Motörhead - The Wörld is Yours (2010)


Por João Renato Alves
Jornalista e Colecionador
Collector´s Room

Cotação: ***1/2

Não há nada mais revigorante que ouvir um álbum da instituição da música chamada Motörhead. Aqui está uma das poucas bandas que tem permissão para fazer o mesmo disco sempre, pois ainda assim consegue manter o padrão de qualidade lá em cima. Não é por menos que Lemmy Kilmister se transformou em uma verdadeira entidade divina do rock, idolatrado pelas mais variadas gerações. Afinal de contas, passam os anos, as modas e ele continua lá, firme e forte, fiel às suas ideias e convicções, ainda mais depois que estabilizou o grupo com a formação que já é a mais duradoura de toda a história, com Phil Campbell na guitarra e o fantástico Mickey Dee na bateria.

E é numa virada desse último que The Wörld is Yours começa. Para alegria geral da nação "motörheadiana", “Born to Lose” chega mostrando que nada mudou. É rock pesado dos bons, com aquela classe peculiar. “I Know How to Die” é mais agitada, na linha de “Stay Out of Jail” de We Are Motörhead (2000), com riffs e solos espertos de Campbell, como sempre esbanjando categoria. Mais uma intro de bateria simples e direta dá início a “Get Back in Line”, som que parece ter saído lá dos primeiros álbuns. Sem deixar o ritmo cair, “Devils in My Hand” segue a mesma estrutura, enquanto “Rock'n'Roll Music” é um verdadeiro testamento de Lemmy à história que ele mesmo ajudou a criar.

Mantendo o disco em sua velocidade moderada e constante, “Waiting for the Snake” é a próxima, com Mickey mais uma vez dando show de precisão. Aquele clima típico de “Orgasmatron” aparece em “Brotherhood of Man”, com o senhor Kilmister utilizando sua voz característica de forma quase ameaçadora ao ouvinte. E lá vem o espancador de peles ditar o ritmo mais uma vez em “Outlaw”, que dá uma acelerada após o refrão para uma passagem inspirada de Phil. “I Know What You Need”, mais curta de todas, é apropriada para o bate-cabeça dos fãs mais radicais. Para encerrar, aquela com o melhor título: “Bye Bye Bitch Bye Bye”. Rock puro, para ouvir agitando sem parar e fechar o play em alto astral.

Fazendo uma comparação com trabalhos mais recentes, The Wörld is Yours valoriza mais o lado clássico do Motörhead, deixando a veia puxada para o metal em segundo plano. Só não muda a boa e velha competência e o talento para contagiar as pessoas, fazendo um som eficiente e sem frescuras. Sem dúvida, mais um álbum digno de figurar em todas as coleções especializadas no assunto. Pois, como diz o mestre no refrão da quinta faixa: "Rock'n'roll music is the true religion!".


Faixas:
1 Born to Lose
2 I Know How to Die
3 Get Back in Line
4 Devils in My Head
5 Rock 'n' Roll Music
6 Waiting for the Snake
7 Brotherhood of Man
8 Outlaw
9 I Know What You Need
10 Bye Bye Bitch Bye Bye

Comentários