright infringement, regardless of its merits. See http://www.educause.edu/Browse/645?PARENT_ID=254 for more information about the DMCA, and see http://www.google.com/dmca.html for the process that Blogger requires in order to make a DMCA complaint.

Blogger can reinstate these posts upon receipt of a counter notification pursuant to sections 512(g)(2) and 3) of the DMCA. For more information about the requirements of a counter notification and a link to a sample counter notification, see http://www.google.com/dmca.html#counter.

Please note that repeated violations to our Terms of Service may result in further remedial action taken against your Blogger account. If you have legal questions about this notification, you should retain your own legal counsel. If you have any other questions about this notification, please let us know.

Sincerely,

The Blogger Team

Affected URLs:

http://whydontcha.blogspot.com/2008/11/socrates-drank-conium-on-wings-1973.html


Comentários

  1. Legal, concordo com tudo o que disse, exceto por uma coisa: eu não vou atrás dos discos originais. Eu costumava adorar meus cds e, sobretudo, meus lps e compactos, porém, há alguns anos, desisti de comprar discos. Fui forçado a isso, e diante de meu imenso interesse musical, acho difícil que volte a ser o consumidor de discos que era. Estou desempregado, contando moeda pra pegar ônibus, acredito que só voltaria a comprar se ganhasse na loteria ou se fosse milionário. É triste, mas larguei isso, apesar de achar uma grande merda ter essas maravilhas arquivadas somente em mp3, sem encarte, embalagem e tudo mais.
    As coisas não vão bem.

    ResponderExcluir
  2. Achei o seu comentário fantástico, pois demostra o que é uma ditadura cultural. Só as indústrias não querem exergar que o único caminho a trilhar é se adaptar à tecnologia, que não pode ter volta quando é para beneficiar o homem e, no caso em questão, realmente pode ajudar na promoção de muitos artistas.

    ResponderExcluir
  3. E o endereço novo não está funcionando!

    ResponderExcluir
  4. Cara, é que tiraram o site do ar de novo. Assim que tiver um novo endereço, posto qui.

    ResponderExcluir
  5. Estou solidário a todos os que trabalham com este pensamento, árdua e incansávelmente em prol da circulação da cultura, um bem coletivo em oposição à riqueza privada que ainda grassa no planeta. Só não entendo por que é que alguns blogs (muitos, na verdade) permanecem incólumes, enquanto outros (poucos, mas relevantes) são sacrificados. Qual o critério? Qual o mistério?
    Repito, estou a favor do compartilhamento verdadeiramente altruísta e desejo sorte a todos os seus empreendedores. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Proponho uma solução. Postei em meu blog observer09.blogspot.com. Se não for a solução pelo menos a gente ri um pouco.

    ResponderExcluir
  7. Diz aí Cadão, blz???
    Cara sou fã do Chris assim como tu...

    Escrevi o texto abaixo como um desabafo de REVOLTA!!! Inclusive foi divulgado em sites amigos...

    Como o momento é propício, deixarei aki minhas palavras que escrevi como indignação de ver constantemente trabalhos "virtuais" belíssimos se perderem no tempo por egoísmo e ignorância de kem detém o poder a favor do ego e não do bem comum!


    Ele segue abaixo junto com os links...


    "DITADURA E CENSURA ATÉ NA INTERNET???

    A INTERNET É DOS USUÁRIOS E VOCÊS NÃO TÊM DIREITO DE VETAR NOSSO ENTRETENIMENTO, NOSSA CULTURA, TANTO DE NOSSO PAÍS COMO DO MUNDO!!!

    A INFORMAÇÃO E AS MATÉRIAS A NOSSA DISPOSIÇÃO É DE DIREITO PÚBLICO DE DEMOCRACIA E DE DIVULGAÇÃO PARA OS RESPECTIVOS ARTISTAS E AUTORES!!!!

    ELES FAZEM OS DISCOS PARA QUEM ESTIVER A FIM DE CONHECER E DIVULGAR SEUS TRABALHOS, E NÃO OS TÊM MAIS COMO FONTE DE RENDA!!!!

    MÚSICO GANHA DINHEIRO HOJE EM DIA VENDENDO SHOWS!!!

    MÚSICO NÃO É VAGABUNDO!!! É TRABALHADOR!!! PRECISA SER VALORIZADO COMO TAL!!!

    ELES SÃO PATRIMÔNIO DA CULTURA E COMPORTAMENTO MUNDIAL, QUANDO EXTRAVASAM SUAS SENSIBILIDADES PELAS EMOÇÕES, PERCEPÇÕES E IDÉIAS PESSOAIS OU DE SEU PÚBLICO PARA O UNIVERSO!!!

    A ERA DAS GRAVADORAS ACABOU HÁ ANOS!!! QUEM GANHA DINHEIRO ÀS CUSTAS DOS MÚSICOS COMO AS GRAVADORAS, PRECISA ARRUMAR OUTRAS FONTES DE RENDA, EMPREGOS...

