Discos Injustiçados: Ozzy Osbourne - The Ultimate Sin (1986)


Por Ronaldo Costa
Colecionador
Collector´s Room

Definição de dicionário: “Injustiçado: aquele que não recebeu justiça”. “Justiça: a virtude de dar a cada um aquilo que é seu ou a faculdade de julgar segundo o direito e melhor consciência”. Diante disso, pode-se entender que é injustiçado todo aquele que não recebeu o valor para o qual é merecedor.

Quando o assunto é música, existem várias formas de se desdobrar esses conceitos. É injustiçado um disco bom e que ficou com a fama de ser ruim, assim como também o é aquele que recebeu uma atenção por parte do autor ou de seus fãs menor do que a que realmente deveria ter. Essa classificação cabe até mesmo para um álbum que, mesmo sendo de nível semelhante ou bem próximo de alguns de seus antecessores e/ou sucessores, fica para a história como um trabalho inferior. No entanto, caro leitor, como definir o nível e o merecimento de algo? Esse é o caso que discutiremos aqui.

1986 foi um dos melhores anos da história do heavy metal. Basta lembrar que algumas das obras mais antológicas do rock pesado datam dessa época. Senão, vejamos:
Somewhere in Time, Master of Puppets, Reign in Blood e Peace Sells … But Who's Buying?, apenas para citar algumas. Paralelo a isso, o glam rock / hair metal dominava a cena mainstream com suas dezenas de bandas extravagantes. É nesse ano que o Sr John Michael Osbourne resolveu voltar com um disco de inéditas, após três anos de seu último trabalho até então, Bark at the Moon, de 1983.

Quando falamos de Ozzy, inegavelmente a primeira coisa que vem à cabeça são seus anos como vocalista do Black Sabbath, grupo seminal, um dos precursoras do metal, tido por muitos como a primeira banda verdadeiramente heavy metal que existiu. Um pouco mais adiante, lembramos do Ozzy Osbourne artista solo, que logo em suas primeiras incursões fora de sua antiga banda já presenteou o mundo com duas grandes obras,
Blizzard of Ozz e Diary Of a Madman, um tipo de som muito mais acessível que as músicas do velho Sabbath, mais acessível inclusive que boa parte do heavy praticado à época, mas que continuava sendo metal e que agradava.

Aqui começa a nossa conversa. Ao se falar sobre a carreira solo do Madman todo mundo cita na hora petardos como os acima mencionados, além de outras pauleiras como
Bark at the Moon e, anos depois, o festejado No More Tears. Entretanto, é muito, mas muito difícil, você ver alguém citar de cara o álbum que motiva esse texto. Tão somente por isso já achamos motivo para colocá-lo numa seção que trata de discos historicamente subestimados. Só que seria mesmo esse o caso? É dessa discussão que estão todos convidados a participar.

Ao sair do Black Sabbath, Ozzy encontrou um caminho diferente daquele que trilhara com sua ex-banda. A voz de característica única casou muito bem com o talento incrível e o classicismo do jovem guitarrista Randy Rhoads, rendendo nos anos seguintes clássicos como “Crazy Train”, “Mr Crowley” e “Suicide Solution”. Após a trágica morte de Rhoads em 19 de março de 1982, um chocado Ozzy desiste a princípio dos planos de lançar um álbum ao vivo gravado durante a turnê anterior, optando por lançar um live album com versões de clássicos do Black Sabbath,
Speak of the Devil, com Brad Gillis na guitarra.

No ano seguinte junta-se à banda um personagem importantíssimo na trajetória de Osbourne e para o qual não se dá toda a importância que lhe é merecida, sobretudo pelos fãs mais recentes: o guitarrista Jake E. Lee. É então lançado o disco
Bark at the Moon, também adorado pela maioria dos fãs, sobretudo pela faixa-título, embora seja um pouco menos cultuado por alguns devido à ausência de Randy Rhoads e seu estilo mais clássico de compor e tocar.

Depois disso, Ozzy passou por um período de confusões seguidas, culminando com a história de que um jovem havia cometido suicídio incitado pela música “Suicide Solution”, o que rendeu processos contra o vocalista.

