Best of 2010: os melhores discos do ano segundo Fernando Bueno!


Estamos chegando no final do ano, e com ele chegam também as inevitáveis listas com os melhores discos de 2010.


Pra começar, Fernando Bueno lista abaixo quais foram, na sua opinião, os melhores álbuns do ano.

Confira e deixe a sua opinião nos comentários!



Iron Maiden - The Final Frontier

Um fã de Iron Maiden citando um disco do Iron como melhor do ano! Que novidade (risos)! Mas ninguém pode negar que o Iron Maiden surpreendeu nesse álbum. Como um todo, The Final Frontier segue a linha dos últimos trabalhos, com toda a influência de progressivo, mas também com faixas de heavy metal tradicional (“The Alchemist”) e até hard rock (“The Final Frontier” e “El Dorado”). Tenho certeza que as músicas que foram tocadas ao vivo nos shows serão muito bem recebidas pelos fãs em geral!

Accept - Blood of the Nations

Esse disco encerrou toda e qualquer dúvida que havia em relação à mudança de vocalista. Mark Tornillo fez um excelente trabalho, e nos shows tanto as faixas do novo álbum quanto os clássicos ficaram perfeitas. Esse CD serviu como um excelente resgate para uma banda que estava um tanto sumida da cena.

Black Country Communion - Black Country

Normalmente supergrupos decepcionam pela grande expectativa que geram, mas eu não concordo com ninguém que venha a falar que esse disco decepcionou. Temos que levar em consideração que a união de Glenn Hughes, Joe Bonamassa, Derek Sherinian e Jason Bonham só veio à tona praticamente no lançamento do álbum. Desse modo, a expectativa gerada não foi muito grande. Mas, mesmo assim, o resultado ficou à altura dos grandes músicos que formam o Black Country Communion, que segundo entrevistas parece que não será apenas um projeto temporário, mas sim uma banda com vida própria.

Ozzy Osbourne – Scream

Ninguém tinha muitas expectativa em relação a esse álbum. Porém, digo sem a menor dúvida que Scream é muito melhor do que os últimos discos que Ozzy gravou nos últimos anos. Coloco Scream no mesmo patamar que Ozzmozis, e acho que ele vai ser, enfim, o último disco do Príncipe das Trevas.

Slash – Slash

Esse álbum merece ser citado pela ousadia. Slash chamou gente de diferentes meios musicais e criou músicas perfeitas para cada um deles. Isso mostra a versatilidade e criatividade do músico. Claro que muitas faixas não saíram tão boas, mas a carreira de alguns dos cantores escolhidos também não é lá grandes coisas ...


Blind Guardian - At the Edge of Time

Sinceramente, eu tinha desistido de acompanhar o Blind Guardian, já que depois de Nightfall in Middle-Earth achei que eles só se repetiram. Mas esse álbum mudou um pouco essa minha visão da banda. Claro que tudo o que espéramos do Blind Guardian está lá, porém as coisas não estão mais repetitivas. Por causa desse disco voltei a ouvi-los novamente.


Tank - War Machine

Esqueçam que o vocalista Doogie White é totalmente diferente de Algy Ward. Ou seja, não julguem esse disco pelo resto da carreira da banda. Assim, todos perceberão que ele é um álbum de heavy metal muito bom.

Scorpions - Sting in the Tail

Se este for mesmo o último trabalho do Scorpions, eles vão parar no auge! Tenho certeza que esse disco será lembrado daqui a muitos anos. A banda fez vários álbuns fracos nos últimos vinte anos, acho que guardaram tudo para esse último. Grandes músicas, grandes riffs e grandes refrãos!

Spock's Beard - X

Gosto muito do Spock's Beard. Mesmo sem Neil Morse eles continuaram com uma qualidade acima da média, com exceção do álbum Octane, que não gostei muito. Os caras conseguem fazer um progressivo com melodias que ficam tanto na cabeça que muitas vezes até parecem pop!


Angra - Aqua

Esse ano foi de retorno para algumas bandas. Assim como os discos novos de Ozzy e Blind Guardian, esse Aqua fez com que eu voltasse a escutar o Angra novamente. Claro que não há muita diferença do que o grupo sempre fez, é o Angra de sempre, mas com faixas melhores que as dos discos Temple of Shadows e Aurora Consurgens.

Destaque negativo:


Jimi Hendrix – Valleys of Neptune

Quando anunciaram que sairia um disco novo de Hendrix todos ficaram ansiosos, mas depois de lançado e sabendo que apenas uma música era inédita, ficou com cara de picaretagem.


Comentários

  1. todos discos bons, mas achei a lista um pouco óbvia.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Discordo de vários, mas logo a minha vai ao ar também.

    ResponderExcluir
  3. Se a lista parece óbiva talvez seja porque esses foram sim os 10 melhores do ano...hehehe
    Vamos esperas a do Cadão...

