Dio - Dio at Donington UK: Live 1983 & 1987 (2010)


Por João Renato Alves
Jornalista e Colecionador
Collector´s Room

Cotação: ****1/2

O primeiro lançamento da Niji Entertainment Group, nova companhia de Wendy Dio, não poderia ser melhor para os fãs. As apresentações de Ronnie nas edições do Castle Donington Monsters of Rock de 1983 e 1987 já eram pra lá de conhecidas de colecionadores de bootlegs mundo afora, mas nunca haviam tido esse tratamento, especialmente na parte gráfica, vindo com um encarte cheio de fotos e com uma caixa em formato digipack que faz valer o investimento. Só recomendo que dêem uma pesquisada antes de adquirir, pois vi edições importadas em um preço bem acessível. Dependendo de quanto será cobrada a versão nacional, nem pense duas vezes. Infelizmente, a qualidade do produto brazuca ainda é bem inferior na maioria esmagadora dos casos.

O primeiro CD do pacote traz Dio em sua primeira apresentação em território britânico. Contando com o lendário (e mala, que hoje cospe no prato que comeu a qualquer oportunidade) Vivian Campbell na guitarra, o grupo mescla o material do recém-lançado Holy Diver com clássicos do Black Sabbath e do Rainbow. Uma pena que os hinos “Stargazer” e “Starstruck” tenham sido limitados a poucos segundos. Mas é compreensível, já que por se tratar de um festival o tempo era rigorosamente cronometrado para todas as atrações – ainda mais se conhecendo a decantada pontualidade inglesa. Com um setlist indefectível e uma banda em busca da confirmação de seu valor, o show não é menos que fantástico, com um desfile de hinos do heavy metal.


A segunda bolachinha é de quatro anos mais tarde, já com Craig Goldy no lugar de Campbell. Na edição mais polêmica do Monsters, com um cast 100% composto por bandas norte-americanas, Ronnie e seus asseclas divulgavam o quarto trabalho de estúdio, o já não tão unânime Dream Evil. Apesar do setlist ser bem mais abrangente, esse show fica um degrau abaixo no contexto histórico, o que não significa que seja ruim, muito pelo contrário. Nem a atropelada feia no início da letra de “Neon Knights” (além das invencionices desnecessárias de Craig no clássico solo de Tony Iommi) tira o brilho do desempenho de Dio, que ainda traz sons do álbum em divulgação naquele momento que não seriam mais executadas em turnês posteriores.

Essa é a primeira de muitas surpresas que se anunciam para o futuro, e já vale a pena, até mesmo para quem possui as versões piratas, pois o acréscimo geral é considerável. Como valor sentimental, então, é inestimável. Se até os seus últimos dias o baixinho conservava sua voz mágica, imaginem nessa época. A grande diferença do CD 1 para o CD 2 está mesmo nas seis cordas. Por mais que tenha pisado na bola em algumas declarações nos últimos anos, não dá para negar que Vivian Campbell dá de dez a zero em Craig Goldy.


Faixas:

CD1: 1983
1 Stand Up and Shout
2 Straight Through the Heart
3 Children of the Sea
4 Rainbow in the Dark
5 Holy Diver
6 Drum Solo
7 Stargazer
8 Guitar Solo
9 Heaven and Hell
10 Man on the Silver Mountain
11 Starstruck
12 Man on the Silver Mountain (Reprise)

CD2: 1987
1 Dream Evil
2 Neon Knights
3 Naked in the Rain
4 Rock and Roll Children
5 Long Live Rock 'n' Roll
6 The Last in Line
7 Children of the Sea
8 Holy Diver
9 Heaven and Hell
10 Man on the Silver Mountain
11 All the Fools Sailed Away
12 The Last in Line (Reprise)
13 Rainbow in the Dark

Comentários