Após passar por tudo isso, chega-se ao ano de 1986, aquele do começo da matéria, e Ozzy volta à cena com um novo álbum. Mantém Jake E. Lee à frente das guitarras, mas substitui o batera Tommy Aldridge por Randy Castillo e Bob Daisley por Philip Soussan no baixo, além da participação de Mike Moran nos teclados. Após o sucesso dos primeiros discos havia uma expectativa enorme por mais um grande trabalho, o que não deixava de ser uma pressão sobre a banda. E, com isso, embora o metal passasse por um ótimo momento, como vimos pouco acima, o Madman lança um disco e adota uma postura que foi considerada por muita gente como uma guinada rumo ao hair metal.


The Ultimate Sin, ainda que com boas composições, passou a ser tido como um álbum medíocre, o famoso “meia boca”. A conversa que se ouvia era aquela de que “é, até que é bom sim, mas muito longe dos outros”. Isso, é lógico, por aqueles mais moderados, já que para a ala de fãs mais radicais o álbum era uma porcaria e ponto final. As músicas, vistas por muitos como trazendo todos os clichês do glam rock - além do próprio visual da banda, que passou a adotar aquele tipo de vestimenta espalhafatosa, cheia de adereços, com aqueles penteados famosos que, quem viveu ou já assistiu a algo dessa época, vai se lembrar muito bem de como era - fizeram os narizes dos amantes de metal se torcerem na hora. O disco não foi um fiasco em termos comerciais como poderia ser esperado, mas ficou conhecido como um escorregão de Ozzy, um ponto mais baixo em sua carreira, além de aquela fase ficar para a história como a sua “fase poser”. Agora, depois de toda essa conversa, a pergunta que fica é: mas e esse álbum, como é que ele é?

O que faz
The Ultimate Sin figurar entre os álbuns injustiçados é justamente o fato de que, considerando-se a sua musicalidade, ele é um disco que deixa pouco, ou até mesmo nada, a dever aos demais da carreira de Ozzy. Muita gente, ao ler isso, já deve estar se mexendo na cadeira e dizendo “blasfêmia!”. Além disso, gosto é algo difícil de discutir, mas o fato é que até mesmo para alguém que não goste desse disco e que não o considere no nível dos seus antecessores ou até de alguns de seus sucessores, o pouco caso e a má vontade com que The Ultimate Sin é tratado não condizem de forma alguma com o excelente trabalho que nos é entregue com esse play.

Tudo bem, tudo bem, sempre vai ter aquele que irá dizer que o álbum está no lugar que merece, mas vejamos então. Se julgarmos o que ficou desse disco como clássico mesmo, daqueles que se pede em quase todo show, talvez tenhamos “Shot in the Dark”, que mesmo assim ainda é tida como uma música de grandeza menor em comparação a outras mais famosas. A questão é que
The Ultimate Sin tem muito mais a oferecer além desta música, fora o fato que talvez seja esse o disco mais homogêneo da carreira de Ozzy, onde todas as faixas têm um nível próximo entre si.

O trabalho vocal de Ozzy nesse álbum é personalíssimo. Para alguns, o vocalista parecia cansado em alguns momentos, mas a sua voz se encaixa de maneira excepcional nas músicas, sem querer cantar mais do que dá conta, sem exageros desnecessários, mas também sem a suposta mediocridade que alguns gostam de propalar. E o instrumental é extraordinário, sobretudo o trabalho de guitarras de Jake E. Lee, extremamente inspirado.


A coisa começa com a faixa-título. A canção é excelente desde sua introdução, com a batida firme da bateria de Castillo e o riff pesado e marcante de Lee, possivelmente o melhor do álbum, além do ótimo solo. Ozzy traz seu vocal tradicional, com uma boa melodia. Um heavy metal de primeira, que poderia figurar facilmente como um dos clássicos da carreira do Madman.

“Secret Loser”, a música seguinte, faz jus à fama do álbum de se render ao glam, pois sua levada instrumental, sua melodia e a própria voz de Ozzy soam dessa forma. No entanto, essa melodia é muito boa, além de a guitarra de Jake E. Lee não deixar dúvidas de que quem está ali tocando é uma banda de metal, recebendo para isso a ajuda do baixo de Philip Soussan, no talo.

