Coloque mais música na sua vida


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room


Sem música a vida fica menos interessante. É a música que nos faz sorrir ao lembrar de uma recordação. É a música que nos transporta de volta aos saudosos tempos do primeiro amor. É ela que mantém vivo um mundo de descobertas que teima em, todos os dias, se perder na escuridão da memória.

Todo colecionador é um saudosista que se cerca daqueles discos, livros, filmes ou objetos que não o fazem perder de vista os capítulos mais importantes de sua vida. De quebra, ao fazer isso, ao criar uma espécie de santuário para itens que passam batido pela vida da maioria das pessoas, mantém vivas não apenas as sua lembranças, mas a própria história de todos nós, seres humanos.

Uma coleção de discos é muito mais do que um amontoado de LPs e CDs. É uma fonte rica de cultura, de experiências e sensações. Bob Dylan ao lado dos Beatles soltando fumaça. Mick Jagger e Jimmy Page divagando sobre a vida. Jim Morrison batendo papo com as paredes. E Miles Davis observando tudo quieto, arquitetando a sua próxima revolução sonora.

Nos sulcos de cada LP corre uma imensidão de possibilidades. Tanto na ida quanto na volta, ouvir um disco é uma experiência sagrada, sempre. Música é momento, e todo o momento pede uma música. Os sons dão cores aos nossos sonhos, confortam nossas angústias e acariciam nossos dias. Respiramos fundo, fechamos os olhos e somos transportados ao mundo que sempre sonhamos, todos juntos e cada um na sua.

Sonho em estar à frente de uma fundação com o objetivo levar o maravilhoso mundo da música até as pessoas. Mostrar que a música não tem limites. Ensinar instrumentos para as crianças, mostrar gêneros dos mais variados, ouvir samba com jazz, blues com funk, rock com MPB. Quebrar nos pequenininhos, ainda enquanto são pequenininhos, os limites que impedem as pessoas de ouvir de tudo, de perceber beleza, harmonia e fartura musical em todos os gêneros. Deixar claro que você pode ouvir rock e gostar de samba, que você pode entender o jazz e dançar o funk (onde você lê funk, estou falando do funk de verdade, e não do carioca).

Ser feliz é apreciar o valor das pequenas coisas. É curtir deitar ao lado de seu filho enquanto ele dorme assistindo a um DVD infantil. É deixar a sua mente vagar no ritmo das notas musicais que surgem ao seu redor. Ser feliz é deixar a vida acontecer, sem medo, sem vergonha e com muita música por todos os lados.

Seja feliz, ouça música e viva melhor!

Comentários

  1. Belo texto, realmente, mas que fica manchado pela exceção ao funk carioca que, como sabemos, é música e movimento que vai além da apologia ao tráfico e à violência.

    ResponderExcluir
  2. Texto emocionante! Quero fazer voluntariado nessa fundação.

    ResponderExcluir
  3. Já imaginei o Cadão fazendo tipo uma "ESCOLA DO ROCK" mais ou menos como o filme!!!

    O texto me levou direto ao filme... e poder mostrar para os outros um universo dentro dos discos que jamais vamos conseguir com o MP3.

    ResponderExcluir
  4. Belo texto, parabéns Ricardo. Um disco funciona como uma janela de imagens e lembranças na minha vida também. O que diria da música... E é isso, música de qualidade não tem fronteiras. Luciano

    ResponderExcluir
  5. Assino embaixo. Parabéns, Cadão!

    ResponderExcluir
  6. eu fico abismado como tem gente que consegue viver sem ouvir música. é um absurdo! parabéns pelo texto. esse blog é o melhor sobre música da internet! um dia eu chego lá. hehehe

    tá favoritado lá no meu. abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.