    ResponderExcluir
  4. Provavelmente apenas dois discos baterão, Fernando.

    ResponderExcluir
  5. Falou e disse Fernando. Esse do Hendrix relmente é uma falcatrua

    ResponderExcluir
  6. Fernando, acho o Temple of Shadows um disco espetacular, provavelmente o melhor de toda a carreira do Angra.

    ResponderExcluir
  7. Bom, os outros citados não fazem meu gosto, mas pelos comentários gerais que ouço, o pessoal tem falado bem desses discos, acho que nesse ponto a lista tá bem adequado. Sobre o Hendrix, não defendendo a indústria ou gravadora, nem nada disso...mas pra mim não tem nada de picaretagem. Foi lançado material que só existia em meios piratas, com diferentes qualidades, raros de se encontrar e de bastante qualidade musical. Aí os caras pegaram, deram um ótimo trato (o Eddie Kramer é um gênio), pegaram coisas legais, tudo bem que não era inédito (nem mesmo a música Valleys of Neptune era inédita, já existia pirata) mas em versões diferentes das usuais, enfim...não sei o que vc dissem por picaretagem ou falcatrua. Tão dando o devido trato a obra do cara, que por anos e anos passou pela mão de aproveitadores que a lançavam sem o devido cuidado. Essa tem capricho sonoro e visual.
    Abraço!
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  8. Ronaldo, não posso opiniar sobre esse disco do Hendrix porque, mesmo tendo ganhado-o de presente em abril, até hoje não ouvi ... Bem, de repente hoje tiro o cabaço do bicho!

    ResponderExcluir
  9. A lista pode até parecer óbvia, mas vai ser difícil fugir destes e mais uns poucos, que realmente se destacaram no ano...

    Sobre o Hendrix falarei na minha lista...

    ResponderExcluir
  10. vixe... esses posts vão render TRETA TRETA TRETA!!!

    hahahah...

    Slash?? é de doer!

    E Ozzy, perdeu a graça faz tempo.

    blind e angra, alguem tem que me fazer ouvir a força. Perdi o interesse nessas bandas, ainda digo que gosto... mas não tive animo para comprar os discos...

    Quando sair minha lista, separem as pedras ae... rsrsrsrsrs!!!

    Não será tão obvia!!!

    ResponderExcluir
  11. Meus favoritos: Enforcer "Diamonds", Triptykon "Eparistera Daimones" e Darkthrone "Circle The Wagons".

    ResponderExcluir
  12. É uma lista basicamente de Metal. Vendo por esse lado é totalmente coerente. São todos discos bacanas. Se eu fosse fazer uma lista bateria só com o Ozzy (a vá rsrsrsrs). Fora eu ser tiete do Ozzy achei o Scream muito bom. Gostei muito do Band of Joy do Robert Plant, do Clapton, do Order of the black do Black Label,The Union do Elton John com Leon Russel. Esses foram os discos que mais ouvi juntamente com o Scream. Todos falam bastante do Iron, mas não consigo gostar dessa nova fase da banda por mais que eu me esforce. É um disco muito bem feito mas não para o meu gosto.

    ResponderExcluir
  13. Na lista do Cadão vai ter Sandália de Prata! hehe

    Eu também não gostei muito do Ozzy e Angra, achei os discos muito sem graça, acho que os trocaria por Música de Brinquedo (Pato Fu) e I Feel Like Playing (Ron Wood). Eu acho que também colocaria o Clapton e o novo de Jerry Lee Lewis.

    ResponderExcluir
  14. Concordo com o Ronaldo sobre o material do Hendrix. Ok, nada inédito, mas nunca haviam reunido tudo e lançado com esse capricho e tratamento sonoro. Ele realmente soa "novo". Comprei em vinil ele e o som é espetacular.

    Sobre a lista, a minha também seria bem diferente, como disseram ficou no óbvio, mas foi coerente seguindo a linha mais metal.

    ResponderExcluir
  15. Cara acho que eu fui a unica pessoa do planeta terra a achar o disco do Black Country Communion uma chatice..... (performance horrivel do Hughes...fiquei com dor de cabeça ouvindo...hehehhehehe)

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Fábio, sinceramente, baixei o disco - aqui em Floripa só chegou uma edição dupla a 80 reais - e ouvi uma única vez, superficialmente. Não me chamou a atenção também.

    ResponderExcluir
  17. e Ricardo
    Peço que escutem o disco do BCC com mais atenção. Claro que tem algumas passaens que o Hughes exagera, mas isso acontece com vários discos dele. Mas essas partes não comprometem o todo.

    ResponderExcluir
  18. GRAND MAGUS - HAMMER OF THE NORTH

    Para mim o melhor ..disparado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.