“Never Know Why” traz mais uma excelente melodia e outra vez a guitarra de Lee chama a atenção, seja nos riffs ou nos solos. A voz de soa um pouco mais aguda e o refrão é meio estranho para os padrões de Ozzy. Caberia bem em um disco do Twisted Sister. O resultado final é uma boa canção.

“Thank God for the Bomb” é outra mais ao estilo glam mas, assim como em “Secret Loser”, é impressionante como Ozzy consegue dar um toque especial e todo seu até mesmo a músicas com essas características, fazendo-as fugir do clichê. Algo difícil de explicar. Sua performance vocal aqui é uma das melhores no disco, e o trabalho de guitarra (mais uma vez) é excepcional, algo que você vai ver escrito no comentário de todas as faixas desse disco.

“Never” traz um dos melhores riffs de
The Ultimate Sin e da história de Jake E. Lee com Ozzy, além de mais um solo muito bem feito. A melodia nessa música é ótima, o vocal de Ozzy soa como o mais clássico Ozzy possível e o trabalho da cozinha composta por Soussan e Castillo dispensa maiores comentários, basta ouvir a música. “Lightning Strikes” é a mais antagônica do disco, pois têm riffs e passagens do mais vigoroso heavy metal mas sobrepostas por uma melodia vocal alegre demais, além do refrão, que é o momento mais glam rock de todo o álbum, para depois voltar para um solo e novamente para um riff absolutamente pesado. Uma canção com altos e baixos.


Na sequência temos uma obra de arte relegada a um inexplicável segundo plano, tanto por Ozzy quanto pelos seus próprios fãs. “Killer of Giants” é uma das melhores composições da carreira solo do Sr Osbourne. Dentre as suas músicas que podem ser classificadas como baladas, essa é, sem dúvida, a mais profunda, a menos melosa e a que melhor faz a transição entre o lamento e a melodia típica das baladas e o peso do heavy metal. A introdução acústica é uma das mais belas coisas que já apareceram num disco de Ozzy. Existem algumas pessoas que afirmam que ele estragou a música com seu vocal. No entanto, o que se poderia dizer é que sua performance nessa canção é ótima. E Jake E. Lee extravaza toda a sua veia clássica, no melhor estilo Randy Rhoads, não apenas nos momentos calmos da faixa, mas também em sua parte mais rápida e pesada. Se
The Ultimate Sin pode ser considerado um disco injustiçado, essa música talvez seja a mais subestimada do álbum, mesmo que a maioria dos fãs de Ozzy diga que gostam da canção.

O que dá para escrever sobre a pesada “Fool Like You”, conforme foi dito acima que aconteceria no comentário de todas as faixas, é que traz outro trabalho de guitarras espetacular. Não só a guitarra é excelente, mas o trampo da banda inteira merece aplausos. E, por fim, temos “Shot in the Dark”, a música mais famosa e mais querida de
The Ultimate Sin, que é tida por muitos como a que salvou esse álbum do esquecimento total. Curiosamente, é a com participação de Philip Soussan na composição. Uma canção de estruturação simples, belas melodias e que funciona extremamente bem.

No quesito letras, Ozzy traz desde temas mais simplistas e superficiais até críticas políticas. O grande trunfo do vocalista sempre foi o de conseguir passar um tom de humanidade extremo a tudo aquilo que escreve e canta, por mais fantasioso que seja o tema. As letras desse trabalho não são nada que irá mudar o mundo ou a vida das pessoas, mas transmitem sinceridade e, com isso, não depõem contra o disco. A capa do álbum é uma das mais legais de Ozzy, e causou espanto nos conservadores, como de praxe.

O ponto mais baixo desse disco talvez esteja na sua produção, assinada por Ron Nevison. Nem tanto pelos aspectos técnicos, mas pela escolha do caminho a ser seguido. Se as músicas tivessem recebido o tratamento de composições pertencentes a um disco de heavy metal, destacando-se as configurações e as características desse tipo de som, todas as canções poderiam ter soado muito mais poderosas do que o que se observou após finalizado o trabalho. Este, inclusive, é um fator essencial na má acolhida recebida pelo disco.


