Metallica compensa ausência de 11 anos em São Paulo com clássicos e fogos de artifício


Por Mariana Tramontina
Jornalista
(matéria publicada originalmente no UOL)

Muita água rolou por debaixo da ponte que o Metallica caminhou durante os omze anos que não passou pelo Brasil. As dificuldades enfrentadas pelo grupo durante as gravações do disco
St Anger (2003) e documentadas no filme Some Kind of Monster parecem já distante da banda, que voltou ao país nesta semana com um novo show. Ao vivo e comemorado com fogos de artifício, o Metallica mostrou que sobreviveu às tempestades ao subir no palco do estádio Morumbi, em São Paulo, para tocar neste sábado (30) frente a cerca de 68 mil pessoas.

Onze anos depois, Kirk Hammett ainda é o dono dos riffs e James Hetfield tem a mesma voz forte e potente de sempre, apesar das rugas que o telão gigantesco insiste em focar. Lars Ulrich é agressivo na bateria e continua sendo o maestro do Metallica, e Robert Trujillo acompanha com competência no baixo, apesar de ainda não ser nenhum Jason Newsted ou Cliff Burton no palco.

A turnê é do disco
Death Magnetic, de 2008, responsável por recolocar a América do Sul no mapa da banda, mas o que rege as mais de duas horas de show são mesmo os clássicos, todos lançados até 1991, quando o grupo colocou nas lojas seu famoso Black Album. Load (1996), Reload (1997) e o próprio St Anger, composto em um período turbulento e de reconstrução interna, foram ignorados e tiveram sua ausência pouco sentida.

O início do show é aquele mesmo do DVD ao vivo
Orgulho, Paixão e Glória, que recebeu disco de platina duplo pelas 60 mil cópias vendidas no Brasil: um trecho de "The Ecstasy of Gold", de Ennio Morricone, acompanhada da projeção de uma cena emblemática do faroeste Três Homens em Conflito, de Sergio Leone, no telão. Essa é a introdução para que a banda apareça em cena trazendo os clássicos "Creeping Death" e "For Whom the Bell Tolls", ambas do segundo disco, Ride the Lightning, de 1984. Desse ponto em diante, quase tudo muda de um show para outro.

Para esta primeira de duas apresentações em São Paulo, o Metallica trouxe "The Four Horsemen", do estreante
Kill 'Em All (1983), e encaixou "Harvester of Sorrow" na sequência. Depois do estrondo, a calmaria veio com "Fade to Black", para só então mostrar material novo. De Death Magnetic, quatro músicas fizeram as honras: a sequência já obrigatória "That Was Just Your Life", "The End of the Line", o single "The Day That Never Comes" e "Broken, Beat & Scarred" (em Porto Alegre foi trocada por "Cyanide", e não deve se repetir neste domingo no Morumbi).

Ao mostrar o que foi feito de mais recente no estúdio, Hetfield se sentiu à vontade para perguntar: "
Vocês gostaram do disco? Vocês têm o álbum?". As respostas foram afirmativas. Quem, afinal, se arrisca em admitir o download do material frente à banda que já abriu processo contra a divulgação de música grátis na internet?

Os hinos do Metallica vieram metralhados em "Sad But True" (dedicada aos amigos do Sepultura, que abriram o show), "Master of Puppets", "Nothing Else Matters", "One" (introduzida por uma sequência de fogos de artifício e labaredas no palco) e "Enter Sandman", que fechou a primeira parte da apresentação e tirou a banda de cena. Kirk Hammett voltou sozinho ao palco para o bis protagonizando seu momento solo, com um blues na guitarra.

Quando toda a banda ressurgiu, Hetfield anunciou o momento já conhecido pelos fãs, mas sempre imprevisível. "
Sempre tocamos nessa hora uma música de uma banda que influenciou o Metallica. Essa banda é o Queen", disse o vocalista ao emendar "Stone Cold Crazy", seguida por "Motorbreath". O encerramento, sim, foi previsível. "Essa tem só três palavras: 'Seek & Destroy'", disse o vocalista enquanto a multidão já gritava pelo título da música.

Para se despedir do público, o Metallica trouxe fogos de artíficios e presentou os fãs - a quem Hetfield chama de amigos - com uma chuva de palhetas decorativas da turnê
World Magnetic Tour. Mesmo depois de cumprir a missão de "fazer as pessoas se sentirem bem", anunciada no ínicio do show, os músicos pareciam não querer ir embora e permaneceram por alguns minutos no palco após o show. "Espero que a gente não demore outros 11 anos para voltar ao Brasil", disse Lars para Hetfield completar: "Até amanhã, São Paulo".

Veja as músicas que o Metallica tocou em sua primeira noite em São Paulo:

"Creeping Death"
"For Whom the Bell Tolls"
"The Four Horsemen"
"Harvester of Sorrow"
"Fade to Black"
"That Was Just Your Life"
"The Day That Never Comes"
"Sad But True"
"Broken, Beat & Scarred"
"One"
"Master of Puppets"
"Blackened"
"Nothing Else Matters"
"Enter Sandman"

Bis
"Stone Cold Crazy" (cover do Queen)
"Motorbreath"
"Seek and Destroy"

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