Paul McCartney - Live at the Cavern Club (2001)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Cotação: *****

Lotação: 300 pessoas.

Local: o lendário
Cavern Club em Liverpool, berço dos Beatles.

A banda: Paul McCartney, David Gilmour, Mick Green, Pete Wingfield e Ian Paice.

Live at the Cavern Club é o registro deste show, ao mesmo tempo histórico e inacreditável, realizado por Paul e seus chapas em 1999. Promovendo o disco Run Devil Run, que trazia um repertório repleto de rocks da década de cinquenta, McCartney escolheu o pequeno, apertado e esfumaçado Cavern Club para realizar uma verdadeira aula de rock and roll.

A banda, acima de qualquer suspeita, diverte-se genuinamente durante todo o show, de uma forma espontânea que chega a chocar em alguns momentos, já que não estamos habituados a ver ícones como Gilmour, Paice e McCartney com uma intimidade tão grande. É como se o grupo que toca todo final de semana naquele seu boteco favorito fosse formado por alguns dos maiores músicos da história.

O repertório é uma sucessão de rocks inocentes e agitados, passando por hinos dos Beatles, como "I Saw Her Standing There", e clássicos que marcaram época, como "Honey Hush", "Lonesone Town", "Blue Jean Bop", "Fabulous" (com o grupo entrando totalmente errado e recomeçando a canção sob a batuta de Paul) e "Twenty Flight Rock".

Individualmente não há o que relatar em
Live at the Cavern Club além do imenso prazer de assistir músicos experientes e lendários se divertindo como se fossem crianças. Paul comanda o espetáculo, e parece ter novamente quinze anos. Gilmour revela um outro lado, soando mais agressivo na maneira de tocar do que aquela que nos acostumamos a ouvir nos álbuns do Pink Floyd e em sua carreira solo, soltando-se de tal maneira no palco que chega até a dançar. Mick Green esbanja simplicidade e segurança nas bases e nos solos. Wingfield viaja de volta aos anos cinquenta e traz na bagagem uma época mágica, onde o piano marcava presença e tornava os primeiros registros do rock ainda mais irresistíveis. E Paice segura tudo lá atrás com o talento que só um dos maiores bateristas do rock tem. Como extras, cenas da gravação de Run Devil Run e dois clipes do disco.

Live at the Cavern Club é um DVD excepcional, obrigatório, clássico, porque mostra todo o despojamento de ícones que atravessaram décadas, reunidos em um palco, se divertindo como se fossem adolescentes que acabaram de descobrir o rock.

Talvez seja exatamente esse o segredo por trás dessas carreiras únicas: uma paixão pela música tão grande que vai além do tempo, renovando-se a cada dia.

Comentários