Sobre o vocal de Ozzy, ele entrega aqui uma das performances mais homogêneas de sua carreira solo. Ozzy não tem o alcance vocal ou a técnica de Ian Gillan, Bruce Dickinson ou Ronnie James Dio, mas seu estilo inconfundível, seja pelo timbre de voz, seja pela capacidade absurda de desenvolver boas melodias vocais, seja pelo jeito de cantar as músicas, sempre marcará qualquer coisa para a qual ele emprestar sua voz, ainda que aqueles que pesquisarem mais a fundo a obra e a carreira do Príncipe das Trevas possam encontrar inúmeras histórias e testemunhos de que boa parte das linhas vocais cantadas por ele foram, na verdade, desenvolvidas pelos seus guitarristas.

Mike Moran mostrou classe nas vezes em que compareceu nas músicas, assim como Philip Soussan, que também fez bem seu trabalho no baixo. A mão pesada de Randy Castillo, com sua pegada forte e certeira, faz com que se sinta saudades desse grande baterista.

Mas quem rouba a cena nesse álbum é mesmo o guitarrista Jake E. Lee. E aqui, cabe retornar ao que foi dito lá no começo. Se você chega para um fã de Ozzy e conversa sobre os guitarristas que já tocaram com ele, tirando Tony Iommi que é de uma outra realidade, todo mundo vai citar Randy Rhoads, tanto pelo trabalho que deixou quanto pelo mito. Os mais jovens vão, na maioria das vezes, citar Zakk Wylde. É nesse momento que cabe uma justa homenagem a Jake E. Lee, guitarrista com participação fundamental na discografia de Ozzy e que não fica nada a dever em termos de técnica aos outros guitar heroes citados, sobretudo a Wylde. De forma alguma se quer aqui desmerecer o trabalho desses outros grandes músicos (Ozzy é um dos caras mais sortudos do metal, ou talvez com mais capacidade para reconhecer um guitarrista talentoso), mas, sim, destacar o grande trabalho que Lee sempre fez ao lado do vocalista.

The Ultimate Sin veio ao mundo numa época em que discos que acabaram se tornando clássicos eram lançados quase que mensalmente. Não bastasse isso, como era natural e esperado, a pressão por trabalhos cada vez melhores, além de um período sem lançar material inédito, trouxeram a esse álbum uma carga extra de expectativa. Pra piorar, a postura glam da banda não ajudou muita coisa em termos históricos, embora possa ter garantido alguns discos a mais em vendas. No entanto, como sempre se insiste aqui, o que qualifica um disco são suas músicas e não o que veio antes ou depois dele, tampouco coisas exteriores à música em si. Não foi muita coisa desse disco que sobreviveu nos shows, o que é lamentável. Dizem que o próprio Ozzy não gosta nem um pouco desse material.

O objetivo aqui não é dizer que
The Ultimate Sin foi o melhor álbum da carreira do cantor, mas também não é nenhum absurdo alguém pensar isso. A questão é que a distância que se percebe entre o tratamento que fãs e o próprio Ozzy dão a esse trabalho em relação a outros não é justificada. Sim, há momentos em que ele lembra mesmo o hard farofa de meados dos anos oitenta - a própria postura da banda contribui para isso -, mas o que estamos analisando aqui é a virtude das canções. Música, que é o que importa, The Ultimate Sin tem, e da melhor qualidade. Uma qualidade que não está tão distante daquela presente em seus discos mais aclamados.

Este não é o único trabalho de Ozzy Osbourne que recebe mais críticas do que deveria, mas isso é assunto pra outra ocasião. Por hora, você pode concordar ou discordar de tudo o que foi escrito aqui. Apenas não deixe de ouvir de novo esse excelente álbum antes de dar a sua opinião. Talvez você dê razão ao texto acima, talvez você mude a sua opinião ou até mesmo faça com que quem escreveu essa matéria reveja seus conceitos sobre esse trabalho.

Até uma próxima oportunidade.


