Nevermore - The Obsidian Conspiracy (2010)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Cotação: ****

Cinco longos anos. Esse é o período que separa The Obsidian Conspiracy, novo álbum dos norte-americanos do Nevermore, de seu antecessor, o já clássico This Godless Endeavor, lançado em 2005. A expectativa dos fãs por um novo trabalho do grupo era imensa, transformando The Obsidian Conspiracy, instantaneamente, em um dos discos mais esperados de 2010.

A princípio, os mais fanáticos poderão estranhar um pouco as dez faixas do play. O motivo para isso é claro e cristalino: The Obsidian Conspiracy é um álbum mais direto e menos complexo que This Godless Endeavor. As faixas são mais curtas, atingindo no máximo cinco minutos, enquanto a composição que dava nome ao disco de 2005 tinha quase nove minutos.


Percebe-se, claramente, que a banda deu mais espaço para o ótimo vocal de Warrel Dane, que agora, quando entra nas novas composições, não precisa mais enveredar por verdadeiras batalhas contra muralhas sonoras quase intransponíveis, como aconteceu algumas vezes no passado recente do grupo. De uma maneira geral, as músicas do novo disco equilibram com eficiência passagens mais densas com trechos onde as faixas tem mais espaço para respirar. Esse aspecto, como já falado pela banda em entrevistas, deve-se principalmente ao ótimo trabalho do produtor Peter Wichers, guitarrista do grupo sueco Soilwork, e que pela primeira vez trabalhou com a banda, após produzir o disco solo de Warrel Dane, Praises to the War Machine, lançado em 2008.

O lado virtuoso, característica marcante no som do Nevermore, continua presente, mas em The Obsidian Conspiracy esse aspecto está mais focado na construção das músicas no que em exibições individuais. O que se ouve no disco é um heavy metal extremamente competente, agressivo, com uma abundância de passagens mais sombrias e escuras, na melhor tradição da música pesada.


Entre as faixas, destaque para a abertura com “The Termination Proclamation”, “And the Maiden Spoke”, “Emptiness Unobstructed” e a faixa-título, mas o fato é que, independentemente de apontar uma ou outra música, o disco é bastante homogêneo, com composições de grande qualidade e que reafirmam o talento do grupo.

Em suma, The Obsidian Conspiracy é um disco bem diferente de This Godless Endeavor, mas igualmente excelente. Com ele, o Nevermore ratifica o seu status como uma das melhores bandas de heavy metal dos últimos quinze anos. Sem dúvida, um dos grandes álbuns de 2010.


Faixas:

1 The Termination Proclamation 3:12
2 Your Poison Throne 3:54
3 Moonrise (Through Mirrors of Death) 4:03
4 And the Maiden Spoke 5:00
5 Emptiness Unobstructed 4:39
6 The Blue Marble and the New Soul 4:41
7 Without Morals 4:19
8 The Day You Built the Wall 4:23
9 She Comes in Colors 5:34
10 The Obsidian Conspiracy 5:16


Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.