Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room
No início dos anos 1970, a mítica gravadora Chess lançou quatro álbuns reunindo veteranos e influentes nomes do blues a jovens artistas britânicos. Batizada de The London Sessions, a série colocou lado a lado criador e criatura. Dessa maneira, gigantes como Howlin´ Wolf, Muddy Waters, Bo Diddley e Chuck Berry trocaram figurinhas com futuras lendas como Eric Clapton, Steve Winwood, Mick Taylor, Charlie Watts, Rory Gallagher e outros. O resultado foi fenomenal em alguns momentos, mas apenas mediano em outros. O disco de Howlin´ Wolf certamente é o melhor de todos.
O velho lobo tem a companhia de Eric Clapton, Steve Winwood, Bill Wyman e Charlie Watts, além de mais uma turma acima de qualquer suspeita que participou de uma ou outra faixa, como Ringo Starr, Klaus Voormann e Ian Stewart.
No início dos anos 1970, a mítica gravadora Chess lançou quatro álbuns reunindo veteranos e influentes nomes do blues a jovens artistas britânicos. Batizada de The London Sessions, a série colocou lado a lado criador e criatura. Dessa maneira, gigantes como Howlin´ Wolf, Muddy Waters, Bo Diddley e Chuck Berry trocaram figurinhas com futuras lendas como Eric Clapton, Steve Winwood, Mick Taylor, Charlie Watts, Rory Gallagher e outros. O resultado foi fenomenal em alguns momentos, mas apenas mediano em outros. O disco de Howlin´ Wolf certamente é o melhor de todos.
O velho lobo tem a companhia de Eric Clapton, Steve Winwood, Bill Wyman e Charlie Watts, além de mais uma turma acima de qualquer suspeita que participou de uma ou outra faixa, como Ringo Starr, Klaus Voormann e Ian Stewart.
É interessante perceber a postura reverencial adotada pela banda em relação à Wolf. A todo momento, a todo instante, Clapton, Winwood, Wyman e Watts tocam de maneira sublime, mas nunca buscando ofuscar o velho lobo, mas sim com o objetivo de criar bases sonoras perfeitas para que o bluesman brilhe intensamente. E como ele brilha!
A voz rouca a cavernosa de Wolf entrega interpretações únicas e quase surreais de clássicos do porte de “I Ain´t Superticious”, “Sittin´ On Top of the World”, “Worried About My Baby”, “Poor Boy”, “The Red Rooster”, “Wang Dang Doodle”, “Goin´ Down Slow” e “Killing Floor”.
Ouvir o disco é como presenciar uma lição atrás da outra, executada por um mestre do assunto acompanhado por alguns de seus melhores alunos. Os momentos arrepiantes são muitos, mas talvez o mais emocionante seja a inclusão da versão de “The Red Rooster” interrompida pelo diálogo de Howlin´ Wolf com os músicos, que após a conversa reiniciam a faixa com a devida orientação de seu professor.
Em 2003 chegou ao mercado a versão deluxe do álbum, com um segundo disco repleto de outtakes e versões alternativas. Essa é a versão definitiva do trabalho, preservando para sempre esse momento histórico.
The London Howlin´ Wolf Sessions é um dos melhores discos que eu já tive o prazer de ouvir. Obrigatório, básico e fundamental.
Faixas:
A1. Rockin' Daddy - 3:42
A2. I Ain't Superstitious - 3:29
A3. Sittin' on Top of the World - 3:50
A4. Worried About My Baby - 2:54
A5. What a Woman! - 3:00
A6. Poor Boy - 3:04
Em 2003 chegou ao mercado a versão deluxe do álbum, com um segundo disco repleto de outtakes e versões alternativas. Essa é a versão definitiva do trabalho, preservando para sempre esse momento histórico.
The London Howlin´ Wolf Sessions é um dos melhores discos que eu já tive o prazer de ouvir. Obrigatório, básico e fundamental.
Faixas:
A1. Rockin' Daddy - 3:42
A2. I Ain't Superstitious - 3:29
A3. Sittin' on Top of the World - 3:50
A4. Worried About My Baby - 2:54
A5. What a Woman! - 3:00
A6. Poor Boy - 3:04
B1. Built for Comfort - 2:08
B2. Who's Been Talking? - 3:02
B3. The Red Rooster [Rehearsal] - 1:01
B4. The Red Rooster - 4:45
B5. Do the Do - 2:18
B6. Highway 49 - 2:46
B7. Wang-Dang-Doodle - 4:28
B2. Who's Been Talking? - 3:02
B3. The Red Rooster [Rehearsal] - 1:01
B4. The Red Rooster - 4:45
B5. Do the Do - 2:18
B6. Highway 49 - 2:46
B7. Wang-Dang-Doodle - 4:28
Discaço mesmo. Se não me engamo, o Mojuba contou uma curiosidade sobre a gravação. O Ringo estava na bateria, quando o Howlin' parou e disse algo do tipo: "Para tudo. Troquem esse baterista pois ele não sabe tocar blues". Ai responderam: "Mas Howlin', ele é um Beatle". A resposta do coroa: "Beatle? Que isso?". Dizem que o Ringo MAL por causa desse episódio...
ResponderExcluirSensacional a história, Ugo. E o disco, então, nem se fala.
ResponderExcluirAbraço.
Ricardo, é mesmo um discaço. Sou neófito aqui no blog - dica do Marcelo Peixoto - e Howlin' Wolf era mesmo o mestre.
ResponderExcluirAndré, seja bem-vindo ao nosso blog. Espero que você curte o conteúdo.
ResponderExcluirAbraço.