Discos Fundamentais: Fastway - Fastway (1983)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Recém-saído do Motorhead por causa de tretas com Lemmy, "Fast" Eddie Clarke iniciou um projeto com Pete Way, baixista do UFO, que na época também estava sem banda, mas Way acabou abandonando o guitarrista no meio do caminho, seduzido por uma oferta tentadora para tocar ao lado de Ozzy Osbourne em sua banda solo. Clarke não se deu por vencido, chamou o ex-batera do Humble Pie, Jerry Shirley, garimpou o novato David King em noitadas sem fim e, juntos, entraram em estúdo para registrar um dos maiores clássicos do hard oitentista.

Fastway é um discaço, e uma das principais razões para isso é um fator que parece ter saído de moda hoje em dia: o guitarrista, efetivamente, cria riffs matadores, sobre os quais as músicas se desenvolvem. Esse é, efetivamente, um álbum voltado para a guitarra, mas essa expressão não tem o mesmo sentido daquele empregado atualmente, onde "orientado para a guitarra" serve para definir discos de caras como Joe Satriani e Steve Vai. Aqui, "Fast" Eddie Clarke saca um arsenal de riffs matadores, repletos de melodias, ásperos e pesados, que sustentam as composições ao lado do vocal perfeito de David King, uma espécie de Robert Plant adolescente e com a taxa de testosterona muito acima do normal. Completando o time, Shirley imprime seu estilo clássico na bateria, cheio de viradas e levadas empolgantes.

A produção do lendário Eddie Kramer é mais um fator que soma no resultado final de
Fastway, pois consegue fazer os instrumentos soarem fortes e crus, como se a banda estivesse em um boteco tocando para os amigos. 

Entre as faixas, destaques para "Easy Livin´", "Feel Me Touch Me (Do Anything You Want)", "All I Need is Your Love", a baladaça "Another Day", "Heft!" (que lembra, e muito, aquela canção que a banda do filme Quase Famosos toca em um show - ouça e comprove), "We Become One" e a mais do que clássica "Say What You Will", que para nós, bangers brazucas dos anos oitenta, tem um significado ainda maior, pois era o tema de abertura da série Armação Ilimitada, da Rede Globo.

Uma rifferama animal e inspiradíssima marca o álbum de estréia do Fastway, transformando-o em uma das jóias perdidas do hard rock oitentista. Se você não conhece, ouça que ainda dá tempo.


Faixas:
A1. Easy Livin' - 2:47
A2. Feel Me, Touch Me (Do Anything You Want) - 3:28
A3. All I Need is Your Love - 2:32
A4. Another Day - 4:41
A5. Heft - 5:38

B1. We Become One - 3:59
B2. Give It All You Got - 3:01
B3. Say What You Will - 3:20
B4. You Got Me Runnin' - 3:04
B5. Give It Some Action - 4:12

Comentários