    OS ARTISTAS SÃO AQUELES QUEM MERECEM A RIQUEZA DA INDÚSTRIA DO SOM, E NÃO AS GRAVADORAS!!!

    GRAVADORAS SÓ FERRAM OS ARTISTAS!!!!

    O MUNDO OU OS PAÍSES PRECISAM APOIAR E DAR ESTRUTURA PARA OS ARTISTAS DIVULGAREM SEUS TRABALHOS, ESTUDAREM E DAR CONDIÇÕES PARA SOBREVIVEREM!!!!

    AS PESSOAS NÃO QUEREM E NÃO PRECISAM MAIS DA IGNORÂNCIA (A FALTA DE CONHECIMENTO PROPRIAMENTE DITA) DA QUAL AS GRANDES GRAVADORAS NECESSITAM IMPOR AOS PÚBLICOS!

    ISSO SIM É CRIME!!!! MANIPULAÇÃO DE CONHECIMENTO E DA CULTURA EM GERAL!!! ISSO NÃO É DITADURA??? VETAR A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E PENSAMENTO??? ONDE EXISTE DEMOCRACIA NISSO???

    AS GRAVADORAS SÃO VERDADEIRAS INSTITUIÇÕES DE CONTRABANDO (LITERALMENTE ARRECADAM DINHEIRO DOS OUTROS, PARA FINS PRÓPRIOS E NÃO PARA BEM DE OUTROS OU DE DOMÍNIO PÚBLICO)!!!

    OS MÚSICOS DE HOJE EM DIA SABEM DO VALOR QUE TEM E DE QUE NÃO PRECISAM MAIS VENDER O SOM QUE A GRAVADORA EXIGE!!!

    OS MÚSICOS DE HOJE SÃO AUTÊNTICOS PORQUE VENDEM AQUILO QUE SEMPRE QUISERAM FAZER: O PRÓPRIO SOM!!!!

    POR ISSO SÃO INTELIGENTES E BUSCAM O MERCADO INDEPENDENTE!!!

    DESTA FORMA O RECONHECIMENTO É BEM MAIOR, E SENDO ASSIM, A INTERNET DESEMPENHA UM PAPEL FUNDAMENTAL NA DIVULGAÇÃO DOS MESMOS!!!

    QUEM É CONTRA ESTE PRINCÍPIO TENTA TAPAR O SOL COM A PENEIRA... (IN)FELIZMENTE É A NOSSA REALIDADE!!!

    GRATO!"

    LOUIZ LHUY

    ABRAÇOS



    http://www.lagrimapsicodelica.blogspot.com/2008/12/ditadura-e-censura-at-na-internet.html

    http://sommutante.blogspot.com/2008/12/ditadura-e-censura-at-na-internet.html

    http://progrockvintage.blogspot.com/2008/12/desabafo-de-um-amigo-para-um-amigo.html


    É isso velho... ABRAÇO A TODOS!!!

    ResponderExcluir
  8. Uma coisa que passa desapercebido nesse lance de fechar o blog é a dos textos. Tudo bem que venham a deletar o link, mas jogar tudo fora, inclusive o que blogueiro escreveu... Acho que aí tb ferem o direito do autor

    Agora com relação a comprar CD, o objeto, o palpável, há muito tempo que não sei o que é isso. O que faço (não sei até quando) é comprar as músicas daquele disco que não acha de jeiro nenhum. Mas aí vem aquela encheção de DRM e tudo mais.

    Agora vamos ser sinceros, pela quantidade de cds que a maioria baixa em um período de 1 ano, nem se o mesmo custasse R$ 1,99 a rapaziada pagaria. É muito download. Eu mesmo já teria comprado um carro zero importado (rs) com a grana que não gastei

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  9. Novo endereço do blog do Chris:

    http://huddingehill.blogspot.com/

    Abraço, e continuem curtindo!

    ResponderExcluir
  10. Muito baixei e muito baixarei do chir goes rock, mesmo sendo em outro site. Concordo com o cadão, através do Chris conheci bandas difíceis de encontrar material como a Ekseption, Esperanto, Rare Bird, Flower Travellin Band entre outros. Se possível a gente acha original, mas se não, fica pelo menos o MP3 rolando um som bom e diferente. E quanto aos direitos do autor escrever o texto como citado pelo Celso, ele tem total razao, afinal, o autor do blog correu atrás das infos,não ta sacaneando ninguém. è pura censura.

    ResponderExcluir
  11. Novo link do Chris:

    http://cgragain.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Realmente, o escandinavo não é fraco.

    Nunca foi.

    Depois da última postagem ele foi banido. E agora, volta novamente:

    http://dariuschrisgoes.blogspot.com.br/

    Abraços.

    PAZ!

    Purple Man from Brasil
    www.racksandtags.com/purplemanfrombrasil/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.