Faixas:
A1 The Ultimate Sin 3:44
A2 Secret Loser 4:09
A3 Never Know Why 4:28
A4 Thank God For the Bomb 3:54
A5 Never 4:19

B1 Lightning Strikes 5:14
B2 Killer of Giants 5:42
B3 Fool Like You 5:20
B4 Shot in the Dark 4:26

Comentários

  1. O único som que eu gosto desse disco é "Killer of Giants". Lembro que comprei o vinil quando saiu, e ele veio com um problema de prensagem, com uma faixa pulando "de fábrica". Desde aquele época só gostei de "Killer of Giants" mesmo.

    E concordo com o Ronaldo em relação à produção. Acho ela muito exagerada e, ao mesmo tempo, deixou o disco com um som muito abafado.

    Enfim, na minha opinião The Ultimate Sin é o retrato de uma época de exageros no heavy metal, que foi aquela segunda metade da década de oitenta.

    ResponderExcluir
  2. Dos discos dos anos 80 esse é o único que não tenho do Ozzy. Tenho que dar mais ma chance à ele...

    ResponderExcluir
  3. Putz... este não tem jeito não... acho fraco...
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Coincidentemente ouvi esse álbum inteiro no fim de semana. Para mim foi até uma surpresa encontrar uma matéria que tivesse "The Ultimate Sin" como disco injustiçado, uma vez que sempre o considerei um grande álbum. Vendo os comentários do Ricardo e do Fábio, parece que em geral não é muito apreciado mesmo. Porém, não consigo notar, ouvindo o álbum, o por quê disso, além de gosto, propriamente dito.

    Tirando o visual patético do Ozzy, que mais parecia o Walter Mercado na época, a fase da banda me parece muito boa. Uma banda afiadíssima, que contava com o grande Jake E. Lee nas guitarras, e um álbum que contém excelentes músicas, quais sejam: Shot in the Dark, The Ultimate Sin, Killer of Giants, Secret Loser, e Lightning Strikes. As demais confesso que podem ser alvo do famoso "skip track".

    Obviamente, a sonoridade é diferente dos demais trabalhos, de fato influenciado pela cultura fonográfica da época, mas não acho que seja um ponto negativo, e sim um charme especial do cd.

    Enfim, gosto bastante do álbum e o considero indispensável para a carreira do velho príncipe das trevas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Comprei esse álbum há muito tempo atrás, e sempre gostei dele. Apesar das críticas contrárias que eu via. E concordo com tudo que você disse a respeito de "Killer of Giants", ela é uma das melhores músicas da carreira do Ozzy e merecia uma atenção melhor.

    Acho que ele incluiu ela em seus shows nessa última turnê.

    Enfim, muito bom o review.

    ResponderExcluir
  6. Esse é um dos meus preferidos do Ozzy, e o que eu gosto é justamente o que apontam como defeito, o flerte com o Glam da época. E "Killer of Giants" é linda.

    Agora, mesmo esse album sendo, de certa forma, injustiçado, fica fácil defendê-lo por ainda assim ser ótimo, com qualidades que saltam aos olhos, como o "...And Justice for All" do Metallica, ou o "Stormbringer" do Deep Purple.

    O que quero dizer é que os discos dessa seção são injustiçados por uma maioria, mas tem imensa legião de defensores. Queria ver o Ronaldo aceitar o desafio de defender algo mais polêmico, um quase que unânime fiasco, como um "Hot Space" do Queen, "St. Anger" do Metallica, "Cold Lake" do Celtic Frost ou um "Love Beach" do ELP, ou seja, aquele disco que pareça que só você acha que injustiçado, onde parece que só você vê qualidades ou não enxerga o diabo tão feio como pintam.

    Mesmo não aceitando "desafio" continua uma de minha seções preferidas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. É Júlio, a graça dos Discos Injustiçados é justamente tentar reverter injustiças históricas cometidas com alguns discos. O legal é que o Ronaldo vai fundo nos discos, e essa é a principal qualidade dos textos dele.

    Agora, tem certos discos que são indefensáveis, como esses que você citou ...

    ResponderExcluir
  8. "graça dos Discos Injustiçados é justamente tentar reverter injustiças históricas", com certeza, por isso mesmo propus a inversão do "é bom mas é ruim" para um é "ruim mas é bom".

    É "fácil" defender um "...And Justice for All" quero ver um "St. Anger".

    ResponderExcluir
  9. Júlio, há muito tempo atrás comecei a escrever um texto em que defendia o St Anger, dizendo que o problema do disco era a produção, mas que ele tinha boas músicas, que ficariam muito melhores com uma produção decente. O problema é que perdi esse texto e já não penso mais dessa maneira ... hehe ...

    ResponderExcluir
  10. Hum, seriam injustiçados também discos que não são tão bons e ganham status de clássicos. Sabem de algum exemplo?

    Ps: é mais fácil defender o Maníaco do Parque que defender "St. Anger" ou "Cold Lake".

    ResponderExcluir
  11. Ultimate Sin tem bons destaques, como a faixa-título, Killer of Giants, Shot in the Dark e Never...mas o visual e os exageros da época não contribuiram muito para que tivéssemos um clássico álbum do Madman. Eu particularmente prefito o Ultimate sin do que o Down to Earth e o Black Rain...
    Thiago

    ResponderExcluir
  12. Thiago, mas o Down to Earth não tem como defender (risos) ... ôôô disquinho meia boca ...

    ResponderExcluir
  13. Interessante, tenho ouvido bastante esse disco recentemente, diria que até à exaustão o clássico (sim!) "Shot in the Dark". Concordo com o argumento apontando a produção de Ron Nevison como o ponto mais fraco do álbum. Gostaria muito de escutar todas as músicas do disco com uma produção mais próxima à do anterior, "Bark at the Moon", para ver quão diferentes elas soariam. Contraditoriamente, amo "Shot in the Dark" do jeito que ela está no disco, sem tirar nem por.

    Quanto a Jake E. Lee, é melhor eu nem começar a comentar... injustiçado é pouco para esse cara. Em se tratando de rock pesado, está lado a lado de outros grandes guitarristas que despontaram na década de 80, como Randy Rhoads e George Lynch. O cara é um cavalo, faz miséria com a guitarra, os solos de "Bark at the Moon" e o riff inicial de "Never" são de fazer Zakk Wylde enrubescer ao executá-las ao vivo.

    E dá-lhe "discos injustiçados" com o "Cold Lake"!!!

    ResponderExcluir
  14. Repararam que os créditos das músicas ignoram completamente a participação de Bob Daisley nas composições???

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Na minha opinião o álbum The Ultimate Sin, é um dos melhores materiais já gravados pelo Mr. Madman e pode ser considerado um clássico assim como seus antecessores, pois,em termos de qualidade não é nenhum pouco inferior.
    E realmente faz juz ao título desta coluna, pois, é realmente injustiçado quando se diz que o álbum se compara ao "Glam" por causa da sonoridade (adição de teclados que foram muito bem utilizzados e combinam perfeitamente com a atmosfera proposta) e do visual utilizado pela banda.
    Os trabalhos de guitarra mostram ao contrário, ou seja, que se trata de um trabalho de Heavy Metal e se caso tivesse rolado esse suposto flerte com o Hard Rock não seria nenhum crime quantas bandas não fizeram isso para tentar ganhar o mercado norte-americano, o Judas Priest, o Europe são exemplos disso.
    O visual da banda na minha opinião estade acordo com o título do álbum, pois, digo isso que para cada álbum o principe das trevas usou um visual diferente próximo ao título do álbum.
    As faixas de destaque são todas, mas mesmo assim sempre tem a preferida e minha é a Thanks For The Bomb pelo tema.
    Sugiro uma atenção especial para aqueles que já conhecem e sugiro aos que pretendem conhece-lo que não se deixe levar pelas criticas e primeiro ouça o álbum, por que as criticas injustas para esse álbum são ridiculas e se propagam por alguns Maria vai com as outras que nem tem a diginidade de ouvirem o álbum.

    ResponderExcluir
  19. gosto muito deste cd...

    acho q por ser um pouco diferente dos outros da carreira do ozzy ele especial..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.